Abu Dhabi revela Estratégia de Turismo 2030
Departamento de Cultura e Turismo – Abu Dhabi revela Estratégia de Turismo 2030, que visa atrair mais de 39 milhões de visitantes e contribuir com 90 mil milhões de dirhams (Dhs) para o PIB dos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Publituris
Abu Dhabi, conhecida pela sua jornada transformadora no setor do turismo, embarca numa nova era de expansão e desenvolvimento estratégico com a revelação da sua Estratégia de Turismo 2030. Aprovada por Sua Alteza Xeque Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Presidente do Conselho Executivo de Abu Dhabi, este plano ambicioso prepara o terreno para um progresso notável no panorama turístico do Emirado.
A nova estratégia estabelece objetivos ousados para elevar a posição global de Abu Dhabi como um destino privilegiado. Até 2030, o Emirado pretende atrair uns impressionantes 39,3 milhões de visitantes anualmente, e aumentar a contribuição do setor do turismo para o PIB para 90 mil milhões de dirhams. O objetivo passa igualmente por gerar cerca de 178 mil novos empregos até 2030, à medida que toda a infraestrutura turística se desenvolve para satisfazer esta procura, expandir a disponibilidade de quartos de hotel de 34 mil em 2023 para 52 mil até 2030, e melhorar ainda mais o segmento de casas de férias para diversificar as opções de alojamento.
No centro da Estratégia de Turismo 2030 estão quatro pilares: Oferta e ativação da cidade, melhorando o calendário de eventos com atrações durante todo o ano, incluindo concertos, festivais e eventos familiares; Promoção e Marketing, expandindo o alcance internacional de 11 para 26 mercados e promovendo colaborações mais estreitas dentro do ecossistema turístico de Abu Dhabi; Infraestrutura e mobilidade, com o aumento da disponibilidade de quartos, capacidade de assentos nos voos e conectividade dentro do emirado; Visto, Licenciamento e Regulamentação, através da simplificação de processos para pedidos de vistos e autorizações para facilitar operações mais tranquilas para visitantes e empresas de turismo.
O impulso gerado em 2023 serve como uma prova do potencial turístico de Abu Dhabi. O ano passado, o setor do turismo registou um aumento notável, recebendo quase 24 milhões de visitantes. O aumento de 27% no número de hóspedes de hotéis e de 54% no número de hóspedes internacionais impulsionou a economia com uma contribuição aproximada de 49 mil milhões de Dhs para o PIB dos EAU.
SE Mohamed Khalifa Al Mubarak destacou que a Estratégia de Turismo 2030 “marca um momento crucial na jornada transformadora de Abu Dhabi, representando uma alavanca vital na nossa evolução contínua”. Apresentada em conjunto com os principais parceiros, a estratégia, conforme disse, “sublinha o nosso compromisso constante em promover o crescimento sustentável e o desenvolvimento estratégico no setor das viagens e do turismo”.