Assine já
Destinos

Brasil quer estar entre as três principais economias turísticas até 2022

Esta é a ambição expressada pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Tiago da Cunha Esteves
Destinos

Brasil quer estar entre as três principais economias turísticas até 2022

Esta é a ambição expressada pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Sobre o autor
Tiago da Cunha Esteves
Artigos relacionados
Brasil elege turismo como sector prioritário
Destinos
Rio de Janeiro
Turismo brasileiro cresceu mais do que a economia entre 2003 e 2009
Destinos
Brasil: Carnaval vai gerar 6,2 milhões de viagens e 2,1 mil M€
Destinos
Papel do Turismo na recuperação económica marca arranque da 45.ª ABAV Expo
Destinos

O Brasil quer ser uma das três maiores economias mundiais do turismo até 2022. A ambição foi dada a conhecer pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, na abertura do Fórum Panrotas – Tendências do Turismo.

“Reconhecemos os nossos nós e temos trabalhado para desatá-los um a um”, afirmou o governante, referindo-se a questões como as infra-estruturas.

Nesse mesmo evento, Gastão Vieira e o ministro do Turismo da África do Sul, Marthinus van Schalkwyk, mostraram disponibilidade para trabalharem em conjunto. A estratégia delineada foi a ampliação das linhas aéreas entre os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e a promoção da troca de experiências com enfoque no legado dos mega-eventos e no aproveitamento dos recursos naturais como atractivos turísticos.

Sobre o autorTiago da Cunha Esteves

Tiago da Cunha Esteves

Mais artigos
Artigos relacionados
Destinos

Singapura acaba com quarentena para turistas sem vacina

A partir de 29 de agosto, os turistas não vacinados contra a COVID-19 não precisam de realizar quarentena de sete dias à chegada. Contudo, mantem-se a obrigatoriedade da apresentação de teste negativo com 48 horas.

Publituris

Singapura prepara-se para acabar com o requisito de uma quarentena de sete dias, após a chegada, para turistas que não estejam vacinados contra a COVID-19.

A partir de segunda-feira, 29 de agosto, os turistas internacionais que visitem Singapura que não estejam classificados como vacinados contra a COVID-19 continuarão, contudo, a ter de apresentar um teste negativo efetuado, no máximo, com 48 horas antes da partida para Singapura.

De referir que, atualmente, os turistas totalmente vacinados que entrem em Singapura não necessitam apresentar qualquer teste ou realizar quarentena.

A partir de 29 de agosto, Singapura irá, igualmente, levantar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados, à medida que as medidas contra a COVID-19 vão sendo aligeiradas.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Reservas diretas crescem nos hotéis europeus

Quase 60% dos europeus fazem a sua reserva diretamente no hotel, tanto online como offline. O canal online já representa 64,6% das reservas de hotéis este ano, seja de venda direta ou através de OTA e redes sociais, mas o offline ainda ocupa um terço do total das vendas.

Publituris

Segundo dados revelados pela Statista, mais de metade dos europeus fazem a sua reserva diretamente no hotel onde vão ficar, com o qual contactam tanto online, a opção escolhida por 34,5% dos utilizadores, como offline, com 25,3%.

As vendas diretas em ambas as modalidades aumentaram assim a sua quota de mercado este ano na Europa para quase 60%.

A Statista indica ainda que o canal online é o escolhido maioritariamente pelo cliente europeu nas suas múltiplas variantes, uma vez que as vendas diretas, OTA e redes sociais somam 64,6% das reservas de hotéis em 2022.

Entretanto, apesar da crescente digitalização do setor hoteleiro, as reservas offline ainda representam um terço do total reservado, com destaque para as feitas diretamente no hotel (25,3%) ou via operador turístico (8,5%).

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Pontos de informação turística de Madrid passam a ter serviço de linguagem gestual

Esta iniciativa de inclusão junta-se a outras do mesmo cariz para dar mais acessibilidade da informação a todos os turistas e utentes.

Publituris

Os onze pontos de informação turística de Madrid passaram a contar com serviço de linguagem gestual para atender os turistas surdos e mudos, usando cartazes que ligam em tempo real com um informador-intérprete desde o ponto de informação central localizado na Casa de la Panadería da praça Mayor, avança a agência EFE.

Este novo sistema do projeto Maulse (Melhoria do Atendimento a Utentes de Linguagem Gestual Espanhola) foi inaugurado, recentemente, pela responsável de Turismo da capital espanhola, Almudena Maíllo, sendo que esta iniciativa de inclusão junta-se a outras do mesmo cariz, como um balcão adaptado a cadeiras de rodas e que pretendem dar mais acessibilidade da informação a todos os turistas e utentes.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

ASAE realiza Operação “Turismo Seguro”

A operação de fiscalização “Turismo Seguro” percorreu o país de norte a sul com o objetivo de verificar o cumprimento das regras estabelecidas nos Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local (AL).

Publituris

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização denominada Operação “Turismo Seguro”, de norte a sul do País, direcionada aos Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local (AL) com o objetivo de verificar o cumprimento das regras estabelecidas para o setor.

Em plena época de férias, com o aumento da procura pelos serviços prestados nesta área, esta operação visou “a salvaguarda da saúde e segurança dos seus utilizadores, assegurando um turismo seguro”, diz a ASAE em comunicado.

Como balanço da ação, foram fiscalizados 201 operadores económicos, tendo sido instaurados 27 processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações o incumprimento do(s) processo(s) baseado nos princípios do HACCP, a divulgação ou comercialização de alojamento em empreendimentos turísticos não registado ou com o registo desatualizado, incumprimentos relativos ao livro de reclamações, entre outras.

Foi ainda determinada a suspensão de atividade de um operador económico pela falta de cumprimento dos requisitos gerais aplicáveis aos estabelecimentos de AL.

A ASAE refere que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Companhias aéreas cautelosas em relação ao inverno

A capacidade global da aviação mundial parece permanecer forte até o final da temporada de férias de verão; o que acontece depois disso é uma incógnita. Existem vários fatores que obrigam a cautelas.

Publituris

Com mais de 102 milhões de lugares oferecidos, a última semana de agosto será a oitava semana consecutiva em que as companhias aéreas quebram a marca de 100 milhões, seguida por um setembro com previsão ainda maior, de modo que a capacidade aérea global permanecerá sólida até o final deste verão turbulento de 2022. No entanto, a próxima temporada de inverno 2022/23 é uma incógnita e o setor aéreo parece muito cauteloso com sua programação devido a uma combinação de fatores de cautela.

Analistas da empresa de inteligência de aviação OAG dizem que parece haver uma preocupação crescente com o último trimestre do ano, com o ambiente económico e a incerteza sobre a procura corporativa.

Por outro lado, em outubro e novembro, os primeiros meses da temporada de inverno, há sempre uma redução percetível da capacidade, pois as companhias aéreas aproveitam para colocar em dia as pesadas revisões de manutenção dos seus aviões.

De acordo com relatório da OAG, este ano a redução de capacidade nesses dois meses é de cerca de 16%, o dobro do registado em 2019 (ano de referência), que foi de 8%.

A OAG destaca que a Europa Ocidental consolidou a sua posição em primeiro lugar com um aumento de 3% na capacidade das companhias aéreas esta semana (24,5 milhões de lugares oferecidos), e está agora menos de 8% abaixo do nível de 2019.

Entretanto, as próximas duas maiores regiões, América do Norte e Nordeste da Ásia, também aumentaram o número de lugares oferecidos esta semana, pois as companhias aéreas de ambas vinham reduzindo a capacidade em semanas anteriores.

Especificamente, a China assistiu a uma redução de 888.588 assentos semana após semana, embora nas últimas três semanas o número de voos internacionais programados tenha aumentado 6% com novas rotas entre o país asiático e as principais cidades da Europa.

Em quase todos os países, a taxa de cancelamentos de voos está a diminuir, com muitos mercados abaixo de 1%, diz a empresa de inteligência da aviação. Claro que existem exceções, a Indonésia continua a ter uma taxa de cancelamento muito alta, e tanto a Suíça como o Reino Unido tiveram taxas mais altas de cancelamentos na semana passada.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Dormidas turísticas em julho nos Açores superam 2019 pelo terceiro mês consecutivo

Os indicadores do Serviço Regional de Estatística dos Açores estimam 438 mil dormidas em alojamentos turísticos no mês de julho de 2022, correspondendo a uma subida de 12% face ao mesmo mês de 2019.

Publituris

Os Açores superaram em julho, pelo terceiro mês consecutivo, os números de 2019 (pré-pandemia de covid-19) referentes a dormidas em alojamentos turísticos, de acordo com estimativas divulgadas pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).

“O Indicador de Turismo prevê que terão sido registadas em toda a região cerca de 438 mil dormidas em alojamentos turísticos em julho”, lê-se numa publicação do SREA, divulgada na sua página na Internet.

Em julho de 2019, foram registadas 391.201 dormidas nos alojamentos turísticos da região, de acordo com o relatório de atividade turística do SREA relativo a esse mês.

Em comparação com esse período, anterior à pandemia de covid-19, prevê-se um crescimento de cerca de 12% nas dormidas em julho de 2022.

A subida, face a 2019, foi semelhante no mês de junho (11,8%), tendo sido registado também no mês de maio (5%).

Em comparação com o período homólogo, em que o SREA contabilizou 266.598 dormidas, as estimativas hoje divulgadas apontam para um crescimento de 64,3% em julho de 2022.

A publicação destaca também o número de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores, no mesmo mês, provenientes de voos territoriais (do continente português ou da Madeira) e internacionais.

Também neste caso, os números de julho de 2022 apontam para um crescimento face a 2019.

Os passageiros provenientes de voos nacionais cresceram 0,8%, tendo-se registado 95.611 desembarques em julho de 2019 e 96.324 em julho de 2022.

Já o número de passageiros provenientes do estrangeiro desembarcados nos Açores cresceu 33,3%, passando de 30.654 para 40.755.

A evolução é mais acentuada em comparação com julho de 2021.

Os passageiros de voos internacionais subiram 218,8%, enquanto os passageiros de voos nacionais aumentaram 40,6%.

Segundo o SREA, o Indicador de Turismo “tem por objetivo a estimação antecipada do andamento económico do setor do turismo”, por isso, “o número total de dormidas em alojamentos turísticos nos Açores é estimado e divulgado cerca de três semanas antes da publicação do destaque das Estatísticas do Turismo”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

TAP bloqueia ciberataque

A companhia aérea nacional refere que os mecanismos de segurança da TAP foram “prontamente acionados” e garante que “a integridade operacional, pelo que não há qualquer risco para a segurança de voo”.

Publituris

A TAP informou que foi alvo de um ciberataque na noite do dia 25 de agosto.

De acordo com uma nota de imprensa enviada à comunicação social, “os mecanismos de segurança da TAP foram prontamente acionados e os acessos indevidos bloqueados”.

A companhia aérea nacional informa, igualmente, que “ao longo da noite e madrugada as equipas da TAP” levaram a cabo uma “investigação a este evento, salientando que “a integridade operacional está garantida, pelo que não há qualquer risco para a segurança de voo”.

A TAP refere ainda que “não foi apurado qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de clientes”, concluindo que “o plano de contingência da TAP continua ativo e a companhia está a trabalhar em articulação com as autoridades com competências nesta matéria”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Mértola apoia dinamização de rotas turísticas em Santo Antão através do Storytelling

As seis rotas turísticas existentes na ilha cabo-verdiana de Santo Antão vão passar a ser dinamizadas através do Storytelling, que consiste na promoção desta ilha como destino turístico através de histórias e memórias.

Publituris

Para isso, a Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, anunciou a realização, no próximo dia 31 de agosto, de um workshop visando a preparação dos guias e operadores turísticos em Santo Antão em matéria de dinamização das rotas, através do Storytelling”.

O Storytelling, além de pretender, através de histórias e memórias sobre Santo Antão, valorizar o património cultural imaterial e promover a ilha como destino turístico, visa ainda “enriquecer” a qualidade do serviço turístico, que é prestado, nesta região.

O workshop é, segundo uma nota da Associação para a Defesa do Património de Mértola, citada pela agência de informação de Cabo Verde, mais uma atividade inserida no quadro do projecto Raízes (Rede Locais para um Turismo Sustentável e Inclusivo), que está a ser implementado em Santo Antão.

Refira-se que a ilha de Santo Antão possui atualmente seis rotas turísticas, todas sinalizadas, criadas, precisamente, no âmbito do projeto Raízes, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Portugal promove-se em Pequim

A oferta turística, a cultura e os principais produtos de exportação portugueses vão ser promovidos na capital chinesa, entre os dias1 e 5 de setembro, durante a Feira Internacional de Comércio e Serviços.

Publituris

O pavilhão de Portugal será instalado no Centro Comercial Liu Gong Hui, durante a CIFTIS, Feira Internacional de Comércio e Serviços, e estima-se que seja visitado por dezenas de milhares de chineses durante os cinco dias do evento.

A oferta turística nacional, com a exibição de vídeos de turismo de Portugal, cortiça, vinhos, águas minerais, cafés, são exemplos do que Portugal vai expor em Pequim, em mais uma ação de promoção de Portugal na China.

O pavilhão inclui ainda uma exposição de intercâmbio de arte luso-chinesa, exibindo pinturas a óleo, gravuras e porcelanas, entre outras.

A comissão organizadora do município de Pequim convidou o presidente da ACTEP – Associação de Turismo Chinês em Portugal, Yong Liang, para organizar e administrar o pavilhão de Portugal neste evento.

Refira-se que o ano passado Yong Liang foi também responsável pela gestão do pavilhão de Portugal na Expo Yangzhou, totalmente revestido a cortiça, que recebeu mais de dois milhões de visitantes online/on site e vários prémios.

O presidente da ACTEP afirma que, apesar das restrições decorrentes da pandemia, “a promoção que agora estamos a fazer é muito importante para retomar o grande fluxo de turismo chinês para Portugal logo que existam condições de viagem, bem como para o desenvolvimento do comércio entre os dois países”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Operadores Turísticos

Operadores turísticos reforçam operação réveillon para Maceió/Salvador

Os operadores turísticos Solférias, Exoticoonline, Sonhando e Alto Astral decidiram reforçar a sua operação conjunta de reveillon 22/23 para Maceió/Salvador.

Publituris

A decisão de reforçar a oferta de pacotes para estes destinos no Nordeste brasileiro, deve-se ao facto de o sucesso registado nas vendas da operação de fim de ano lançada no mercado há apenas três semanas.

Assim, está programado mais um voo com partida de Lisboa no dia 26 de dezembro de 2022 e regresso a 2 de janeiro de 2023.

Em comunicado, os quatro operadores turísticos indicam que estão praticamente esgotados os lugares, particularmente nas partidas para Maceió, onde a programação destaca a nova unidade Vila Galé Alagoas, pelo que foi decidido abrir este novo voo, de Lisboa, mantendo o Porto/Salvador/Porto a 26 de dezembro e passando o voo de 27 de dezembro a ser exclusivamente Porto/Maceió/Porto.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.