STR Global: 2010 é ano de recuperação na Europa

Por a 18 de Fevereiro de 2010 as 18:07

A consultora STR Global define 2010 como um ano de recuperação mais do que de crescimento.

“Com o regresso ao crescimento do RevPAR, no último mês de Dezembro, os hoteleiros europeus podem agora olhar para algumas melhorias no mercado”, afirma Elizabeth Randall, managing director da STR Global.

A consultora sublinha que as alterações positivas na taxa de ocupação são o principal motivo para a subida do RevPAR na Europa.

“Esta subida foi pouco valorizada, uma vez que as comparações são feitas em relação aos maus resultados do último trimestre de 2008, mas o aumento da procura é sinal de algum optimismo moderado”, explica Randall.

Tanto a ocupação como a procura começaram a decair aquando da crise financeira, despoletada com o colapso dos Lehmann Brothers em Setembro de 2008. Por outro lado, não houve grande alteração na oferta de quartos na Europa, de acordo com os census da  STR Global. E os relatórios da consultora sobre os novos hotéis em construção ou projecto estimam um acréscimo de oferta de apenas 1,4% nos próximos anos, comparativamente ao stock existente. Comparando este valor com os 9,8% estimados para a região de África e Médio Oriente e os 7,3% previstos para os EUA, a posição da Europa é bastante mais favorável.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *