Verão a meio gás
São várias as companhias aéreas que aproveitam o Verão – e tradicional aumento do número de pessoa que viajam – para lançarem novas rotas ou aumentarem as frequências de ligações já existentes. A TAP escolheu esta época para lançar três novas apostas: Moscovo, Varsóvia e Helsíquia. Os voos arrancam em Junho e cada um dos… Continue reading Verão a meio gás
Joana Barros
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São várias as companhias aéreas que aproveitam o Verão – e tradicional aumento do número de pessoa que viajam – para lançarem novas rotas ou aumentarem as frequências de ligações já existentes. A TAP escolheu esta época para lançar três novas apostas: Moscovo, Varsóvia e Helsíquia.
Os voos arrancam em Junho e cada um dos destinos será servido por cinco frequências semanais. Para Helsíquia, os voos relizam-se às quartas, quintas, sextas, sábados e domingos (regresso no dia seguinte). Para Moscovo, há ligações às segundas, quartas, quintas e sábados (regresso no mesmo dia ou dia seguinte). Varsóvia conta com voos às terças, quartas, sextas, sábados e domingos (regresso no dia seguinte). A capital polaca contará ainda com um reforço das operações, entre 22 de Julho e 6 de Setembro, de passará a ter um voo diário.
Estas apostas levam fonte da companhia de bandeira a afirmar que este Verão, a transportadora terá mais capacidade, apesar de ainda não disporem de percentagens.
A Air France aproveita a época para reforçar a ligação entre Lisboa e Paris com um voo aos sábados e domingos, passando esta rota a ser diária em Julho e Agosto. Também o voo Lisboa-Bordéus passa de quatro frequências semanais para um voo diário. Apesar destas novidades, a companhia francesa avança que a sua rede global contará com uma oferta 2,7 por cento inferior ao verificado no Verão IATA 2008. Os voos de longo curso vão ter menos 2,5 por cento de capacidade, enquanto que os voos domésticos e de médio curso terão menos 3,1 por cento de capacidade. Já os valores do grupo Air France-KLM apontam para que a oferta desça 3,4 por cento este Verão. A empresa justifica estas descidas com a necessidade de racionalizar as ligações, através da diminuição do número de frequências, não tendo por isso de fechar ligações.
Reforços para Paris
Ainda nas ligações ao mercado francês, a Aigle Azur volta a apostar na rota de Faro, com partidas aos sábados do aeroporto parisience de Orly. Esta ligação é retomada em Abril. Já em Lisboa e Porto assiste-se a “um reforço a vários níveis”, segundo Tiago Martins, delegado da transportadora em Portugal . No caso da Portela, é introduzido um segundo voo às quartas e a partir do primeiro domingo de Maio será introduzido um segundo voo aos domingos, fazendo um total de 13 ligações semanais.
Para o Porto foram alterados os horários, quer isto dizer que aos domingos, segundas e quintas haverá um voo ao final da tarde, o que permite aos passageiros o regresso no próprio dia e a optimização das ligações a outros destinos, tais como a Argélia.
No global, a Aigle Azur irá contar com um aumento de oferta, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Apesar deste valor poder variar devido à possibilidade de alteração do aparelho que irá operar as rotas, Tiago Martins avança que em Lisboa o aumento de capacidade pode chegar aos 69 por cento, o do Porto oito por cento e o de Faro aos 23 por cento. Faro é um dos casos que vai ter mudanças a nível de aparelhos, já que o A320 de 174 lugares é substituído por um A321 de 214 lugares. E Lisboa e no Porto, nas épocas de maior procura, o A320 de 144 lugares será substituído por um A321, também com 214 lugares.
A British Airways arranca no domingo com uma frequência adicional entre Lisboa e Londres-Heathrow. O voo passa a sair de Lisboa às 13h45 e no sentido inverso, descola de Londres às 10h15. Com esta ligação, a BA passará a ter quatro ligações diárias entre as duas capitais e dois voos diários entre Faro e Londres-Gatwick.
Lisboa mais perto de Milão
A Lufthansa inicia no domingo as ligações directas diárias entre Lisboa e Milão, operadas pela Lufthansa Itália – empresa criada para operar rotas directas à partida daquela cidade italiana. Esta nova frequência directa para a Portela irá permitir a ligação aos voos domésticos italianos para Roma, Nápoles e Bari. Outra novidade da companhia alemã é o retorno do voo sazonal Faro-Frankfurt (que se realiza aos sábados e domingos).
No total, este Verão IATA a Lufthansa terá 21 voos semanais entre Lisboa e Frankfurt, 14 voos entre a Portela e Munique, sete voos entre Lisboa e Milão, 21 ligações entre Porto e Frankfurt e duas ligações semanais entre Faro e Frankfurt, elevando para 65 o total dos voos semanais. Além disso, as apostas de Verão da transportadora fazem com que a capacidade aumente quatro por cento nas ligações entre Portugal e a Alemanha, até porque, as ligações Lisboa-Munique e Porto-Frankfurt serão operadas com aviões maiores.
Verão sem novidades
Da parte da Swiss as operações vão manter-se como até aqui, ou seja, com um voo diário entre Lisboa e Zurique, três voos semanais entre Porto e cidade suíça e uma ligação semanal entre Faro e Zurique. Ainda Assim, a companhia suíça contará com um aumento de capacidade dado que as rotas para Zurique serão operadas por um A321.
Caso os voos não estejam com uma taxa de ocupação satisfatória, regressa o A320.
Também a Continental vai manter as operações como estão, com uma ligação diária entre Lisboa e Nova Iorque (Newark). A rota é operada por um Boeing 757-200 com capacidade para 16 lugares em BusinessFirst e 159 em económica.
“Manter” é também a palavra que se ouve do lado da Iberia. A única alteração já foi feita e prende-se com a rota Porto-Madrid que passa a ser operada pela Air Nostrum (subsidiária da Iberia) com um aparelho para menos passageiros (um CRJ900 para 86 passageiros). Esta alteração levou à redução de 16 por cento de capacidade. Já em Lisboa, mantém-se a mesma capacidade.