Chegadas de estrangeiros subiram 1,7% por ano entre 2006 e 2010

Por a 19 de Julho de 2012 as 12:00

As chegadas de turistas internacionais a Portugal cresceram a um ritmo anual de 1,7% entre 2006 e 2010, de acordo com um relatório da OCDE a que a Publituris teve acesso.

Nesse documento, Portugal é enquadrado no leque dos países pequenos que mais dependem do turismo em termos de emprego e balança de pagamentos, representando 9,2% do PIB (dados de 2010).

O País é dado como um exemplo a seguir no que toca à avaliação da cobertura mediática internacional, “compilando informação e análises do número de press trips organizadas, jornalistas convidados e publicidade equivalente ao número de artigos publicados”.

O Sistema Nacional de Qualificações é também elogiado pela OCDE, que sublinha a sua utilidade para para o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores e para a modernização das empresas e da economia nacional. “A autoridade nacional de turismo (Turismo de Portugal) tem uma rede de 16 escolas de hotelaria e turismo que ocupa uma posição cimeira em termos de formação específica para o sector”, pode ler-se, no relatório.

A OCDE destaca ainda o exemplo de Portugal no que diz respeito à formação, nomeadamente, ao modelo que complementa a formação teórica nas escolas com a prática, nos locais de trabalho, “preparando os estagiários para uma melhor integração no mercado de trabalho”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *