ATP congratula-se com publicação da Lei das Regiões
Decreto “em conformidade” com o defendido pela Associação do Turismo do Porto .
Patricia Afonso
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A Associação de Turismo do Porto (ATP) congratulou-se esta quarta-feira com a publicação da Lei das Regiões de Turismo em Diário da República.
“Esta Lei está em conformidade com a posição defendida pela Associação de Turismo do Porto e com as alterações que sugeriu ao seu formato inicial (com destaque para a possibilidade de as associações sectoriais poderem manter a promoção externa das suas cidades), o que comprova o reconhecimento do Governo pelos resultados alcançados pelo trabalho desenvolvido quer por esta Associação, quer pela sua congénere de Lisboa, em prol da promoção externa destas duas regiões e de Portugal”, informa a entidade em comunicado.
A associação, “nas diferentes abordagens que estabeleceu com o Governo e outros agentes do sector relativamente à promoção externa, sempre defendeu este cenário. A centralização da estratégia de promoção externa da marca Portugal faz todo o sentido, nomeadamente num período em que os recursos são cada vez mais escassos, assegurando um alinhamento claro e eficaz nos mercados onde comunica e promove o destino.”
“Estamos certos de que o Turismo de Portugal não deixará de ter em conta o valor das sub-marcas de Portugal, concentrando esforços naquelas com verdadeira notoriedade internacional e cujo poder de atracção potenciará a procura das regiões em que se inserem e do restante território. É no entanto essencial que a estabilização das marcas seja baseada em critérios claros e numa verdadeira estratégia de marketing e não em conceitos ou marcas que apenas visem responder a compromissos políticos ou partidários que nada ajudam à afirmação das marcas no mercado externo. Face ao trabalho que a ATP tem vindo a desenvolver, estamos confiantes na contratualização futura, uma vez que este foi o caminho seguido até à data, em estreito alinhamento com a estratégia do Turismo de Portugal com resultados visíveis e reconhecidos por diversos stakeholders no âmbito nacional e internacional. A melhor prova disso é o crescimento de 20% no número de novos associados em 2012, crescimento esse que se tem vindo a manter, tendo esta taxa de crescimento sido atingida já no primeiro trimestre de 2013, facto que nos dá muita confiança para o futuro”, afirma a direcção da ATP na nota enviada às redacções.