Oceanário de Lisboa: 2012 foi o melhor ano para o mercado nacional desde 2009
A expansão efectuada em Abril de 2011, com a abertura do Edifício do Mar, repercutiu-se imediatamente no ano seguinte: foram registados menos 5% de visitantes, no global, mas o mercado interno cresceu 2,8%.
Tiago da Cunha Esteves
Francisco Calheiros: “Cá estaremos para dar voz a todos os ramos do turismo representados na CTP”
Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa e pedem “transparência” na relação com o Turismo
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
A expansão do Oceanário de Lisboa, em Abril de 2011, com a abertura do Edifício do Mar, permitiu atrair mais visitantes portugueses no ano passado. “No geral, recebemos menos 5% de visitantes, mas o mercado nacional cresceu 2,8%”, disse, à Publituris, o administrador daquela que é a principal atracção turística da capital, João Falcato. “Foi o melhor ano do mercado interno nos últimos quatro anos. Sem a expansão, não teria sido possível ter esse crescimento”, acrescentou.
Já em relação a 2013, o objectivo é manter o número de visitantes do ano passado, sendo que não está excluída a possibilidade de haver “um ligeiro crescimento”. Um dos ‘trunfos’ que deverá contribuir para isso é a exposição das tartarugas, que tem superado as expectativas e que já recebeu mais de um milhão de visitantes, sendo que vai estar patente ao longo de todo o ano.
Na passada terça-feira o auditório do Oceanário de Lisboa acolheu a segunda conversa ‘Voxmar’, dedicada ao tema “Turismo: O que o mar ainda tem para oferecer?”. Para João Falcato, “o crescimento da economia do mar não é claro para o cidadão comum”, pelo que um dos objectivos da conversa era aprofundar o conhecimento das pessoas em relação às potencialidades do mar, nomeadamente, através do turismo.
O Oceanário de Lisboa recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes, sendo que a maioria (60%) é estrangeira.
No ano passado, obteve o Certificado de Excelência 2012 do TripAdvisor, uma distinção que é atribuída com base na opinião e avaliação da comunidade de utilizadores do referido site.