Patricia Afonso
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A Barceló e a Orizonia chegaram a um acordo para que o primeiro grupo adquira o segundo, estando este apenas a carecer da aceitação das condições por parte dos bancos e da entidade da concorrência espanhola. A execução desta operação deverá estar concluída no decorrer das próximas seis semanas.
Em comunicado, é referido que o grupo fruto desta operação terá um volume e projecção “sem precedentes”, tornando-se num dos líderes do sector turístico espanhol.
Este consenso, segundo comunicado, “permitirá alcançar um acordo na negociação paralela que a Orizona tem mantido nos últimos meses com os bancos, através da qual reduzirá substancialmente os seus encargos financeiros e envolverá uma injecção de 40 milhões de euros pela Viajes Barceló para melhorar a balança e tesouraria da Orizonia.”
“A aquisição da Orizonia não só representa um grande potencial num sector-chave, como permitirá fechar com êxito um refinanciamento da empresa, o que levará a uma grande solidez dentro do contexto geral de deterioração macroeconómica”, afirmou Fernando Conte, presidente da Orizonia, agradecendo o apoio do accionistas e empregados do grupo, “em especial nos últimos meses.”
Em declarações à Publituris, Paulo Almeida, director comercial da tour operação do Grupo Orizonia em Portugal, referiu que o “negócio foi feito ontem” e que, em relação ao mercado português, “à priori vai continuar tudo na mesma, para já está tudo calmo e tranquilo.”
“Acredito que seja melhor para ambas as partes, por ser um grupo turístico e falarmos a mesma linguagem. É, pelo menos, uma lufada de ar fresco”, considerou.