Promoção Externa vai ter Associação Nacional de Promoção Turística

Por a 26 de Julho de 2013 as 0:00

Com entrada em vigor apenas em 2015, o próximo modelo de promoção externa de Portugal prevê a criação de uma Associação Nacional de Promoção Turística que vai juntar, na mesma direcção, o Turismo de Portugal e a CTP, revelou Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, à Publituris.

“Através da criação desta associação, pretendo passar para o sector e para os privados um conjunto de competências que melhor ficarão entregues ao sector. Quero o sector como parceiro e não como realidade tutelada. Nesse sentido, com a criação desta associação pretendo capacitar o sector e agigantar a sua relevância económica”, esclarece.

Até à concepção desta associação, o secretário de Estado do Turismo vai implementar um modelo transitório que vigorará em 2014.

O futuro modelo vai ainda evitar a “fragmentação e segmentação” que se verifica no actual plano, de forma a alcançar-se “uma maior valorização da marca nacional”.

Em linha com os objectivos defendidos pela sua antecessora, Adolfo Mesquita Nunes realça que “mais que comunicar, o que importa é ‘vender’ e isso só será possível com produtos estruturados e propostas de valor concretas”. Desta forma, o executivo considera que “estaremos mais próximos daquilo que o consumidor pretende e isso será, em si mesmo, uma enorme vantagem competitiva”.

Quanto à reacção do sector a este novo modelo, o responsável realçou a sua participação activa na consulta efectuada com o Guião de Debate e está “plenamente convicto que a solução que estamos a trabalhar- resultado dessa mesma consulta – será benéfica para o sector”. Para Adolfo Mesquita Nunes, “se os principais interessados numa melhor performance da promoção do sector são os agentes que nele operam, só tenho razões para acreditar que o feedback será positivo”.

*Leia a entrevista na Publituris desta semana.

2 comentários

  1. João Sebastião

    26 de Julho de 2013 at 16:04

    Concordo em absoluto com o comentário do Mário Candeias. Pegando na comparação do posicionamento, acrescentaria a importância da segmentação, pois já chega de dar mergulhos na imensidão do oceano, temos que escolhe e bem em que piscinas queremos e podemos estar!

  2. Mario Candeias

    26 de Julho de 2013 at 11:25

    Excelente iniciativa. Que se comece então por chamar-lhe Associação Nacional de Marketing Turístico. A Promoção deve ser função do Marketing e não o oposto. Vender sem posicionar é o mesmo que dar um mergulho numa piscina vazia.

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