Novo TGV Est vai unir Europa Central em alta velocidade

Por a 19 de Março de 2007 as 6:30

A primeira fase do maior projecto ferroviário previsto para a Europa foi inaugurada na passada semana e irá unir Estrasburgo e Paris, em 2h20 de viagem, abrindo caminho para a realização de viagens de alta velocidade entre França, Alemanha, Suíça e Luxemburgo, num investimento co-financiado pela União Europeia em 241 milhões de euros.

O troço de 300 quilómetros de carris, que unem Baudrecourt, em Lorraine à capital francesa, foi inaugurado pelo vice-presidente da Comissão Europeia com a pasta dos transportes, Jacques Barrot. Trata-se da primeira secção de uma linha que se irá estender por 1.500 quilómetros entre Paris e Bratislava, via Estrasburgo, Estugarda, Munique e Viena.

A nova linha de caminhos-de-ferro reduz o tempo de viagem transeuropeia para metade e melhora a oferta de serviços na região Leste francesa, com Estrasburgo a pouco mais de duas horas, Metz e Nancy a uma hora e meia. Entre países, refira-se que a ligação entre Frankfurt e Paris irá demorar 3h45, comparando com as actuais 6h15 que dividem ambas as cidades.

O TGV Est irá tornar-se, a partir de 10 de Junho próximo, na linha de maior velocidade na Europa, com um novo recorde de 547 km/h e uma velocidade cruzeiro de 320 km/h sendo esperados anualmente cerca de 11 milhões de passageiros. O projecto é financiado por 22 parceiros, além de um contributo de 230 milhões de euros da União Europeia, equivalente a 7% do custo total.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *