Air Berlin compra LTU e prepara-se para voos mais altos
A low cost alemã comprou cem por cento das acções da LTU, num valor que ascende aos 140 milhões de euros.O objectivo é lançar-se em voos de longo curso As duas empresas chegaram a acordo na segunda-feira à noite, tendo a Air Berlin conseguido comprar cem por cento da LTU, por 140 milhões de euros… Continue reading Air Berlin compra LTU e prepara-se para voos mais altos
Joana Barros
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A low cost alemã comprou cem por cento das acções da LTU, num valor que ascende aos 140 milhões de euros.O objectivo é lançar-se em voos de longo curso
As duas empresas chegaram a acordo na segunda-feira à noite, tendo a Air Berlin conseguido comprar cem por cento da LTU, por 140 milhões de euros mais 190 a 200 milhões de euros em compromissos financeiros (valor líquido). No entanto, a compra só é efectivada após a aprovação da autoridade da concorrência alemã.
“Com a aquisição da LTU estamos a reagir às exigências do mercado”, antecipa Joachim Hunold, CEO da Air Berlin, antes de explicar em comunicado que muitos clientes se questionavam quando é que a empresa ia começar a operar voos de longo curso.
“Agora isso já é possível para nós porque temos uma rede alimentada pelas ligações europeias e pelas ligações domésticas”, sublinha ainda o CEO, salientando assim um dos aspectos chave que levou a esta aquisição da LTU.
Hunold espera ainda que a compra da LTU gere sinergias entre as duas empresas na ordem dos 70 a cem milhões de euros.
Da parte da LTU esta compra não traz muitas surpresas. O Publituris sabe que a LTU já andava à procura de um parceiro há algum tempo e que tinha negociado com outros grupos. Mas foi a Air Berlin quem mais mostrou interesse nesta parceria, que acabou por se transformar numa compra total.
LTU mantém independência
À partida, e segundo comunicado divulgado pela low cost alemã, a ideia da Air Berlin é manter a LTU como uma empresa independente, ficando esta última com a sua própria administração.
Nesse sentido, o texto divulgado pela Air Berlin explica que não pode ser excluída uma reestruturação, mas a empresa reforça a ideia de que o objectivo principal não é reduzir o número de funcionários da LTU. “Para que o grupo cresça precisamos de pessoas competentes e motivadas. Uma vez que acredito na LTU e nos seus funcionários, vejo um futuro para a empresa”, referiu Hunold.
No topo da lista dos destinos mais importantes da LTU estão a República Dominicana, os Estados Unidos, a Tailândia, as Canárias e a zona do magrebe.
Há ainda a questão de Düsseldorf. Com esta aquisição a Air Berlin pode reforçar a sua presença nesta cidade alemã que conta com cerca de 18 milhões de habitantes. “A área metropolitana de Düsseldorf é o mercado mais importante da Alemanha e o segundo mercado mais importante da Europa, a seguir a Londres”, refere Hunold.
Até ao final de 2006, a LTU tinha 2.244 empregados e transportou 5,3 milhões de pessoas.
Air Berlin compra parte da Belair
Além desta notícia, a Air Berlin anunciou também a compra de 49 por cento das acções da companhia aérea suíça Belair. Desta forma, a low cost alemã pode assim aumentar as suas actividades no mercado suíço, como desejava.
A terceira novidade prende-se com uma substituição: A Air Berlin cessa o seu code-share com a TUIfly e passa a ter um code-share com a Condor. As alterações devem-se ao facto do recente posicionamento da agora TUIfly (antes era Hapagfly) a ter tornado um concorrente e não um parceiro.