Croácia está a apostar em força no Turismo Náutico

Por a 19 de Maio de 2010 as 19:15

“Neste momento os principais produtos para a Croácia são os circuitos organizados em autocarro, cruzeiros em veleiros; e o fly & drive”, revelou Sania Jelic. Em entrevista ao Publituris, a directora do Turismo da Croácia diz que “estes produtos são bastante bons para um primeiro contacto dos turistas na Croácia, isto porque permitem, consoante o interesse individual de cada viajante, conhecer o vasto património cultural e natural do nosso país, como as mais de mil ilhas que existem na costa do Adriático. Estes produtos permitem que o viajante independente organize a viagem à Croácia à sua medida”, justificou.

O Turismo da Croácia afirma no comunicado enviado à redacção que “os amantes da náutica encontram na Croácia um país ideal para as suas férias. Um total de 1.244 ilhas, ilhotes e penhascos, das quais 50 são habitadas, percorrem 5.951 quilómetros de comprimento exibindo uma grande diversidade paisagística onde é possível encontrar baías escondidas e praias desertas”. Além disso, a Croácia conta com infra-estruturas náuticas que permitem alugar barcos à vela ou a motor nas suas marinas (www.hgk.hr).

Um dos principais aliciantes para os navegantes é a distribuição das ilhas, muito próximas umas das outras – de Rijeka a Dubrovnik, não se distanciam mais que dez milhas náuticas entre si. Entre as ilhas e o litoral, encontram-se locais ideais para navegar à vela graças à costa sinuosa, às correntes e aos ventos locais, existem mais de 1.500 baías e portos onde se pode ancorar e passar a noite.

A Croácia conta com 54 marinas tradicionais com pontos de ancoragem permanentes e para amarração de trânsito comercial (num total de 15.188 pontos de ancoragem no mar e 4.338 em docas). Para além das marinas, os navegantes têm à disposição diversos ancoradouros, portos comunitários e praias equipadas para receber barcos de várias dimensões. O maior número de marinas concentra-se na costa ocidental da Ístria e na zona de Zadar a Vodice. Outra opção são os portos desportivos, que têm normalmente locais de amarração livre.

Os ventos mais predominantes são o Bora, um vento seco e frio de noroeste que sopra em rajadas e que refresca no Verão, embora seja mais frequente no Inverno; o Siroco, vento húmido que sopra do mar – mais frequente no Sul – pode provocar ondas altas; e o Mistral vento refrescante que sopra no Verão desde o mar durante o dia e desaparece ao anoitecer.

Zonas para Navegacão:

Ìstria: A sua costa é plana e ondulante, com muitas baías, abundante vegetação e pequenas localidades. Destacam-se lugares como Pula, Porec, Vrsar, as ilhas de Briuni, o Parque Nacional, a lagoa de Raska, o porto de Krnicka luka e a cidade de Rabac.

Kvarner: As ilhas de Kvarner, próximas de Velebit, apresentam um aspecto totalmente diferente. A região Norte é árida e sofre a influência do Bora, enquanto o Sul é coberto por uma abundante vegetação mediterrânea. Encontram-se nesta região várias ilhas de grandes dimensões como Krk, Cres, Lošinj, Rab e Pag, e outras bastante mais pequenas como Susak, Ilovik, Premuda, Silba, Olib, Ist ou Molat. Por toda a costa, e em algumas das ilhas, há marinas equipadas, tais como as de Ičići, perto de Opatija, em Cres e em Punat, na ilha de Krk.

Dalmácia: Aqui se encontra uma costa plana e fértil e algumas das áreas residenciais mais antigas do Adriático como Nin, Zadar, Biograd ou Šibenik. Nesta região há uma série de ilhas, como Dugi otok, Ugljan e Pašman, as Kornati (arquipélago que agrupa 140 ilhas e ilhotes), Iž, Murter, Zlarin, Žirje, Prvić e Krapanj. É ainda possível desfrutar do Parque Nacional de Kornati e de pequenas aldeias de ilhéus ou visitar as lagoas de Telašćica ou Tijašćic. Outra opção interessante é entrar no continente através da foz do rio Krka, perto de Sibenik e do lago Prokljansko, até Skradin, uma pequena localidade junto ao parque nacional Krka, cujas cataratas são um dos lugares mais surpreendentes da Croácia. As ilhas da Dalmácia são consideradas as mais belas do Adriático: Šolta, Brač, Hvar Vis, Biševo, Svetac, Korčula, Lastovo, Sušac, Mljet, Jakljan, Šipan, Lopud, Koločep e Lokrum são apenas as maiores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *