Air France-KLM recupera em Junho
A Air France-KLM melhorou a sua actividade, no mês de Junho de 2010, no que concerne ao tráfego e às receitas unitárias, resultado da melhoria na procura e da “gestão prudente” da capacidade, indica o grupo. Em Junho de 2010, a Air France-KLM transportou 6,454 milhões de passageiros, mais 1,3 por cento do que no… Continue reading Air France-KLM recupera em Junho
Patricia Afonso
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A Air France-KLM melhorou a sua actividade, no mês de Junho de 2010, no que concerne ao tráfego e às receitas unitárias, resultado da melhoria na procura e da “gestão prudente” da capacidade, indica o grupo.
Em Junho de 2010, a Air France-KLM transportou 6,454 milhões de passageiros, mais 1,3 por cento do que no mesmo mês do ano anterior. O tráfego, medido em RPK , aumentou 4,7 por cento e a capacidade, medida em ASK, 0,4 por cento, face a 2009, o que permitiu uma subida do load factor de 3,5 pontos percentuais, para os 83,8 por cento.
A rede da região Ásia-Pacífico foi a que apresentou melhores resultados, com um aumento dos passageiros embarcados de 13,6 por cento, face a Junho de 2009. Nestas ligações, o tráfego aumentou 14,1 por cento e a capacidade 3,9 por cento, o que levou a uma taxa de ocupação de 88,8 por cento, mais 7,9 pontos percentuais.
A Europa, incluindo França, foi uma das redes que obteve piores valores. A capacidade na rede europeia continua a ser adaptada, tendo sido reduzida em 4,7 por cento. Também o tráfego diminuiu, embora ligeiramente (0,8 por cento), tendo o load factor crescido 3 pontos percentuais, para os 75,9 por cento. No total, foram transportados 4,455 milhões de passageiros, menos 0,3 por cento do que no mesmo mês do ano anterior.
Em relação a receitas, o RASK (receita por quilómetro/lugar oferecido) “aumentou fortemente”, indica a Air France-KLM em comunicado, justificando a subida com as classes económica e premium.
“No longo-curso, a subida foi especialmente marcada nas redes da Ásia, América do Norte e América Latina. No médio-curso, as rotas Paris-Europa continuam a beneficiar do lançamento do produto ‘Premium eco’, adaptado aos viajante em negócios, e que obteve uma resposta positiva da parte dos clientes”, indica o grupo.