Europa: Países ocidentais travam ritmo de crescimento

Por a 4 de Maio de 2012 as 11:05

Alguns destinos da Europa Ocidental puseram um entrave à senda de crescimento que, de forma geral, a Europa registou nos primeiros dois meses do ano. De acordo com o relatório “European Tourism in 2012 – Trends & Prospects”, publicado pelo Comissão Europeia de Turismo (CET), “o turismo europeu mostrou resiliência nos primeiros dois meses do ano”.

O número de passageiros transportados pelas companhias aéreas europeias cresceu 5% em relação ao mesmo período do ano passado, por exemplo.

Todavia, e apesar dos destinos da Europa Central e Oriental terem registado performances positivas, “os países da Europa Ocidental registaram descidas nas taxas de ocupação hoteleira”. Aqui, contudo, não foi o caso de Portugal, já que a ocupação subiu 4,1% entre Janeiro e Fevereiro.

 

Rússia e China em destaque

A CET destaca que “a Rússia continua a ser uma das estrelas ascendentes” nos primeiros meses do ano, ao contrário do mercado americano, que continua a deparar-se com dificuldades. Na Rússia, a taxa de ocupação foi a terceira que mais cresceu: 9,1%.

Por outro lado, a CET lembra ainda que, no ano passado, as chegadas de turistas chineses à Europa atingiram os 4,3 milhões, representando já 29,7% do total de viagens efectuadas por chineses para mercados de longa distância.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *