Viagens e dormidas dos portugueses sobem até Junho

Por a 2 de Novembro de 2012 as 11:31

Os portugueses fizeram 7,1 milhões de viagens no primeiro semestre do ano, um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Por outro lado, registaram-se 21, 9 milhões de dormidas, o que representou uma subida de 11,9%, mas o alojamento gratuito continua a aumentar.

As visitas a familiares e amigos (+17,8%) foram aquelas que mais contribuíram para esta tendência de crescimento, ao passo que nas deslocações motivadas por lazer, recreio ou férias a subida foi de 5,8%.

Entre Janeiro e Junho, 78,1% das viagens realizou-se sem qualquer marcação antecipada de serviços (incluindo transporte e alojamento).

Por outro lado, 26% das deslocações organizadas envolveu recurso a agência de viagens, por oposição a marcação directa junto do prestador do serviço (hotel, companhia aérea, etc.).

Os portugueses recorreram à Internet em 45,1% das deslocações com organização prévia (55,5% nas deslocações para o estrangeiro e 38,6% das deslocações em Portugal).

 

Alojamento particular gratuito cresce

Os dados revelaram que o peso do alojamento particular gratuito é crescente. No primeiro semestre, as dormidas em hotéis e pensões representaram apenas 18,6% do total, quando no mesmo período de 2011 tinha sido 24,9%. “As restantes tipologias, ‘Alojamento particular pago’ e ‘Outros alojamentos colectivos’, mantiveram uma menor expressão, tendo somado no seu conjunto apenas 7% do total de dormidas do semestre”, informa o INE.

Já nas viagens por motivos profissionais e de negócios, os hotéis e pensões agregaram 48,5% do total.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *