Hotelaria de Lisboa recupera em Maio
No mês de Maio, os principais indicadores analisados pelo Observatório de Turismo de Lisboa registam sinais positivos de recuperação nas unidades hoteleiras de Lisboa.
Na Cidade de Lisboa, a ocupação por quarto situou-se nos 85,96% nos hotéis de quatro estrela e de 72,23% nas unidades de cinco estrelas, registando um crescimento de 5% e 5,9%, respectivamente, comparativamente com o mês de Maio de 2012. Por sua vez, as unidades de três estrelas foram as únicas a registar um decréscimo de 0,5%, chegando aos 85,92 por cento. A Ocupação média no mês em questão teve assim um aumento de 3,4%.
No que refere ao Preço Médio por Quarto Vendido (Average), destaca-se o aumento nas unidades de três e cinco estrelas, com mais 5,2% e 0,6%, respectivamente. No RevPar, foram as unidades de cinco estrelas que registaram um maior aumento com mais 6,5%, fixando-se nos 94,96 euros. O RevPar médio de Maio foi de 66,41 euros, mais 8,2 % que no período homólogo de 2012.
Na Grande Lisboa, destacaram-se as unidades de quatro estrelas com a Ocupação a crescer 7,3% relativamente ao ano passado, para 82,18 por cento.
No Preço Médio por Quarto Vendido, apenas as unidades de três estrelas registaram um aumento, ao contrário das restantes. O RevPar na Grande Lisboa aumentou em todas as unidades analisadas, com um preço médio de 62,51 euros, mais 8,4% do que no ano anterior.
Quanto à hotelaria da Região Lisboa registou aumentos na Ocupação de 5,2%. O Average aumentou apenas nas unidades de três estrelas, com mais 1,6%, e o RevPar verificou valores positivos em todas as tipologias analisadas.