Turistas que visitaram o Porto e Norte no Verão gastaram mais
No segmento do lazer os gastos aumentaram 10%. Por outro lado, os turistas que visitaram a região por motivos de negócios gastaram mais 5%.
Tiago da Cunha Esteves
Nova Edição: Turismo Religioso, AITO Ucrânia, Tendências Amadeus, Embratur e a Conferência dedicada ao Enoturismo
Edição Digital: Turismo Religioso, AITO Ucrânia, Tendências Amadeus, Embratur e a Conferência dedicada ao Enoturismo
Turismo da Alemanha quer capitalizar crescimento do mercado português com o Euro 2024
Agenda “À Descoberta do Turismo Industrial” regressa para a 3ª edição em março
Companhias de cruzeiros pedem medidas para aumentar produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis
Wine2Help discute os desafios do vinho de 18 a 22 de março
INE: Alojamento turístico em janeiro registou 230,8M€ em proveitos totais
Magellan 500 recusa ideia de aeroporto em Santarém “apenas como solução complementar”
Verdelago Resort reabre para nova temporada
Nova edição março: Entrevista com Nuno Galvão, da Hyatt Hotels Corporation
Os turistas que no passado Verão visitaram o Porto e Norte de Portugal em lazer aumentaram os seus gastos em 10%, face ao mesmo período do ano passado. O número foi divulgado no estudo trimestral sobre o perfil dos turistas que visitam a região, do IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Entre Julho e Setembro, o gasto médio dos turistas em lazer situou-se nos 693 euros, um valor que, no mesmo trimestre do ano passado, não foi além dos 625 euros.
Já em relação às deslocações motivadas por negócios, o gasto foi de 488 euros, em média, uma subida de 5% em comparação com o ano passado.
“À semelhança da tendência que se tem vindo a verificar nos últimos tempos, as companhias low-cost são as preferidas pelos turistas que procuram o Porto e Norte de Portugal com o intuito específico de gozar férias”, pode ler-se.
O destaque vai para a Ryanair, companhia escolhida por 72,7% dos turistas em lazer para viajar.
Já no segmento de negócios, a TAP é a eleita, uma vez que três em cada quatro turistas chegaram ao país com a companhia de bandeira.
Lazer é o principal motivo
75% dos turistas que visitaram o Porto e Norte no Verão fizeram-no para gozar férias. Em relação aos principais mercados emissores, nesse período, destacam-se, por esta ordem, França e Espanha. Por outro lado, um em cada quatro turistas que visitaram o Porto e Norte de Portugal em negócios era de nacionalidade espanhola, seguindo-se Inglaterra e Itália.