Air France-KLM aumenta oferta em 3,3%
O grupo Air France-KLM apresentou esta terça-feira, 02 de Novembro, a sua programação para o Inverno IATA, que começou domingo, de onde se destaca o aumento da oferta em 3,3%, face à mesma temporada do ano passado. Este incremento decorre, essencialmente, dos voos de longo curso (+4,1%), sendo que nos de médico curso a capacidade… Continue reading Air France-KLM aumenta oferta em 3,3%
Patricia Afonso
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O grupo Air France-KLM apresentou esta terça-feira, 02 de Novembro, a sua programação para o Inverno IATA, que começou domingo, de onde se destaca o aumento da oferta em 3,3%, face à mesma temporada do ano passado. Este incremento decorre, essencialmente, dos voos de longo curso (+4,1%), sendo que nos de médico curso a capacidade oferecida mantém-se praticamente inalterada (+0,5%).
Assim, só a Air France vai aumentar a oferta em 1,7%, o que se traduz num aumento de 2,5% nos voos de longo curso e uma diminuição de 1% nos de médio curso.
Em termos de destinos, desde o início do passado mês que a Air France oferece três novos destinos operados pelo Airbus A380, o maior avião comercial do mundo: Nova Iorque, cinco vezes por semana; Joanesburgo (voo diário); e Tóquio Narita (voo diário).
Os próximos dois modelos da Airbus que a Air France vai receber vão começar a trabalhar em Maio e Junho de 2011.
Para os destinos na América do Norte e a América Latina, a companhia francesa preparou um programa idêntico ao que tinha antes da crise que afectou o sector. Seis voos diários para Nova Iorque, um voo para Boston e outro para a cidade do México e volta a ter duas frequências diárias rumo ao Rio de Janeiro e a São Paulo.
Na Ásia, e como se tem assistido ao longo do ano em várias companhias aéreas, a Air France vai aumentar a sua oferta em 5,4%, repondo o voo diário para Bangalore. A linha Paris/Banguecoque passa a ter um Airbus A340 “inteiramente dedicado a este destino visto que os troços que continuavam para o Vietname foram eliminados”.
Já as ligações a Ho Chi Minh e Hanoi são, a partir de agora, directas, beneficiando de cinco voos semanais, numa parceria com a Vietnam Airlines.
Para Tóquio, além do voo para Narita a bordo do A380, a companhia francesa disponibiliza uma frequência por dia para Haneda, operada pelo seu parceiro Japan Airlines.
No continente africano, a transportadora vai começar a voar para Bata, na Guiné Euatorial, que deverá ter dois voos semanais via Malabo, enquanto esta cidade tem uma frequência por dia.
Para Pointe Noire, a Air France começa a voar cinco vezes por semana, tal como para Liberville, embora estes voos sejam mediante autorização das autoridades do Gabão. Já a linha para Djibouti ganha dois voos, passando a ter três frequências semanais.
Também a oferta para a Arábia Saudita vai ser incrementada, com ligações diárias a Riade e Jeddah, no âmbito de um acordo de code-share com a Saudi Arabian Airlines.
Por fim, no programa de longo curso, a companhia francesa vai aumentar a capacidade no Oceano Índico, com o incremento do número de voos para a Reunião – nove voos por semana no conjunto da época.
No que diz respeito aos voos de médio curso, Oslo, Oviedo e Verona vão ter mais uma frequência a partir de Paris, levando o número de voos para 3 nas duas primeiras cidades e quatro na última.
Sofia, na Bulgária, terá dois voos diários, como parte de uma parceira assinada com o país, sendo que uma das ligações será operada pelo próprio.
“Um acordo de cooperação comercial foi igualmente assinado com a primeira companhia doméstica do Reino Unido, Flybe, alargando as ligações entre o Reino Unido e a França”; refere o grupo no comunicado.
Toulouse/Dusseldorf, com um voo diário da Régiona, e Toulouse/Hamburgo, com uma frequência por dia operada pela Brit Air, são outras das novidades, com ao voos a partir de Lyon para Copenhaga, Munique e Madrid a serem cancelados.
“A rede da filial CityJet é reestruturada a partir de London City”, o que significa mais uma frequência para Orly, passando a seis voos diários; Dublin passa a ter apenas quatro; Ediburgo três; Amesterdão oito e Dundee dois. Já a ligação a Jersey é suspensa.
No eixo França-Países Baixos, a Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam-Schiphol continua com 12 frequência por dia – seis voos operados pela Air France e outro seis pela KLM – e a ligação Lyon/Amesterdão perde um voo, para três.
“Na rede doméstica, a principal novidade é a reabertura da linha Nantes-Orly com 4 frequências diárias. O objectivo é propor em Orly correspondências para os voos Air France com destino a Caiena, Fort de France, Pointe-à-Pitre e a Reunião. De salientar que estes voos são efectuados pelos mesmos aviões que asseguram já as rotações Nantes-London City e Orly-London City.”, diz o comunicado.