Brasileiros são os que melhor avaliam Portugal
Estudo do Turismo de Portugal revela que a oferta natural e cultural, assim como a simpatia da população local são os pontos que mais agradam aos turistas.
Tiago da Cunha Esteves
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
Os turistas brasileiros são os mais entusiastas na hora de avaliarem a sua estada em Portugal, registando níveis de satisfação superiores à média dos restantes turistas. Esta é uma das conclusões do estudo Satisfação de Turistas, realizado durante a época baixa (vaga de Inverno 2012) para o Turismo de Portugal, à saída dos aeroportos nacionais.
Em termos de atracções, a oferta natural e cultural é considerada o “ponto forte” do País, visto que as paisagens, praias, monumentos/museus e gastronomia e vinhos são os pontos que registam os níveis de satisfação mais elevados (88%). Por outro lado, a simpatia da população local é outro aspecto importante para a avaliação positiva do destino (75%).
Maioria quer voltar
88% dos turistas disse que se sente muito satisfeito com as suas férias em Portugal, ao passo que 40% afirma que a viagem ficou acima das suas expectativas e 87% revelou que pretende voltar a Portugal nos próximos três anos.
As regiões de Lisboa e Porto são as mais visitadas pelos turistas. A capital é mais escolhida pelos turistas espanhóis, holandeses e brasileiros e os franceses visitam mais o Porto.
A maioria dos turistas (78%) prefere o alojamento mais qualificado (hotel/apart-hotel/pousada) onde passa, em média, seis noites.
Durante a fase de planeamento, a Internet continua a ser o maior impulsionador da escolha de Portugal como destino de férias (33%), assim como a opinião de familiares ou amigos (25%).
Este estudo foi realizado pela GfK Metris, em Março de 2012, envolvendo 600 entrevistas a turistas de Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Irlanda e Brasil.