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Transportes

Porto de Portimão recebe 4500 turistas em Abril

Durante o mês de Abril, Portimão vai receber oito navios, com um total de cerca de 4500 passageiros.

Susana Leitão
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Porto de Portimão recebe 4500 turistas em Abril

Durante o mês de Abril, Portimão vai receber oito navios, com um total de cerca de 4500 passageiros.

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Durante o mês de Abril, Portimão vai receber oito navios, com um total de cerca de 4500 passageiros. A primeira escala está agendada para amanhã (terça-feira), com o Eurodam, da Holland America Lines, que vai passar pela primeira vez por Portimão, rumo a Cádiz, com 2104 passageiros e 929 tripulantes. Segue-se, no dia 19, outro estreante, o Marco Polo, da Global Maritime, que se dirige a Gijón com 800 turistas e uma tripulação de 356 elementos.

No dia 22 vão escalar Portimão os navios Star Flyer, da Star Clippers, com 170 passageiros e 72 tripulantes rumo a Cádiz e Seabourn Legend, pertencente à companhia Seabourn, com 208 turistas e 164 tripulantes, que viajam para Gibraltar.

O Sea Cloud II”, da Sea Cloud Cruises, regressa ao Porto de Cruzeiros no dia 24, enquanto no dia seguinte será a vez do Wind Star, da Windstar Cruises, voltar a Portimão, com 168 turistas e uma tripulação de 91 elementos, em direcção a Cadíz.

Por último, o dia 27 será marcado por duas escalas e duas estreias – o Grand Voyager, da Ibero Cruceros e considerado o mais rápido navio de cruzeiros do mundo, com 836 passageiros e 360 tripulantes que se deslocam para Vigo, enquanto o Prince Albert II, da Silversea, navega com 132 passageiros e 111 tripulantes, rumo a Lisboa.

Para o mês de Maio são esperadas 15 escalas, com mais de 9500 visitantes, num ano em que vão passar pelo Porto de Cruzeiros de Portimão o dobro dos navios face a 2009.

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Aviação

Aena anuncia investimento de 370M€ no aeroporto de Congonhas (São Paulo)

O aeroporto de Congonhas, o segundo maior do Brasil e localizado na Zona Sul de São Paulo, vai ganhar um novo terminal de passageiros até junho de 2028. A medida faz parte de um pacote de intervenções anunciado pela concessionária Aena.

A imprensa brasileira noticia que o grupo espanhol, que assumiu a concessão de 11 aeroportos no Brasil no último ano, vai investir só em Congonhas, o segundo maior do país, dois biliões de reais (cerca de 370 milhões de euros) nos próximos quatro anos. Durante as obras, a infraestrutura manterá a operação. A Aena pretende entregar as obras em junho de 2028 e operar o aeroporto até 2058.

O aeroporto terá infraestrutura para receber aviões maiores, como o Airbus A321, e realizar voos internacionais para países da América Latina. Com capacidade operacional aumentada, o aeroporto poderá movimentar 29,5 milhões de passageiros por ano, contra pouco mais de 22 milhões gerados em 2023

Entre as intervenções imediatas previstas para 2024 constam, entre outras, a reordenamento das vias de acesso no aeroporto, com incremento de 250 metros para embarque e desembarque de passageiros; Atualização do sistema de ar-condicionado do terminal; Reordenamento e ampliação da área de raio-x; Ampliação da sala de embarque.

As melhorias com conclusão prevista para junho de 2028 passam pelo aumento da área de embarque e desembarque; Novo terminal, que será utilizado para embarques, enquanto o atual ficará para desembarques; Novo salão de check-in; Substituição das 12 portas de embarque existentes e implantação de outras sete; Novo sistema de processamento de bagagens, com mais sete carrosséis e duas novas esteiras de restituição; Novo pátio de 215 mil m2 para aviação comercial; Nova subestação elétrica, com uso de energia limpa; Novas salas VIP.

Além de Congonhas, a empresa vai gastar 2,5 mil milhões de reais (463 milhões de euros) nos outros 10 aeroportos do país cuja gestão foi adjudicada no último concurso.

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Docente da UC nomeada para o Urban Tourism Research Hall of Fame

A docente da Universidade de Coimbra (UC), Cláudia Seabra, foi nomeada para o Urban Tourism Research Hall of Fame pela investigação desenvolvida na área do turismo urbano.

Esta distinção, segundo a UC, destaca o trabalho de investigação excecional que a investigadora tem vindo a desenvolver na área do turismo urbano. É atribuída pela International Tourism Studies Association (ITSA) e pelos editores do International Journal of Tourism Cities (IJTC).

A mesma fonte realça que os investigadores a quem é atribuída esta distinção são nomeados por um júri composto por membros da ITSA e do IJTC tendo por base o número de citações de artigos científicos e livros na Web of Science, Scopus e Google Scholar, o impacto das investigações e ainda o tempo de investigação nas suas áreas de atuação.

Cláudia Seabra, citada na página oficial da Universidade de Coimbra, acentua que um prémio destes “leva-nos a pensar que mais importante do que o que já fizemos, é o que ainda podemos e devemos fazer”, para sublinhar que “os desafios da indústria turística nos destinos urbanos são, de facto, muitos. Estes destinos são cada vez mais pressionados pela procura turística. Por isso, são muitas as problemáticas, especialmente no que toca à sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental”.

A docente e investigadora refere ainda que “os crescentes riscos que estes territórios enfrentam são uma área complexa e premente que merece um grande investimento no seu estudo”.

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Evolution Cascais-Estoril | Créditos: DR

Hotelaria

Hotelaria liderou investimento imobiliário em Portugal no ano passado

Em 2023, o setor hoteleiro atraiu 40% do total de investimento imobiliário realizado em Portugal, o que se traduziu em 605 milhões de euros.

Os números constam na 9ª edição do “The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide”, que surge de uma parceria entre a consultora CBRE e a sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA).

De acordo com o estudo, o setor hoteleiro foi a “estrela” de investimento imobiliário em 2023 no território nacional, seguido pelo mercado de retalho, que conseguiu captar 35% do total deste tipo de investimento, ou seja, 550 milhões de euros.

Segundo a CBRE, a cidade de Lisboa ganhou 20 novos hotéis no ano passado, maioritariamente de quatro estrelas e com cerca de 2.000 quartos, sendo que para 2024 já estão previstos outras 20 unidades, com um total de 2.000 quartos.

Por outro lado, a consultora indica que no Porto surgiram dez novos hotéis em 2023, maioritariamente de cinco estrelas e com cera de 1.000 quartos, prevendo a abertura de mais 15 novos hotéis em 2024.

Já no mercado de retalho, em 2023, a análise destaca que foram inaugurados três retail parks e foram ainda abertas 93 lojas em Lisboa e 67 no Porto.

Investimento imobiliário decresceu cerca de 50% face a 2022

Apesar de a hotelaria ser dada como líder em 2023 no que diz respeito ao investimento imobiliário, o estudo dá conta de que “as elevadas taxas de juro, juntamente com os receios de uma recessão económica, conduziram a um declínio significativo dos volumes de investimento imobiliário a nível mundial”, uma tendência a que Portugal não escapou: em 2023 o país captou um total de investimento de 1,6 mil milhões de euros, um decréscimo de cerca de 50% face ao ano anterior.

Volume de negócios de investimento em imóveis de rendimento em Portugal | Créditos: CBRE

No estudo é apontado que “a forte atividade de investimento observada desde 2015 tem visado sobretudo os setores de escritórios e centros comerciais, embora o interesse se tenha diversificado para outras classes de ativos”. Como é referido, “a maior aceitação do risco tem atraído o interesse de vários investidores para outros ativos operacionais, como hotéis, residências para estudantes e cuidados de saúde”.

No caso de Portugal, a CBRE e a VdA indicam que “o abrandamento da atividade de investimento não tem sido motivado pelo desempenho operacional dos ativos, mas é sobretudo motivado por uma abordagem demasiado cautelosa por parte dos investidores”.

Rendimentos de primeira linha nas principais classes de ativos imobiliários | Créditos: CBRE
Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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Aviação

Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Portugal em abril

A Emirates vai voltar a promover os seus Assessment Days em Portugal para recrutar tripulantes de cabine e, em abril, tem previstas ações em Faro, Braga e Coimbra.

A Emirates vai voltar a promover os seus Assessment Days em Portugal para recrutar tripulantes de cabine e, em abril, tem previstas ações em Faro, Braga e Coimbra, a decorrer entre 1 e 9 de abril.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia aérea do Dubai indica que, para participarem nesta fase de candidaturas, os interessados devem realizar previamente a sua candidatura online aqui, onde é também possível conhecer todos os requisitos de candidatura, e submeter o seu curriculum vitae atualizado em inglês e com uma fotografia recente.

Esta nova ação de recrutamento da Emirates arranca em Faro, a 1 de abril, enquanto no dia 3 do mesmo mês a sessão de recrutamento da companhia aérea vai ter lugar em Braga, terminando no dia 9 de abril, em Coimbra.

“Os candidatos terão a oportunidade de trabalhar na maior companhia aérea internacional do mundo, que emprega atualmente mais de 20.000 tripulantes de cabine, incluindo portugueses”, destaca a Emirates, indicando que oferece “excelentes oportunidades de carreira, com excelentes instalações de formação e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários”.

Segundo a Emirates, “todos os candidatos selecionados que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”.

A tripulação da Emirates, acrescenta a transportadora aérea do Dubai, “beneficia de um pacote salarial distinto no mercado que inclui uma variedade de benefícios, tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Além das condições salariais e outros benefícios, os tripulantes da Emirates gozam ainda de condições especiais de viagem para si e para os seus familiares e amigos para todos os destinos para onde a companhia aérea voa.

Recorde-se que a Emirates voa para Portugal há 11 anos e oferece atualmente 14 voos semanais a partir de Lisboa para o Dubai, a partir de onde é possível ter acesso à rede de mais de 140 destinos em todo o mundo da companhia aérea.

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airBaltic abre nova rota para a Madeira e mantém voos para Lisboa no inverno

Depois de ter anunciado que vai abrir uma nova rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a 28 de outubro, a airBaltic confirmou esta terça-feira, 26 de março, que também os voos entre Lisboa e Vilnius, na Estónia, vão voltar a ser operados durante a próxima temporada de inverno.

Depois de ter anunciado que vai abrir uma nova rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a 28 de outubro, a airBaltic confirmou esta terça-feira, 26 de março, que também os voos entre Lisboa e Vilnius, na Lituânia, vão voltar a ser operados durante a próxima temporada de inverno.

“A companhia aérea continuará a operar algumas de suas rotas sazonais durante a temporada de inverno, incluindo Riga-Ljubljana, Riga-Baku (novembro), Tallinn-Malta (novembro), Vilnius-Lisboa e Vilnius-Hamburgo”, lê-se num comunicado divulgado pela airBaltic, que em Portugal é representada pela ATR.

Apesar de ainda não serem conhecido mais detalhes sobre a operação de Lisboa no inverno, a airBaltic indica que, para a Madeira, os voos arrancam a 28 de outubro de 2024, contando com três ligações aéreas por semana e os preços começam nos 199 em classe económica e nos 429 euros em classe executiva.

Além da Madeira, a airBaltic vai abrir outras duas novas rotas no próximo inverno, passando a ligar também Tallinn, na Estónia, a Kittilä, na Finlândia, e Vilnius a Oslo Torp, na Noruega, ambas operadas em aviões Airbus A220-300.

“Temos o prazer de anunciar a expansão da nossa rede, a partir dos Países Bálticos, com o lançamento destas novas rotas. A Madeira é um destino único na nossa rede e oferece uma experiência de lazer fantástica com sua magnífica paisagem e natureza de cortar a respiração. Além disso, as novas rotas – de Tallinn e Vilnius para Kittilä e Oslo, são destinos tanto para viagens de lazer como de negócios”, explica Martin Gauss, presidente e CEO da AirBaltic.

A rota Tallinn-Kittilä arranca a 21 de dezembro de 2024 e vai ter até dois voos por semana, enquanto a operação entre Vilnius e Oslo Torp começa a 29 de outubro e vai contar com dois voos por semana.

“Ao prepararmo-nos para a próxima temporada, estamos constantemente a avaliar o mercado e comprometidos em melhorar ainda mais as conexões de e para a região. Em 2024, operaremos um número recorde de rotas a partir das nossas bases, mais do que nunca, reforçando a conectividade global, o que está a gerar um interesse significativo e estamos assim prontos para oferecer aos passageiros uma ampla variedade de opções de viagens”, acrescenta Martin Gauss.

Recorde-se que a airBaltic opera mais de 130 rotas de Riga, Tallinn, Vilnius, Tampere e, sazonalmente, Gran Canária, oferecendo ligações para uma ampla variedade de destinos na Europa, Médio Oriente, Norte da África e na região do Cáucaso.

Os bilhetes para a temporada de inverno já estão disponíveis para reserva aqui.

 

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MSC Euribia

Transportes

MSC Cruzeiros inclui voos de Lisboa para Hamburgo e Copenhaga nos itinerários do Norte da Europa

A MSC Cruzeiros acaba de lançar pacotes com voos incluídos de Lisboa para Hamburgo e para Copenhaga para os itinerários do Norte da Europa do MSC Euribia e MSC Poesia no verão de 2024.

Para o verão 2024, nos itinerários realizados pelo MSC Euribia, a MSC Cruzeiros disponibilizará voos a partir de Lisboa para Hamburgo e regresso à capital portuguesa, para além dos transferes disponibilizados pela companhia de Hamburgo para Kiel e de regresso à cidade alemã.

Assim, a companhia de cruzeiros dá a possibilidade aos passageiros de quando realizarem a sua reserva beneficiarem da possibilidade de terem tudo incluído a bordo.

O mais recente navio da frota da MSC Cruzeiros realizará itinerários de sete noites a partir de Kiel (Alemanha), escalando em cidades como Copenhaga (Dinamarca), Hellesylt (Noruega), Molde (Noruega) e Flaam (Noruega), com desembarque em Kiel.

Por sua vez, o MSC Poesia, que estará a navegar também no Norte da Europa, disponibilizará pacotes com voos incluídos para Copenhaga e regresso a Lisboa, a que acresce os transferes e o cruzeiro.

Com embarque a partir de Copenhaga, o MSC Poesia, realizará itinerários de sete noites que escalarão Warnemude (Alemanha), Bergen (Noruega), Eidfjord (Noruega), Kristiansand (Noruega) e Oslo (Noruega), para terminar na capital dinamarquesa.

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Obras de melhoria dos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde começam em abril

As obras para melhoria dos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde, em linha com o contrato de concessão e padrões da VINCI Airports, iniciam-se no próximo mês de abril, foi anunciado.

A Cabo Verde Airports acaba de anunciar, em comunicado, que as intervenções, que começam em abril, devem-se à identificação de algumas mudanças como eixos estratégicos para a sustentabilidade e modernização das infraestruturas aeroportuárias, investimento na melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como a promoção e o desenvolvimento de novas rotas.

O comunicado citado pela Inforpress indica que para o cumprimento desta missão, que acreditam trazer ganhos “enormes” para todos, ao elevar a qualidade do destino turístico de Cabo Verde e promover o desenvolvimento económico e social do país, será necessária a realização de obras faseadas de melhoria, remodelação e modernização dos aeroportos.

A Cabo Verde Airports, que lamenta os constrangimentos que essas obras irão causar e apela à tolerância e compreensão de todos, lembra que essas intervenções ocorrerão nos aeroportos do Sal, Praia e São Vicente, bem como no aeródromo da ilha do Maio.

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Nortravel promove Montenegro em operação direta do Porto

O operador turístico Nortravel está a promover a sua operação charter direta de verão para Montenegro (Praia da Costa Adriática) à saída do Porto.

Em regime do tudo incluído, a Nortravel está a promover a sua programação para Montenegro que decorrerá de 23 de junho a 8 de setembro, com saídas do Porto.

O pacote de sete noites, na praia na Costa Adriática custa por pessoa em duplo desde 1.310 euros no Carine Hotel Delfin, e 1.354 euros no Carine Hotel Park, ambos de quatro estrelas localizados em Bijela. Já com alojamento no Carine Hotel Kumbor, quatro estrelas superior localizado em Herceg Novi, o preço começa nos 1.406 euros por pessoa.

Na praia de Budva, o pacote de sete noites no Iberostar Bellevue, de quatro estrelas fica desde 1.458 euros por pessoa, enquanto o Iberostar Herceg Novi custa 1,496 euros por pessoa, em alojamento duplo e regime do tudo incluído.

A viagem inclui passagem aérea em voo direto especial da Enter Air, em classe económica, com direito ao transporte de uma peça de bagagem de porão até 20kg e uma peça de bagagem de mão até 5kg, estadia no hotel e regime selecionados, transporte (regular) do aeroporto de Dubrovnik ao hotel em Montenegro e vice-versa, e seguro multiviagens.

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Turismo da ONU destaca a nova marca Mondego-Bussaco como inovadora e estratégica

O projeto Mondego-Bussaco foi destacado em newsletter do Turismo das Nações Unidas como uma das mais recentes e inovadoras estratégias de branding desenvolvidas, em Portugal.

A publicação mensal dedicou um dos seus artigos à criação da marca, desenvolvida pelo IPDT e que congrega os municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova, explicando a sua génese, os objetivos definidos e valores associados – união, qualidade, autenticidade e sustentabilidade.

A marca Mondego-Bussaco é apresentada como o resultado da combinação de esforços e sinergias entre os municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova que procuram unir-se como um só destino turístico para “valorizar a oferta de forma integrada e sustentada”.

