Espanha: Menos balcões afectam resultados de agências
O grupo Avasa, em Espanha, foi o único a registar um aumento de dois dígitos na facturação de 2011.
Liliana Cunha
TICV recebe avião para repor ligações interilhas em Cabo Verde
Etihad Airways retoma voos para Bali a 25 de junho
Aeroporto Internacional de Hamad é o “Melhor do Mundo”
Grupo SATA com sistema braille a bordo
Receitas turísticas voltam a crescer em fevereiro e somam mais 181M€
Vila Galé abre as portas dos seus hotéis na Figueira da Foz e em Isla Canela
ADHP considera aumento da taxa turística em Lisboa “despropositado”
MotoGP em Portimão traz cerca de 87M€ para o Algarve
MSC Cruzeiros apresenta os sete distritos do MSC World America
10.ª edição do “Vê Portugal” aposta nos desafios futuros das ERT e na paz para o turismo
Gebta Espanha, Travel Advisor e Europa Viajes foram os únicos grupos que registaram um aumento da sua performance de vendas no ano passado, segundo o ranking comercial de agências de viagens publicado pelo Nexotur.
2011 foi um ano marcado pelo abrandamento do consumo interno e diminuição do número de pontos de venda mas, segundo os dados recolhidos pelo jornal espanhol, a Gebta continua a distanciar-se em primeiro lugar, com uma facturação de 1.836 milhões de euros, face aos 1.800 do ano anterior, evidenciando, assim, uma melhoria de 2%. A esta seguem-se a Airmet e GEA, com descidas de -5,1% e -11,9% para os 655 milhões e 540 milhões, respectivamente.
Na avaliação global dos 10 grupos, conclui-se que existe uma quebra da facturação de -4,7%, para os 5.291,5 milhões de euros, comparativamente aos 5.435,7 milhões de euros, em 2010.
A contribuir para esta descida está o abrandamento do consumo interno, bem como a diminuição do número de balcões de agências de viagens, avaliado em 9,6% do universo, sendo que em finais do ano transacto esse número estava situado nos 3.973 pontos de venda, isto é, menos 423 balcões face a 2010.
O ranking é ainda composto pela Travel Advisor, Europa Viajes, Unida, Star, Over, Avasa – a única a registar um aumento de dois dígitos (10,30%) – e Avantours.