Turijobs.pt contabiliza 2.000 candidatos num mês
O Turisjob chega a Portugal. O portal internacional de emprego especializado no mercado do turismo e da hotelaria gere actualmente um universo de 75 mil candidatos e contabiliza 8.000 visitas diárias.Por cá, o Turijobs.pt acumula 2.000 inscrições – solicitações divididas entre portugueses e brasileiros O Turijobs.pt está online desde 15 de Janeiro. João Carlos Abrantes,… Continue reading Turijobs.pt contabiliza 2.000 candidatos num mês
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O Turisjob chega a Portugal. O portal internacional de emprego especializado no mercado do turismo e da hotelaria gere actualmente um universo de 75 mil candidatos e contabiliza 8.000 visitas diárias.Por cá, o Turijobs.pt acumula 2.000 inscrições – solicitações divididas entre portugueses e brasileiros
O Turijobs.pt está online desde 15 de Janeiro. João Carlos Abrantes, director geral da Tuirjobs.pt, explica como foi o processo de implementação do portal em Portugal: “Remonta há cerca de um ano. Desloquei-me na altura à Fitur e o Turisjob tinha lá um stand. Na altura não falei com eles, mas achei engraçado porque havia muito dinamismo ali”. Quanto às motivações, o responsável afirma, “achei que fazia falta em Portugal. Neste momento só existe um portal desta natureza e acho que o Turisjobs fazia falta, pelo menos para haver dois e dinamizar mais”.
E como funciona o Turijobs? Esta plataforma online funciona como uma enorme base de dados que por um lado disponibiliza candidatos e por outro lado reúne empresas. Cada candidato cria um perfil, dando a conhecer as suas preferências laborais e é a partir daí que as entidades empregadoras seleccionam aqueles concorrentes cujo perfil é mais adequado à função que oferecem.
2.000 candidatos em Portugal
Segundo João Carlos Abrantes, uma das mais valias para os candidatos consiste na facilidade do serviço. “O interface é de fácil entendimento, não cria grandes confusões, está tudo visível, o que facilita muito”. Prossegue, “candidatar-se ao anúncio também é bastante fácil, é só introduzir os seus dados e automaticamente a empresa fica com os dados todos disponíveis.” Contabilizados em Portugal, estão cerca de 2.000 candidatos registados – tendo atingido o recorde de 184 inscrições diárias, dia 25 de Janeiro -. Muitos deles, de acordo com o dirigente da empresa, transitaram do sítio congénere espanhol. O mercado brasileiro também está na mira da empresa. “Temos tido muitos candidatos brasileiros, a viver no Brasil, registados no nosso portal e não faço a mínima ideia de como tiveram conhecimento. Estive na Fitur deste ano, a convite da Turijobs Espanha, e tive hipótese de falar com um proprietário de um resort no Brasil, na zona de Natal, que se mostrou interessado.” No entanto, para João Carlos Abrantes, reforçar a presença em solo nacional é a prioridade. “Primeiro, queremos implementar a marca Turijobs em Portugal. Não é uma tarefa fácil, o mercado é sempre desconfiado em relação a novos produtos. Da parte dos candidatos é mais fácil, porque estão à procura de emprego, da parte das empresas é mais complicado. Há uma certa desconfiança que nós aos poucos queremos dissipar e queremos fazer ver que o Turijobs é fácil de utilizar e tem todas as vantagens associadas a ser um portal novo”.
Três tipos de anúncios para as empresas
Para as empresas associadas, está garantido moverem-se numa área restrita aos profissionais do sector, o que rentabiliza tempo na procura de profissionais. Para além disso, João Carlos Abrantes afirma que “dentro do portal podem armazenar 500 mil currículos, e geri-los como bem entendem – os que não interessam podem imediatamente apagá-los, podem também pôr candidatos em pendência, ou aceitar de imediato candidatos para entrevistas”, ou seja, criar uma espécie de ranking de candidatos, “transferindo-os para pastas”, sem a necessidade de um arquivo físico.
O Turisjobs.pt dispõe aos anunciantes três tipos de anúncios: anúncios simples – visíveis no portal por 60 dias e contratados um a um, anúncios em destaque – visíveis na primeira página do portal por um período de 30 dias, e pacotes de anúncios mistos, com soluções à medida – ” uma empresa contrata por três meses os nossos serviços, a hipótese de ter a toda a hora, visíveis, um anúncio em destaque e três em anúncio simples, com a possibilidade de incluir o logótipo na página principal do Turijobs, com link directo à sua página web pessoal e com uma breve descrição da empresa e de todos os anúncios que podem ter inserido. Podem, inclusive, jogar com o anúncio em destaque, trocar a ordem dos anúncios, ou seja, um que seja simples passa a estar em destaque e vice-versa”, aplica aquele responsável.
Inserida na lógica transnacional da Turijobs, cada portal do grupo optimiza a complementaridade e a mobilidade entre todos os sítios. João Carlos Abrantes exemplifica: “Eu, en-quanto empresa, posso inserir um anúncio em Portugal e não o fazer em Espanha. As empresas têm essa opção e com os candidatos passa-se o mesmo. O candidato é livre de escolher se quer estar penas registado em Portugal, ou se quer estar registado também em Espanha, França e Itália.” A promoção da empresa é feita diariamente, de modo a fortalecer a rede de contactos a nível nacional. “Fizemos um press release, também aproveitei a Bolsa de Turismo de Lisboa para me apresentar junto de muitos directores de hotel e de algumas escolas.” E estas incursões já originaram parcerias. “Neste momento, tenho quase certo a assinatura do protocolo com duas escolas superiores de turismo. Também recebi, por e-mail, duma escola técnico-profissional interesse em fazer um protocolo. Da mesma maneira, também temos previsto acordo com duas associações na área do turismo”, antecipa o director geral. Sílvia Matos