A Câmara Municipal da Mealhada avança na sua página oficial que, com base na estratégia de branding desenvolvida foi associado à marca um logotipo e posicionamento que, em conjunto, representam um convite a quem visita o destino. “Onde o tempo leva tempo” simboliza o ritmo lento da natureza envolvente do território e um convite a abrandar, viver a vida sem pressas e fazer o tempo bem vivido.

Filomena Pinheiro, vice-presidente da autarquia refere que trata-se de um sinal de reconhecimento da valia da estratégia desenvolvida e do alinhamento com os valores defendidos pela Turismo das Nações Unidas, reforçando que “saberemos levar a bom porto esta ambição e, em conjunto, de forma concertada e sustentada, vamos construir um destino atrativo e coeso com base na valorização da oferta existente no território”.

A autarca acredita, citada pela mesma nota, que as sinergias alavancadas pela marca serão geradoras de novas oportunidades para os diferentes agentes, nomeadamente para os operadores turísticos, que podem vender os seus produtos e ter novas oportunidade de mercado alicerçados no selo Mondego-Bussaco”.

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Gastos com viagens e férias somam 3,7 biliões de euros nos últimos cinco anos

Depois de em 2020 e 2021 os gastos em viagens e férias terem somado, acumulado, perto de 780 mil milhões de euros, os mais baixos de sempre, uma análise recente dá conta que nos últimos cinco anos, os gastos somaram quase 4 biliões de euros.

Antes da pandemia da COVID-19, o setor do turismo global tinha registado um crescimento quase ininterrupto durante décadas, com centenas de milhares de milhões de dólares gastos em hotéis, cruzeiros, alugueres de férias e pacotes de férias. Isso mudou em 2020 e 2021, os anos que trouxeram a maior queda de receitas que este mercado já tinha visto.

De acordo com o Statista Market Insights, entre 2018 e 2023, as pessoas em todo o mundo gastaram 3,95 biliões de dólares (cerca de 3,7 biliões de euros) em férias e viagens. Esse número é ainda mais interessante considerando que mais de 840 mil milhões de dólares (perto de 780 mil milhões de euros) foram gastos em 2020 e 2021, quando o mercado estava em baixa.

Em 2024, segundo dados publicados pela Stocklytics, com base em números da Statista, espera-se que as receitas globais das viagens e do turismo aumentem 8,3% e atinjam quase 930 mil milhões de dólares (cerca de 860 mil milhões de euros), o valor mais elevado da história do mercado, indicando os autores desta análise que “os valores acumulados dos últimos cinco anos são ainda mais impressionantes”.

Hotéis representam quase 50% dos gastos
As estatísticas mostram que os hotéis ganharam muito mais dinheiro do que qualquer outro segmento de mercado nos últimos cinco anos. Desde 2018, as pessoas em todo o mundo gastaram mais de 1,85 biliões de dólares (mais de 1,7 biliões de euros) em férias em hotéis, quase 45% mais do que em pacotes de férias e mais do que em campismo, cruzeiros e alugueres de férias combinados.

As férias organizadas foram classificadas como o segundo maior fluxo de receitas, com 1,28 biliões de dólares (perto de 1,2 biliões de euros) em despesas nestes últimos cinco anos. Como terceiro maior fluxo de receitas, o aluguer de férias registou apenas um terço desse valor, ou seja, 448 mil milhões de dólares (cerca de 415 mil milhões de euros) nos últimos cinco anos, seguindo-se o campismo e os cruzeiros, com 240 mil milhões de dólares e 113 mil milhões de dólares de receitas (222 mil milhões de euros e 105 mil milhões de euros), respetivamente.

Europeus mais gastadores
A análise da Statista também mostra que os europeus são de longe os que mais gastam em férias e viagens. Entre 2018 e 2023, os residentes do velho continente gastaram 1,2 biliões de dólares (mais de 1,1 biliões de euros) em férias e viagens, quase 40% mais do que os americanos e duas vezes mais do que os chineses.

Os americanos foram a única nação próxima dos europeus em termos de despesa total, com 917,7 mil milhões de dólares (perto dos 850 mil milhões de euros) gastos em férias e viagens desde 2018. A China, a segunda maior nação do mundo, está muito abaixo destes valores, mostrando as estatísticas que os chineses gastaram 666 mil milhões de dólares (cerca de 615 mil milhões de euros) em viagens e férias nos últimos cinco anos, quase 30% menos do que os americanos e quase duas vezes menos do que os europeus.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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