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Alojamento

Pedro Salazar integra equipa comercial dos hotéis Bensaude

Pedro Salazar, que assumiu em 2011 a direcção comercial do InterContinental Palácio das Cardosas, iniciou este mês uma nova etapa profissional ao integrar a equipa comercial dos Hotéis Bensaude.

Carina Monteiro
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Pedro Salazar, que assumiu em 2011 a direcção comercial do InterContinental Palácio das Cardosas, iniciou este mês uma nova etapa profissional ao integrar a equipa comercial dos Hotéis Bensaude.

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Pedro Salazar, que assumiu em 2011 a direcção comercial do InterContinental Palácio das Cardosas, iniciou este mês uma nova etapa profissional ao integrar a equipa comercial dos Hotéis Bensaude.

A cadeia tem 6 hotéis em São Miguel: 4 hotéis em Ponta Delgada (Hotel Avenida; Hotel Açores Atlântico; São Miguel Park Hotel e Hotel Marina Atlântico); a Estalagem dos Clérigos no Nordeste, o Terra Nostra Garden Hotel e respectivo Parque Terra Nostra; o Terceira Mar Hotel, na ilha Terceira e o Hotel do Canal no Faial.

Em Lisboa, o grupo detém o Hotel Açores Lisboa, localizado na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro.

Os Hotéis Bensaude vão marcar presença na BTL, no pavilhão 2, no stand 2D17.

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Distribuição

Magnet promoveu encontro entre agentes de viagens e a TAP

Com o lema “Porque é a conversar que a vida e os negócios acontecem”, o consolidador Magnet promoveu, quinta-feira, em Lisboa, o seu primeiro “Magnet Air Talks”, encontro entre agentes de viagens, seus parceiros, desta vez com a TAP.

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Tratou-se, segundo a nota de imprensa do consolidador, enviada sexta-feira, de um evento de informação e formação exclusivo para clientes Magnet, onde estes ficaram a conhecer as novas ferramentas e as novidades da companhia aérea nacional TAP, importantes para o seu negócio:  Rotas, a importância e funcionamento do site TAP Agents e a informação, em primeira mão, sobre o novo tarifário da transportadora,  a ser lançado já esta terça-feira, dia 11 de outubro.

O evento teve lugar no Lisbon Golf Club em Belas, mas permitiu a quem não pode estar presente, participar também por via digital.

A Magnet diz ainda, na sua nota, que quer apostar neste modelo de reuniões híbridas que permitem de forma simples aproximar os seus clientes das companhias aéreas.

Nuno Vargas, Managing Director & Founder da Magnet assegura que “estamos já a preparar mais eventos para os próximos tempos”, pois “queremos que este seja um evento de referência no mercado, que garanta acima de tudo o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos dos nossos clientes”.

O responsável destacou ainda que “as pequenas e médias agências que não são IATA, nem sempre têm oportunidade de falar diretamente com as companhias aéreas e estes  eventos servem precisamente para estreitar relações, criar contactos diretos e atualizar informação que no dia a dia de uma agência pode significar mais vantagem competitiva e soluções adequadas nas alturas certas.”

Refira-se que o consolidador Magnet comemora. este ano, 10 anos com o lançamento de uma nova ferramenta de reservas e emissões que permite aos seus clientes, agências de viagens não IATA, acesso às melhores tarifas do mercado através dos principais NDC e GDS.

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Transportes

Tempo de espera no aeroporto de Lisboa baixou uma hora entre maio e setembro

O tempo de espera passou, segundo o SEF, de uma hora e 50 minutos para 50 minutos.

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O tempo máximo de espera no aeroporto de Lisboa baixou uma hora entre maio e setembro, passando de uma hora e 50 minutos para 50 minutos nos quatros meses de aplicação do plano de contingência, anunciou hoje o SEF.

O balanço do plano de contingência que esteve em vigor nos postos de fronteira aérea dos aeroportos nacionais entre junho e setembro para fazer face ao aumento de passageiros no período do verão foi hoje feito no Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa.

O diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Fernando Silva, esclareceu que os tempos de espera são registados pela ANA – Aeroportos de Portugal.

Fernando Silva disse também que o tempo de espera que serviu de modelo e é registado pela ANA “é o tempo máximo de espera que um passageiro em cada dia espera no controlo de fronteira”.

“Em maio deste ano, o tempo máximo que um passageiro esperava no aeroporto de Lisboa era de uma hora e 50 minutos e foi possível reduzir entre junho e setembro para 50 minutos”, precisou, sublinhando que o resultado está “em linha com os melhores resultados que se registam na Europa”.

Entre junho e setembro, o SEF controlou 7,2 milhões de passageiros nas chegadas e partidas, sendo a maioria do Reino Unido, Portugal, Brasil e Irlanda.

O plano de contingência do SEF para os aeroportos portugueses durante os meses de verão incluiu um conjunto de medidas que começaram a ser aplicadas em junho e entraram gradualmente em vigor até ao início de julho.

Entre as medidas constou um reforço de 200 inspetores e de 168 agentes da PSP e várias soluções tecnológicas e operacionais.

O diretor do SEF avançou também que, em quatro meses, 610 pessoas foram impedidas de entrada no país, 158 foram detidas nos postos de fronteira, sendo a maioria por utilização de documentação falsa ou sem visto de entrada, e feitos 211 pedidos de asilo, números que aumentaram face aos anos anteriores.

Também presente na cerimónia, o presidente do Conselho de Administração da ANA, José Luís Arnaut, fez um balanço positivo do plano, sublinhado que as dificuldades surgiram porque existiu um fluxo de turismo superior ao espetável, mas que foram ultrapassadas.

“O esforço do SEF e da PSP permitiram que, com o preenchimento desde cedo e até tarde das cabines e do sistema das boxes existentes, a infraestrutura corresponde aos fluxos”, disse, apelando para que se comece a pensar no verão de 2023.

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Algarve recebe 200 profissionais na Conferência Europeia dos Museus

Iniciativa da NEMO – Network of European Museum Organisations vai debater, em Loulé, “a forma como os museus podem ser mais inovadores, ágeis e flexíveis num mundo desafiante e em rápida mudança”.

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A cidade de Loulé recebe nos próximos dias, entre 9 e 11 de outubro, a Conferência Europeia dos Museus da NEMO – Network of European Museum Organisations 2022, iniciativa que vai trazer até à região cerca de 200 profissionais de 40 países, que vão debater no Algarve “a forma como os museus podem ser mais inovadores, ágeis e flexíveis num mundo desafiante e em rápida mudança”.

De acordo com um comunicado de Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que, em conjunto com a Câmara Municipal de Loulé, organiza a iniciativa em Portugal, esta será a 30ª edição da Conferência Europeia dos Museus da NEMO – Network of European Museum Organisations e vai abordar a temática a “A inovação começa a partir de dentro: Museus resilientes em tempos de disrupção”.

A sessão de abertura, que tem lugar na segunda-feira, 10 de outubro, a partir das 10h00, no Cineteatro Louletano, vai contar com a participação de Isabel Cordeiro, secretária de Estado da Cultura, assim como de David Vuillaum, presidente da NEMO, e Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

A guerra, a pandemia, a crise energética, a injustiça social e as alterações climáticas são alguns dos temas que vão estar em destaque durante o debate, que pretende “encorajar os museus a adotar a inovação como uma componente estrutural das suas ações, e dessa forma tornarem-se mais adaptáveis e resilientes”.

“A Conferência vai destacar as competências criativas que já existem no setor e procurar inspiração fora da área dos museus para encontrar novas abordagens, perspectivas e ideias”, acrescenta a DGPC.

Na mesma informação, a secretária de Estado da Cultura sublinha a importância  desta “reflexão em torno da inovação dos museus e da sua adaptação às mudanças sociais”, sublinhando que esta reflexão “deverá surgir do interior destas instituições para que, a partir de si mesmas, possam redefinir uma diferente forma de atuação e comunicação”.

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Destinos

Aumento das taxas proposto pela ANA “prejudicará a recuperação do turismo em Portugal”, diz Ryanair

Tal como a TAP já o tinha feito, também a Ryanair vem agora criticar o aumento das taxas proposto pela ANA, considerando que irá “prejudicar irreparavelmente a competitividade de Portugal” e dá como exemplo o caso espanhol.

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A Ryanair condenou esta sexta-feira, 7 de outubro, a proposta da ANA de aumentar as taxas aeroportuárias em até 15%, a partir de 2023, admitindo que tal medida “prejudicará a recuperação do turismo em Portugal”.

“Não há justificação para um aumento de 15% nas já elevadas taxas aeroportuárias da ANA, especialmente quando o tráfego aéreo e turístico português ainda está a recuperar após a pandemia e deve ser apoiado com taxas aeroportuárias mais baixas”, considera a companhia aérea low-cost irlandesa, em comunicado.

Recorde-se que no dia 4 de outubro, a ANA, que pertence à francesa VINCI, confirmou que a apresentação de uma “proposta de atualização das taxas aeroportuárias reguladas com data de entrada em vigar a 1 de fevereiro de 2023, seguindo o novo modelo previsto no contrato de concessão para o período 2023 até ao final da concessão”.

De acordo com a Ryanair, este aumento proposto “irá prejudicar irreparavelmente a competitividade de Portugal, uma vez que os países vizinhos continuam a oferecer incentivos para estimular a recuperação do tráfego e do turismo” fazendo referência a Espanha onde a AENA “estende o seu esquema de recuperação do tráfego de Verão para o Inverno”.

Elena Cabrera, a Country Manager da Ryanair para Portugal, frisa que “não há justificação para o aumento excessivo das taxas aeroportuárias pela ANA, especialmente quando Portugal ainda está a recuperar da pandemia”.

A responsável pela operação d Ryanair no nosso país conclui ainda que “a ANA está a prejudicar irreparavelmente a competitividade de Portugal com este aumento excessivo e injustificado até 15% das taxas, o que não fará mais do que aumentar as tarifas aéreas e o tão necessário turismo em Portugal”.

Já anteriormente, a TAP tinha-se mostrado “bastante preocupada” com a intenção da empresa que gere os aeroportos nacionais de aumentar as taxas aeroportuárias, considerando que se trata de uma medida “desproporcionada” e que vai acabar por ter “impacto nos preços das viagens para os residentes em Portugal” e na competitividade do país enquanto destino turístico.

Na altura, a companhia aérea nacional considerara também que o impacto do aumento das taxas, somado à forte subida no preço dos combustíveis, vai levar a “um aumento dos custos das companhias aéreas”, que terá “impacto nos preços das viagens para os residentes em Portugal” e que pode também afetar “a competitividade de Portugal como destino turístico”.

 

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Accor lança campanha de recrutamento em Lisboa

Ação decorre a 11 de outubro, no Sofitel Lisbon Liberdade, e vai selecionar colaboradores para sete hotéis do grupo na região de Lisboa, através de um “método de recrutamento novo e inovador”.

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O Grupo Accor vai lançar uma nova campanha de recrutamento na capital portuguesa que assenta num método inovador e que pretende “fazer face à escassez de recursos humanos na indústria”, avança o grupo de hotelaria em comunicado.

A nova campanha do Grupo Accor, denominada ‘Carreiras para Talentos’, vai ter lugar na próxima terça-feira, 11 de outubro, no Sofitel Lisbon Liberdade, entre as 9h00 e as 18h00, e prevê o recrutamento de colaboradores para posições de hotelaria e restauração em sete hotéis da área metropolitana de Lisboa, das marcas Ibis, Mercure, Novotel e Sofitel.

De acordo com o grupo, esta campanha recorre a um “método de recrutamento novo e inovador”, através do qual os colaboradores são selecionados pelo talento e não pelo CV, num processo baseado “na detecção das aptidões das pessoas para as profissões de cozinha, recepção, limpeza e restauração”.

“Os recrutadores de cada estabelecimento estarão presentes no Sofitel Lisbon Liberdade, em plena Avenida da Liberdade, durante todo o dia, para se encontrarem com os candidatos da região”, indica o Grupo Accor, explicando que os candidatos devem realizar uma inscrição online antecipadamente.

Após o registo, os candidatos devem “deslocar-se ao Sofitel Lisbon Liberdade no dia 11 de Outubro para uma entrevista de uma hora”, que será dividida em quatro etapas: simulação de uma situação da vida real inerente à função, feedback imediato por parte dos recrutadores, entrega de um “voucher de recrutamento” diretamente no local e, no dia seguinte e já no local de trabalho, uma conversa com o diretor do hotel ou pessoa responsável, seguida de assinatura de contrato.

Na informação divulgada, o grupo explica ainda que, neste dia, “cada marca recrutará para o seu próprio estabelecimento”, pelo que os candidatos vão encontrar no local de recrutamento várias  simulações e desafios, cujo objetivo passa por “detectar as aptidões dos candidatos: atenção ao detalhe, autonomia, eficiência, respeito pelas instruções, criatividade, precisão e organização.

“A nossa campanha de recrutamento Carreiras para Talentos é inclusiva e aberta a todos os perfis. Este método imersivo, dentro de um dos estabelecimentos do Grupo Accor, deverá permitir-nos iniciar um processo de recrutamento mais rápido e comprometido com os candidatos”, considera Carine Girard, VP de Talent & Culture do grupo para Portugal e Espanha.

 

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Meeting Industry

Novos expositores reforçam WTM London 2022

Para o evento que se realiza de 7 a 9 de novembro, no ExCeL London, estão já confirmados mais de 3.000 expositores, dos quais 70 são estreias absolutas no evento.

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A realizar de 7 a 9 de novembro, o World Travel Market London 2022 (WTM) soma novos expositores internacionais, anunciando já mais de 3.000 expositores confirmados dos quais 70 são estreias absolutas no evento.

Entre as estreias contam-se a participação da Associação dos Operadores Turísticos do Uganda e representantes da Organização Internacional do Turismo de Azadi que irão mostrar as diversas ofertas do Irão.

No “International Hub” do ExCeL London existirá a possibilidade de visitar novos participantes de hotéis, bancos, rent-a-cars ou DMC, com a organização a destacar o regresso da Embratur, Ruanda ou Quirguistão.

A organização destaca, igualmente, as presenças de destinos mais conhecidos como as Caraíbas, Espanha ou Portugal, bem como os espaços do Reino Unido e da Irlanda a terem mais do dobro da dimensão da edição do WTM de 2021, refletindo, segundo o WTM, “o crescente interesse do Reino Unido e Irlanda em promover ambos os destinos no formato ‘staycation’ e apelando aos turistas inbound”.

Juliette Losardo, WTM London Exhibition Director, destaca as estreias na edição deste ano, admitindo que “a participação de novas entidades, empresas e organismos é essencial para o setor andar para a frente”, revelando que “estão já confirmados expositores de mais de 100 países” no evento do próximo mês.

 

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Turkish Airlines transportou 7,3 milhões de passageiros em setembro

Companhia aérea turca transportou um total de 7,3 milhões de passageiros e registou um load factor de 85,4% nos voos operados em setembro.

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A Turkish Airlines transportou, em setembro, um total de 7,3 milhões de passageiros e registou um load factor de 85,4% nos voos operados, depois de ter aumentado a capacidade disponibilizada em 15,9% face a igual mês de 2019.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, 7 de outubro, a Turkish Airlines revela que, em setembro, alcançou um load factor de 90,2% nos voos domésticos e de 84,9% nos voos internacionais.

No acumulado até setembro, os resultados também são positivos, uma vez que a Turkish Airlines transportou já 53.9 milhões de passageiros, registando um load factor global de 79.7%.

A companhia aérea turca revela que, entre janeiro e setembro, o load factor dos seus voos domésticos foi de 86,6%, enquanto a ocupação dos voos internacionais chegou aos 79%.

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, a Turkish Airlines disponibilizou uma capacidade de 150,9 mil milhões de ASK (lugares por quilómetro), indicador que apresentou uma forte subida face aos 140,6 mil milhões de ASK que tinham sido disponibilizados em igual período de 2019.

Em setembro, a Turkish Airlines operou ainda um frota composta por 390 aeronaves

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Destinos

Reguengos de Monsaraz estabelece parceria com Universidade de Évora para conhecer perfil de visitantes do concelho

Parceria vai permitir o acesso a uma “plataforma de supercomputação que permite analisar na hora a informação estatística e do perfil do turista”. 

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A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz  assinou um protocolo com a Universidade de Évora e com a Turismo do Alentejo para o desenvolvimento no concelho do Projeto PISTA – Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo, através do qual vai ser possível definir o perfil dos visitantes do concelho.

De acordo com a autarquia, este projeto tem como base a Plataforma PISTA Digital, um sistema inteligente do turismo sustentável do Alentejo e Ribatejo, que vai ser implementado ainda este mês e que assenta numa “plataforma de supercomputação que permite analisar na hora a informação estatística e do perfil do turista”.

“A Plataforma PISTA será disponibilizada inicialmente aos postos de turismo e depois aos monumentos e aos agentes turísticos, possibilitando caracterizar os turistas que visitam o concelho e a região, partilhar a informação e ajudar nos processos de decisão”, refere um comunicado da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Com este novo sistema, a partir deste mês, os funcionários dos postos de turismo do concelho vão recolher logo informação sobre o visitante, como a faixa etária, género e nacionalidade, sendo que, se houver disponibilidade, serão também colocadas questões sobre o nível de escolaridade, sobre como obteve o visitante conhecimento relativo ao concelho e se é a primeira vez que o visita, além do número de noites de pernoita, motivo da visita e que tipo de informação solicita no posto de turismo.

“A informação obtida vai ajudar nos processos de decisão da autarquia e será útil para definir que materiais de promoção e divulgação deve criar ou atualizar, que ajustes deve fazer aos horários de funcionamento e como gerir os recursos humanos dos locais turísticos, em que feiras e eventos de promoção turística deve participar, mas também para analisar os fluxos de turistas no concelho”, refere a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Através da plataforma, os agentes turísticos também vão poder obterMonsaraz dados estatísticos, conhecimento sobre os turistas, avaliação dos riscos, custos, impacto e limites da sua atividade, identificação de oportunidades de inovação e de melhores soluções para a utilização dos recursos.

 

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R&R 2022

Meeting Industry

Algarve acolhe o Resort & Residential Hospitality Forum de 17 a 19 de outubro

O Resort & Residential Hospitality Forum vai ter lugar de 17 a 19 deste mês de outubro no Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort.

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Trata-se de um evento B2B dedicado ao investimento hoteleiro em Resorts e Residencial, organizada pelo Questex Hospitality+Travel Group, em parceria com o Turismo de Portugal, que assegura a sua presença em stand institucional.

O evento reúne marcas hoteleiras internacionais, investidores, decisores e operadores líderes no segmento e promove uma ampla discussão de temas relevantes, com vista a promover investimentos turísticos estratégicos nas regiões mais propensas ao investimento em resorts e conta com mais de 70 palestrantes e 400 participantes de mais de 20 países, revela a Agenda publicada na página oficial do Turismo de Portugal.

 

Entre sessões de formação de topo com oradores de classe mundial, eventos de networking que os liga a líderes na área dos resorts e do lazer, oportunidades para fechar negócios com mais de 70 investidores globais, tanto no evento em si, como nos momentos que o antecendem, e insights sobre os mais recentes empreendimentos, investimentos e inovações de empresas líderes, presentes no salão de exposições​, o programa conta com as presenças do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, bem como do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, refere a mesma fonte.

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Transportes

Norwegian transportou 1,9 milhões de passageiros em setembro

Em setembro de 2022, a Norwegian transportou quase o dobro dos passageiros do mesmo período de 2021. Segundo a companhia, as viagens de negócios deram um impulso.

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A Norwegian transportou, no mês de setembro de 2022, perto de 1,9 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 92% face aos 977 mil de a igual período de 2021. Este aumento deve-se, também, e segundo a empresa, “ao regresso das viagens de negócios”, referindo a Norwegian que a ocupação média foi superior a 85% no período em análise.

Geir Karlsen, CEO da Norwegian, refere na nota que comunica os resultados que, “setembro foi outro mês movimentado para viagens dentro, de e para os nórdicos”. Já quando à próxima temporada de Outono/Inverno, Karlsen salienta que “notamos uma procura particularmente alta por destinos internacionais, tanto cidades como praias”, adiantando ainda que os passageiros nórdicos “continuam a ter um forte desejo de viajar para o exterior”.

Além disso, o CEO da Norwegian destaca ainda o facto de o mercado corporativo “estar a retornar após a temporada de verão. O número de viajantes corporativos está agora a níveis pré-pandemia para nossas rotas comerciais domésticas mais frequentadas na Noruega”.

De referir ainda que, em setembro, a Norwegian operou uma média de 67 aviões, tendo completado 98,9% dos voos programados. No que diz respeito à pontualidade, a companhia aérea norueguesa indica um nível de 80,1%, embora saliente que 95% de todos os voos chegaram dentro do espaço de uma hora do previsto para a sua chegada.

Para 2023, a companhia diz estar “bem preparada para enfrentar o período mais calmo da temporada de inverno através de um planeamento rigoroso de rotas, termos flexíveis de locação de frota por meio de acordos de pagamento por hora, bem como acordos com os sindicatos”.

Para fazer face ao calendário de verão de 2023 e a uma “oferta aprimorada” para destinos populares de cidades e praias em toda a Europa, a Norwegian contratou mais 700 novos colaboradores para todas as bases”.

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