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Turismo do Porto e Norte faz acordo com Associação de Municípios do Vale do Ave

O Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação de Municípios do Vale do Ave – AMAVE assinam esta terça-feira um protocolo de colaboração. Esta parceria visa fomentar sinergias comuns para o desenvolvimento social, cultural e económico da região Norte em geral e dos municípios integrantes da AMAVE em particular (Vieira do Minho,… Continue reading Turismo do Porto e Norte faz acordo com Associação de Municípios do Vale do Ave

Sónia Gomes Costa
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Turismo do Porto e Norte faz acordo com Associação de Municípios do Vale do Ave

O Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação de Municípios do Vale do Ave – AMAVE assinam esta terça-feira um protocolo de colaboração. Esta parceria visa fomentar sinergias comuns para o desenvolvimento social, cultural e económico da região Norte em geral e dos municípios integrantes da AMAVE em particular (Vieira do Minho,… Continue reading Turismo do Porto e Norte faz acordo com Associação de Municípios do Vale do Ave

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O Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação de Municípios do Vale do Ave – AMAVE assinam esta terça-feira um protocolo de colaboração. Esta parceria visa fomentar sinergias comuns para o desenvolvimento social, cultural e económico da região Norte em geral e dos municípios integrantes da AMAVE em particular (Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Fafe, Guimarães, Vizela, V.N. Famalicão, Trofa, Santo Tirso, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto).

Neste âmbito, este protocolo prevê a optimização e divulgação da oferta turística através da partilha de know-how, organização e promoção de iniciativas com outras instituições, como a ACTE – Associação das Regiões Têxteis Europeias, apoio a programas como o Provere Minho IN, ou a monitorização e produção de informação relativamente à actividade turística do Vale do Ave.

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Transportes

Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026

o primeiro dos iates de luxo da Four Seasons, que vai contar com 95 suítes, vai começar a navegar nas Caraíbas, em janeiro de 2026, sendo posteriormente posicionado no Mediterrâneo.

A Four Seasons vai entrar no negócio do turismo marítimo e prepara-se para lançar, em 2026, uma linha de iates de luxo, cujo primeiro navio já está a ser construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, e que entra em operação em janeiro de 2026.

De acordo com a publicação britânica Travel Weekly, o primeiro dos iates de luxo da Four Seasons, que vai contar com 95 suítes, vai começar a navegar nas Caraíbas, sendo posteriormente posicionado no Mediterrâneo.

Ao longo do primeiro ano de operação, o primeiro iate de luxo da Four Seasons vai visitar mais de 130 destinos em 30 países, itinerários que podem ser combinados e que permitem até incluir pré e pós-tours nos portos de embarque, com alojamento em hotéis da Four Seasons.

Nas Caraíbas, os primeiros itinerários desta embarcação têm a duração de sete noites e vão visitar St Barths, Nevis, Granadinas, Santa Lúcia, Barbados, Martinica, Guadalupe, Curaçao e Aruba.

A partir de março, o iate de luxo da Four Seasons muda-se para o Mediterrâneo, onde o navio começa a realizar itinerários a partir de dia 26, neste caso, com escalas na Croácia, Gibraltar, ilhas gregas, Montenegro, Itália, Espanha e Turquia.

Além de 95 suítes para alojamento dos passageiros, o primeiro iate de luxo da Four Seasons vai contar também com 11 opções gastronómicas, oferta de spa e bem-estar, e piscina exterior de generosas dimensões, uma vez que conta com quase 19 metros de comprimento e cinco metros de largura, sendo considerada a maior existente num navio.

“Estamos entusiasmados por mostrar destinos de tirar o fôlego e o design de classe mundial que aguardam os hóspedes a bordo do Four Seasons Yachts à medida que nos aproximamos da nossa temporada inaugural em 2026”, afirma Alejandro Reynal, presidente e CEO da Four Seasons.

 

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Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo

A Delta foi considerada, pela análise da Brand Finance, como a companhia aérea mais valiosa do mundo. De resto, os três primeiros lugares são liderados por companhias aéreas dos EUA.

Segundo a análise anual da Brande Finance, a Delta é a companhia aéreas mais valiosas do mundo, com um valor de 10,8 mil milhões de dólares (cerca de 9,96 mil milhões de euros), correspondendo a uma subida de 21% face ao ranking anterior.

O ranking coloca, de resto, três companhias aéreas norte-americanas nos três primeiros lugares, sendo o segundo lugar ocupado pela American Airlines, com um valor de 10,2 mil milhões de dólares (cerca de 9,4 mil milhões de euros) e uma subida de 21% face a 2023, e a terceira posição pela United Airlines, atribuindo-lhe um valor de 8,7 mil milhões de dólares (cerca de 8 mil milhões de euros), uma evolução de 11% relativamente ao ranking do ano passado.

As restantes sete posições do ranking das companhias aéreas da Brand Finance pertencem a: 4.ª Emirates (6,6 mil milhões de dólares); 5.ª Southwest (5,4 mil milhões de dólares; 6.ª British Airways (3,2 mil milhões de dólares); 7.ª Qatar Airways (3,1 mil milhões de dólares); 8.ª Air Canada (2,8 mil milhões de dólares); 9.ª China Southern Airlines (2,8 mil milhões de dólares); e 10.ª Ryanair (2,5 mil milhões de dólares).

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TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%

A partir desta quarta-feira, 27 de março, a TAAG Linhas Aéreas de Angola aumenta de 1% para 6% a comissão atribuída às agências de viagens em todas as emissões efetuadas através de BSP, para bilhetes emitidos em Portugal, em voos internacionais ou regionais.

A TAAG Linhas Aéreas de Angola anunciou que, a partir desta quarta-feira, 27 de março, “todas as emissões efetuadas através de BSP, para bilhetes emitidos em Portugal, em voos internacionais ou regionais” passam a contar com uma comissão de 6%.

“A partir de 27 de março de 2024, a comissão de vendas em todas as emissões efetuadas através de BSP, para bilhetes emitidos em Portugal, em voos internacionais ou regionais, com a chapa da TAAG (118), será alterada de 1% para 6%”, lê-se numa nota informativa da TAAG.

A companhia aérea angolana explica o aumento da comissão para as agências de viagens “com o objetivo de alinhar a TAAG Linhas Aéreas de Angola com a situação atual do transporte aéreo”.

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ONU Turismo atenta aos desafios do turismo nas cidades e territórios

O Turismo da ONU e o Programa ONU-Habitat formaram uma parceria para discutir o papel e os desafios do turismo nas cidades e territórios.

O encontro sob o tema “Avançar o Turismo Urbano Sustentável: desenvolvendo ferramentas para promover boas práticas nas cidades”, reuniu, no País Basco, especialistas de agências da ONU, organizações internacionais, representantes de governos nacionais, regionais e governos locais, academia e setor privado.

O grupo de peritos explorou como o setor pode contribuir para a criação de cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, bem como para enfrentar os desafios do turismo urbano.

Representantes de Amesterdão, Barcelona, ​​Bilbau, Génova, Medellín, Porto, Valência, Veneza, bem como do País Basco, partilharam as suas políticas e práticas promovendo o intercâmbio de conhecimentos e oportunidades de colaboração mútua.

As conclusões da reunião do grupo de especialistas aprofundarão o trabalho de ambas as agências da ONU no avanço de cidades e territórios sustentáveis ​​e resilientes e servirão para orientar os governos regionais e locais e outras partes interessadas na identificação dos principais desafios enfrentados pelo turismo urbano, a fim de avançar em direção à sustentabilidade, fornecendo-lhes ferramentas e propostas para enfrentá-los.

As conclusões da reunião servirão também para preparar as discussões e eventos sobre turismo urbano sustentável no 12º Fórum Urbano Mundial (WUF 12) em novembro de 2024 no Cairo, Egito e no Fórum de Câmaras Municipais para o Turismo Urbano Sustentável, liderado pelo Turismo da ONU.

