KrasAir de cara lavada
A companhia aérea russa voa para Portugal desde 2005, mas agora surge com um novo fôlego: aparelhos novos, serviço a bordo melhorado e mais frequências suplementaresA voar para o aeroporto de Lisboa desde Abril 2005, a KrasAir surge agora perante a imprensa e os agentes de viagens com mais novidades, depois de ter estado ausente,… Continue reading KrasAir de cara lavada
Joana Barros
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A companhia aérea russa voa para Portugal desde 2005, mas agora surge com um novo fôlego: aparelhos novos, serviço a bordo melhorado e mais frequências suplementaresA voar para o aeroporto de Lisboa desde Abril 2005, a KrasAir surge agora perante a imprensa e os agentes de viagens com mais novidades, depois de ter estado ausente, concentrada noutros projectos.
“Tivemos um começo algo difícil”, começa por dizer Márcio Ferreira, responsável da GSA Sky Marketing pelas vendas da KrasAir. A razão que levou a um começo a meio gás foi a criação da Air Union, aliança russa que agrega cinco companhias aéreas. “A KrasAir é o motor da aliança e como tal estava focada nessa tarefa, tendo outras coisas ficado para trás”, acrescenta a mesma fonte.
“Finalmente as coisas estão completamente consolidadas”, solta ainda Márcio Ferreira. “Agora vamos apostar forte nas rotas internacionais, abrimos recentemente a ligação Moscovo-Hannover, no ano passado abrimos Moscovo-Pequim e vamos agora iniciar a ligação Moscovo-Viena”.
Ligação reforçada
Para Portugal mantém-se a ligação directa entre Moscovo e Lisboa, mas como é época de Verão, a transportadora russa decidiu aumentar as frequências. Assim, a 3 de Julho arrancam as duas ligações semanais, que são às terças e às sextas. Este programa vai-se manter até 7 de Setembro.
“O plano passa por no Inverno de 2007/08, manter as duas frequências semanais. Neste momento temos uma regular e colocamos uma sazonal, depois ficamos com duas regulares e pomos uma terceira sazonal”, revela Márcio Ferreira, sublinhando que tudo estará dependente do crescimento desta ligação.
Outra das novidades da companhia aérea, cuja base se situa em Krasnoyarsk, está relacionada com o tipo de aparelho usado na ligação entre Lisboa e Moscovo. É que desde 23 de Março, a KrasAir está a utilizar um Boeing 757-200ER, com capacidade para 164 lugares em económica e 20 em executiva. O aparelho foi comprado no Brasil e tem cinco ou seis anos.
Tripulação mais acessível
Também o serviço de bordo foi alvo de uma remodelação por parte da empresa de Boris e Alexander Abramovich (que nada têm a ver com o patrão do Chelsea). “Tivemos muitas queixas sobre o serviço de bordo por isso remodelámo-lo, mudámos de fornecedor de catering e incluímos mais serviços de bordo como o leitor de DVD para a classe Business”, conta por seu lado Natália Slesarevskaya, responsável pelas relações entre a KrasAir e as diferentes GSA.
“Agora todos os elementos da tripulação falam russo, inglês e até português, em alguns casos”, completa Márcio Ferreira. “Dantes diziam que os elementos da cabine só sabiam falar russo, mas isso mudou”, assegura o respnsável.
Aliás, o grande impulsionador para mudar o que estava mal, foi mesmo o call center da transportadora russo, que além de servir para obter informações é também um caixa de sugestões. “É uma oportunidade para os passageiros dizerem o que não gostam nos nossos serviços. Nós recebemos estas queixas e depois fazemos o resto, alteramos”, explica Natália Slesarevskaya.
S. Petersburgo na mira da KrasAir
Na mira da KrasAir estão também outras novidades, mas que por agora ainda são projectos. “Sabemos a importância que tem S. Petersburgo no mercado português, por isso está-se a estudar seriamente a possibilidade de uma das nossas companhias, nomeadamente, a Domodedovo Airlines, fazer essa ligação doméstica”, antecipa o responsável da Sky Marketing.
Actualmente, essa ligação é uma realidade, mas não está ainda nas condições ideais. “Porque é feita por uma companhia que nem está no grupo e que por isso traz-nos algumas complicações, em termos de preços e flexibilidade para grupos”, justifica Mário Ferreira.
Por agora a KrasAir voa apenas para o aeroporto de Lisboa, mas o acordo de SPA com a TAP permite a criação de tarifas especiais para outros destinos como Faro, Funchal e Lisboa. “Equacionou-se a possibilidade de ocasionalmente operar-se Faro, mas não está totalmente posta de parte”, conta Márcio Ferreira. “Nós já tínhamos feito uma aproximação à TAP para o code share na ligação Lisboa-Moscovo e agora vamos retomar as negociações para esse efeito”.