O regresso da Escócia
Este ano, Glasgow foi a cidade escolhida para acolher um evento que começa a ter alguma visibilidade no sector turístico escocês, a exposição organizada pelo VisitScotland. O certame que pretende promover e dinamizar o turismo da Escócia realizou-se no Scottish Exhibition & Conference Centre, nos dias 22 e 23 de Abril.”Tal como o destino, esta… Continue reading O regresso da Escócia
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Este ano, Glasgow foi a cidade escolhida para acolher um evento que começa a ter alguma visibilidade no sector turístico escocês, a exposição organizada pelo VisitScotland. O certame que pretende promover e dinamizar o turismo da Escócia realizou-se no Scottish Exhibition & Conference Centre, nos dias 22 e 23 de Abril.”Tal como o destino, esta feira não pára de surpreender, tanto a nível da organização pelos colegas do VisitScotland, bem como pela dinâmica e profissionalismo dos expositores”, afirmou a responsável pelo VisitBritain em Portugal, Ana Cláudia Matias.
De facto, este foi o sentimento global no Scottish Exhibition & Conference Centre, o de entusiasmo e satisfação. O sector turístico escocês deixou claro que estas são as suas armas para cumprir os objectivos que o director executivo do VisitScotland, Philip Riddle, revelou ambiciosos: um crescimento próximo dos 50%, quanto ao retorno turístico, até 2015. “Esperamos alcançar os seis milhões de libras”, afirmou, mais dois milhões do que as receitas actuais do turismo do país.
Mas, na prática, como se está a traduzir este entusiasmo? “O VisitScotland organizou várias viagens de familiarização para os buyers”, explicou a representante do VisitScotland, Gemma Sloan. Ao todo, 32 grupos e 128 figuras do sector visitaram a Escócia a convite do organismo. Uma oportunidade para levarem para os seus países toda a informação sobre o mercado escocês, bem como contactos com potencial de negócio.
De Portugal, e em articulação com a TAP e a bmi, Ana Cláudia Matias levou cinco operadores e agentes turísticos ao evento. Representantes da Abreu, TravelStore-American Express, NetViagens, Tagus Easy e Carlson Wagonlit Travel tiveram a oportunidade de visitar os 202 expositores da feira, mais oito do que o ano passado. Um crescimento que se estendeu ao número de buyers (850 contra 731 no ano passado) e de visitantes (212, mais 142 do que na última edição). “Estamos muito contentes com a afluência este ano, dado o clima económico actual”, garantiu Gemma Sloan. Também os agentes e operadores portugueses saíram satisfeitos com as perspectivas de negócios proporcionados pelo contacto com os expositores. Quanto ao crescimento da visibilidade da feira, parece estar garantida para 2010. Segundo Gemma, uma semana após o fim da Expo 2009, “mais de 65% dos expositores fizeram reserva de stand para a próxima edição”. Um evento que já tem data e local marcado: “Realiza-se novamente em Glasgow, a 14 e 15 de Abril”, desvendou Ana Cláudia Matias.
Um ano de festa
O trunfo na manga do turismo da Escócia tem um nome, o “Homecoming Scotland 2009”. Um programa que condensa vários eventos num só ano, e que pretende comemorar seis grandes símbolos escoceses: golfe, uísque, grandes mentes e inovação, o poeta Robert Burns (comemora-se os 250 anos desde o seu nascimento), cultura e herança. “Todos eles representam a nação”, justificou Gemma Sloan, “uma nação aberta a falar, divertida e muito intelectual”, justificou.
Apesar de já estar activa desde Janeiro, a Expo 2009 foi um importante veículo para divulgar a iniciativa além-fronteiras. “Este é o nosso grande produto para o mercado internacional, principalmente para o sul da Europa, como a Espanha, França e Itália”, afirmou Gemma Sloan. O programa também pretende convencer os escoceses espalhados pelo mundo de que este é o ano para fazerem férias na terra onde nasceram os seus antepassados, num verdadeiro “regresso a casa”, ilustrou.
Assim, dos mais de 200 eventos Gemma Sloan sugere dois imperdíveis, pela magnitude e impacto que prevê virem a ter: o mês do Uísque, durante o mês de Maio, e o “The Gathering”, entre 25 e 26 de Julho. O primeiro pretende levar os turistas estrangeiros a conhecer pontos do país menos óbvios, onde se situam as mais de 100 destilarias de uísque, sob o pretexto de “provarem a água da vida como verdadeiros profissionais”, explicou Gema. Já o The Gathering, pretende fazer a maior reunião de clãs da Europa. Gemma Sloan salienta que estão previstas cerca de 40 mil pessoas que, “com roupas completas, se juntarão na principal rua de Edimburgo, de onde partirá uma parada até ao principal castelo da cidade”.
“Sem dúvida que 2009, é ano ideal para uma visita a Escócia”, concordou Ana Cláudia Matias, adicionando ao facto do país estar em festa, a vantagem económica que os portugueses ganharam com a desvalorização da Libra em relação ao Euro.
Em 2008, foram 16 mil os portugueses que visitaram a Escócia, o que representou 94 mil noites de alojamento e uma despesa de 6 milhões de libras. Estes números provisórios foram adiantados por Gemma Sloan, que ainda assim assumiu que estão aquém do que o organismo pretende. Segundo esta, há que apostar nos traços comuns entre os dois países, como o facto de serem nações que vivem da sua história. Depois, há que desviar as atenções do clima menos quente e da falta de voos directos: “Nós sabemos que quanto mais directo for o transporte, melhor”, admitiu Gemma Sloan, quando confrontada com o obstáculo. “No entanto, as ligações fazem-se sem grandes transtornos e com rapidez”, continuou. A responsável apontou ainda alternativas menos óbvias, “mas bastante agradáveis”, como os autocarros e comboios que partem de Inglaterra, ou até mesmo o aluguer de carros. “Demorarão pouco mais de uma hora para chegar a Edimburgo ou Aberdeen”, garantiu.
*A jornalista viajou a convite do VisitScotland, TAP e bmi