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Emprego e Formação

Formação Executiva em Turismo Militar inicia-se a 4 de abril

A nova ação formativa, gratuita e em formato online, inicia-se no próximo dia 4 de abril e pretende dar a conhecer os aspetos mais relevantes do Turismo Militar em Portugal, com vista à promoção e disponibilização de serviços de qualidade em todos os recursos relacionados com este segmento turístico.

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A nova formação executiva em Turismo Militar, que visa dotar os formandos de conhecimentos técnicos que lhes permitam acolher, informar e guiar os visitantes e turistas que procuram conhecer e visitar os recursos nacionais relacionados com o Turismo Militar, inicia-se no próximo dia 4 de abril.

A iniciativa, desenvolvida pelo Turismo de Portugal, através da sua rede de escolas, em colaboração com Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, pretende dar a conhecer os aspetos mais relevantes do Turismo Militar em Portugal, com vista à promoção e disponibilização de serviços de qualidade em todos os recursos relacionados com o Turismo Militar, nomeadamente no que concerne às condições de visitação, acessibilidade e sustentabilidade, contribuindo para a valorização e a salvaguarda do património material e imaterial associado à história militar nacional.

O Turismo de Portugal indica que são destinatários as entidades gestoras de recursos de Turismo Militar, municípios com património relacionado com este segmento turístico, profissionais do setor do turismo incluindo empresas de animação turística, agências de viagens e turismo, alojamento turístico, restauração, bem como entidades, públicas ou privadas, ligadas ao património histórico-militar.

​A formação executiva decorre às terças e quintas, pelas 14h30, na Academia Digital do Turismo de Portugal.​

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Hotelaria

Hotéis de Macau fixam novo recorde de hóspedes pelo segundo mês consecutivo

Os estabelecimentos hoteleiros de Macau acolheram mais de 1,22 milhões de hóspedes em fevereiro, estabelecendo um novo recorde pelo segundo mês consecutivo.

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De acordo com dados oficiais da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o número de hóspedes nos 46 mil quartos em 141 hotéis e pensões da região chinesa subiu 39,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado e 14,2% face a 2019.

Foi também o número mais elevado de sempre em fevereiro. O anterior recorde, 1,08 milhões de hóspedes, tinha sido fixado no início de 2019, antes da pandemia de covid-19, numa altura em que Macau tinha apenas 39 mil quartos em 117 estabelecimentos hoteleiros.

Os estabelecimentos hoteleiros do território já tinham fixado um novo recorde ao receberem mais de 1,32 milhões de hóspedes em janeiro, o número mais elevado de sempre para o primeiro mês do ano.

Apesar do aumento do número de quartos e de hotéis e pensões, a ocupação média atingiu 85,6%, mais 9,5 pontos percentuais do que em fevereiro de 2023, mas ainda longe da taxa de 91,9% registada em 2019.

O preço médio dos quartos de hotel em Macau também aumentou em fevereiro, mais 28,4% em comparação com o mesmo mês de 2023, de acordo com dados da Associação de Hotéis de Macau, que reúne 43 hotéis locais.

Um relatório, divulgado pela Direção dos Serviços de Turismo, revelou que o preço médio se fixou em 1.545 patacas (177 euros) no mês passado, mais 2% do que em fevereiro de 2019, antes do início da pandemia.

Os números traduzem uma recuperação no setor do turismo de Macau, que começou, a partir de dezembro de 2022, a cancelar a maioria das medidas de prevenção e contenção no território, que, à semelhança da China continental, seguiu a política ‘zero covid’.

No início de janeiro de 2023, a região chinesa abriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, invertendo uma proibição que durou quase três anos.

Em 2023, os hotéis e pensões de Macau acolheram 13,6 milhões de hóspedes, mais 165,4% do no ano anterior, e com uma ocupação média de 81,5%, mais do dobro do registado em 2022, revelou a DSEC.

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Alojamento

Cidade da Praia vai ganhar primeiro 5 estrelas sob gestão do Grupo Barceló

O primeiro hotel de cinco estrelas na cidade da Praia (Cabo Verde) abre as portas no próximo mês de maio sob gestão do Grupo Barceló. A nova unidade vai criar entre 60 e 70 postos de trabalho.

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A Valor Hotéis e Turismo (VHT) investe no primeiro hotel de cinco estrelas na Cidade da Praia (capital de Cabo Verde) a ser gerido pela marca Barceló.

Depois de um processo de aprimoramento, à procura de alinhamento com os melhores padrões de qualidade internacionais, a Valor Hotéis e Turismo vê concretizada a sua ambição de elevar a qualidade da oferta turística na Cidade da Praia, com a conclusão do seu tão aguardado hotel localizado na Prainha, anuncia a empresa proprietária nas redes sociais.

A Valor Hotéis e Turismo partilha ainda que o posicionamento internacional e a operacionalização de uma unidade hoteleira com essas características, o primeiro e único de cinco estrelas da capital do país, “requer expertise e experiência profissional, só encontradas em cadeias hoteleiras com reconhecida notoriedade internacional”.

É neste sentido que a VHT selecionou, para operacionalizar o seu hotel, o Grupo Barceló, considerada uma das mais prestigiadas cadeias hoteleiras internacionais, com mais de 245 hotéis, em mais de 21 países, uma rede de agências de viagens e de operadores turísticos e uma companhia de aviação, o que representa “uma mais-valia não só para o sucesso do hotel, mas também para o posicionamento da ilha de Santiago como um destino turístico de qualidade”, indica ainda.

O novo cinco estrelas irá oferecer 70 quartos, 10 suites, incluindo uma suite presidencial, dois restaurantes, uma sala de conferências e uma piscina infinita. O principal restaurante do hotel terá o nome de Jasmim.

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Hotelaria

Hotelaria de Cabo Verde bate recorde de hóspedes em 2023

Os estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde bateram o recorde de hóspedes em 2023, ultrapassando o um milhão, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

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O ano fechou com 1.010.739 hóspedes, que proporcionaram 5.150.806 dormidas, ou seja, aumentos de 20,9% e 26,0%, respetivamente, face ao ano de 2022.

Os números superam também os valores pré-pandémicos: “face ao ano de 2019, registou-se um crescimento de 23,4% no número de hóspedes” e “um acréscimo de 0,7%” no número de dormidas.

O Reino Unido manteve-se em 2023 como principal país de proveniência de turistas, “mas os Romenos destacaram-se com a maior permanência em Cabo Verde, com uma estadia média de 6,5 noites”.

A ilha do Sal continua a ser a ilha mais procurada, representando 57,1% das entradas nos estabelecimentos hoteleiros.

Os hóspedes permaneceram, em média, cinco noites nos estabelecimentos hoteleiros e a taxa de ocupação por cama, em média, foi de 52%.

Os números da hotelaria estão em linha com os referentes à entrada de turistas, anunciados pelo ministro do turismo em entrevista à Lusa, em fevereiro, quando Carlos Santos anunciou que Cabo Verde bateu um novo recorde de visitantes, com mais de 900 mil turistas, em 2023.

As previsões apontam para um crescimento sustentado do turismo em Cabo Verde, desde que haja investimento em alojamento e outras infraestruturas para responder à procura.

A nível internacional, o objetivo é “consolidar” os mercados europeus, responsáveis por mais de 90% dos turistas que viajam para o arquipélago, mas também captar visitantes de países africanos e americanos, tais como, Brasil e Estados Unidos.

O turismo, setor responsável por cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, centra-se nas ilhas do Sal e da Boavista.

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Transportes

Flixbus aumenta viagens domésticas e internacionais para a Páscoa

Nesta Páscoa, a operação da Flixbus cresce “25% nas viagens domésticas, 65% nas ligações a França, e em mais de 70% nas ligações a Espanha, de forma a dar resposta ao aumento da procura”.

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A Flixbus anunciou um aumento da sua operação para o período festivo da Páscoa, ao longo do qual vai contar com mais 25% de viagens domésticas em Portugal e mais 70% a nível internacional, informou o operador de transporte expresso de passageiros.

De acordo com a Flixbus, nesta Páscoa, a operação cresce “25% nas viagens domésticas, 65% nas ligações a França, e em mais de 70% nas ligações a Espanha, de forma a dar resposta ao aumento da procura”.

A empresa de transporte expresso de passageiros destaca que, a nível nacional, vai disponibilizar 124 viagens diárias entre Lisboa e Porto, até à próxima semana, enquanto o Algarve, que deverá ser “o terceiro destino mais procurado dentro da rede Flixbus nesta Páscoa”, vai contar com “um reforço da oferta de cerca de 40% só nas viagens domésticas”.

Esta semana, a Flixbus abriu também novas linhas nacionais, passando a ligar Lisboa e de Viseu a Tondela, que passa assim a ser uma das novas cidades a integrar a rede da FlixBus.

Além de Tondela, a Flixbus anunciou que também o Fundão passa a integrar a sua rede doméstica, sendo possível viajar a partir desta cidade da Beira-Baixa para a Guarda ou para Lisboa.

A nível internacional, a Flixbus vai reforçar as ligações a Espanha e a França, com a empresa a indicar que, no total, há um aumento de mais de 70% nas ligações internacionais a partir do Porto, Lisboa e de Faro para Espanha. Já nas ligações internacionais para França, a Flixbus vai realizar um aumento de cerca de 65% na oferta de linhas internacionais entre Portugal e a França.

“A proposta de valor da Flixbus é reconhecida e valorizada por um número cada vez maior de passageiros nacionais e estrangeiros. A Flixbus é líder mundial em tecnologia de viagens e uma marca de confiança reconhecida nacional e internacionalmente. Oferecemos viagens confortáveis, seguras, sustentáveis, e, claro, económicas, através de uma experiência digital simples e um processo de reserva intuitivo e descomplicado”, defende Pablo Pastega, diretor-geral da Flixbus para Portugal e Espanha.

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Hotéis da Guestcentric já alcançaram 40% das receitas de 2023

No primeiro trimestre de 2024, os cerca de 400 hotéis que integram o portefólio de clientes da Guestcentric registaram receitas de estadias hoteleiras equivalentes a 40% do total de receitas registadas em 2023.

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Desta forma, estes valores apontam para um aumento potencial no total de estadias e receitas entre 5% a 10% até ao final do ano, como a Guestcentric indica em comunicado.

A empresa afirma que “os visitantes dos Estados Unidos da América permanecem como o principal mercado para os hotéis portugueses”, um aumento que refere coincidir com “a chegada de mais marcas hoteleiras norte-americanas por todo o país”, numa tendência que acredita “atrair competências especializadas e elevar os níveis salariais”.

“Os dados que observámos no primeiro trimestre de 2024 indicam não só um crescimento, mas uma mudança transformadora no setor da hotelaria. Hotéis e alojamentos por todo o País estão a evoluir para satisfazer a procura e as preferências – em mutação constante – dos viajantes internacionais. No entanto, este crescimento será acompanhado por grandes mudanças, às quais as empresas do setor devem impreterivelmente adaptar-se. A evolução para uma oferta mais sofisticada e diversificada não é apenas uma resposta à procura do mercado, mas uma oportunidade para elevar toda a experiência turística em Portugal”, refere Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.

A Guestcentric, uma empresa de software e serviços de marketing digital na cloud, permite aos empresários hoteleiros comunicar a sua marca online e promover o seu produto e serviços, ligando-se aos clientes em todas as plataformas digitais. A plataforma “tudo-em-um” da Guestcentric fornece aos hotéis uma solução unificada, que acompanha e gere a viagem online dos seus hóspedes.

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