Maioria dos hoteleiros está pessimista em relação à Páscoa

Por a 22 de Março de 2013 as 12:09

A maioria dos hoteleiros portugueses está pessimista em relação ao período da Páscoa deste ano. 57% pensa que as receitas vão diminuir, em relação ao ano passado, de acordo com um inquérito levado a cabo pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

No inquérito, a associação perguntou quais as perspectivas relativamente a dois períodos distintos: o período coincidente com as férias escolares, de 16 de Março a 1 de Abril, e o fim de semana da Páscoa, de 28 de Março a 1 de Abril. “Para os hoteleiros, o fim de semana da Páscoa será o mais positivo, mesmo assim”, comentou a presidente da direcção executiva, Cristina Siza Vieira. “Gostávamos muito de poder constatar que as expectativas para a Páscoa eram positivas para o sector e para o ano turístico, mas os resultados do inquérito indicam o contrário”, acrescentou.

No entanto, Cristina Siza Vieira ressalva que os associados estão ligeiramente menos pessimistas face ao período homólogo de 2012. “A Páscoa de 2012 correu de facto mal, sobretudo para a região Centro e para o Algarve, muito por força do mercado espanhol. Daí que para este ano as expectativas se tenham ajustado: já não se vai cair tanto”, conclui.

O inquérito permitiu também concluir que, no que diz respeito à taxa de ocupação quarto, 45% dos inquiridos espera uma taxa inferior ao ano transacto, ao passo que 35% diz que esta ocupação será idêntica e apenas 19% prevê uma taxa de ocupação quarto superior.

Já no preço médio por quarto disponível, 56% dos entrevistados espera uma baixa de preços, 29% conta com valores idênticos e 14% das unidades considera que o preço médio por quarto vendido vai ser superior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *