Centenário do Turismo recria expedição à Serra da Estrela

Por a 20 de Abril de 2012 as 10:38

A Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal vai organizar entre 28 de Abril e 1 de Maio a recriação da expedição científica à Serra da Estrela.

Para uma parte dos novos expedicionários, o percurso até à Serra da Estrela vai fazer-se de comboio desde Lisboa, tal como em 1881, “havendo uma surpresa na paragem em Abrantes”. Ao longo desses dias, a organização quer percorrer, a pé, os antigos trilhos explorados pelos expedicionários e experimentar um almoço-piquenique expedicionário, segundo a ementa da época, entre outras actividades.

No primeiro dia, abrirá em Manteigas a exposição “A Expedição Científica à Serra da Estrela: da Aventura ao Turismo Científico (1881-2012)”, organizada em três momentos: os antecedentes, a expedição e as consequências.

A organização informa que todas as actividades são gratuitas.

“Esta é uma das mais singulares iniciativas das comemorações, agora que estamos perto do fecho do ciclo comemorativo, já que ela revive um acontecimento verdadeiramente extraordinário ocorrido ainda antes da institucionalização do turismo em Portugal, mas determinante para o conhecimento da Serra da Estrela, como território com recursos turísticos”, sustenta o presidente da Comissão Nacional, Jorge Mangorrinha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *