Parque hoteleiro em expansão na Índia

Por a 27 de Janeiro de 2006 as 0:01

Cerca de 150 hotéis estão em desenvolvimento nas principais cidades da Índia, o que é visto como um sinal muito positivo para colmatar a actual falta de alojamento sendo que, só em Bangalore, irão abrir 27 novos hotéis com uma capacidade conjunta de 6.100 quartos.

De acordo com uma consultora especializada em serviços hoteleiros, HVS International, muita desta oferta só estará operacional a partir de 2008. Este défice de resposta às necessidades da procura levou, aliás, a um aumento de 35.2% no RevPAR de 2004-05, face ao biénio anterior. Também as tarifas médias registaram um aumento abrupto, tendo em conta a subida da procura e a falta de uma resposta eficaz por parte da oferta, sobretudo em cidades como Bangalore, Dehli, Goa, Mumbai e Pune.

Até que o mercado encontre um equilíbrio prevê-se que as tarifas médias aumentem ainda entre 20 e 25%. O relatório anual da HVS indica também que, em Delhi, surgirão 27 unidades hoteleiras com uma capacidade total de 4.900 quartos. Estes valores não incluem, como é referido no documento, os hotéis do tipo económico, a construir em larga escala nos próximos anos.