CET destaca performance “resiliente” do turismo europeu

Por a 6 de Agosto de 2012 as 14:32

O turismo europeu demonstrou “resiliência” na primeira metade do ano, apesar da incerteza vivida em termos económicos, revelou a Comissão Europeia de Turismo (CET), no seu relatório “European Tourism in 2012 – Trends & Prospects”. Numa lista de 20 países, o turismo internacional decresceu em apenas dois (Bulgária e Malta).

Por outro lado, informa a CET, o transporte aéreo continua a subir e a registar “sinais encorajadores”, tendo as companhias aéreas transportado, em média, mais 6% de passageiros.

Uma outra boa notícia para o turismo europeu é o facto de, até agora, a incerteza económica que se vive ainda não ter atingido a procura, embora a tendência seja de abrandamento do crescimento.

No que diz respeito aos resultados alcançados na hotelaria, a CET explica que, nas regiões Central e Oriental, a maior parte dos destinos conseguiu boas performances. No entanto, “um número significativo de destinos do Sul do continente registaram quedas na ocupação durante a primeira parte do ano”. Foi o caso de Portugal, por exemplo, onde a ocupação desceu 0,9%. Ainda assim, um resultado mais positivo do que em países como a Grécia (-5,2%), Itália (-3,3%) e Espanha (-2,3%), por exemplo.

As dormidas efectuadas por turistas internacionais também aumentaram em quase todos os países analisados pela CET, à excepção da Suíça, que registou uma queda de 7,4%. Em Portugal, o crescimento foi de 2,6%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *