Royal Caribbean vai operar no terminal de cruzeiros G em Barcelona a partir de 2027
O Conselho de Administração do Porto de Barcelona acaba de aprovar a adjudicação da construção e operação do futuro terminal de cruzeiros G do cais de Adossat ao Catalonia Cruise Terminal G, SL, uma joint venture do Grupo Royal Caribbean e da Cruise Terminals International, CTI.
Publituris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Conheça a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2024
Transavia abre vendas para o inverno e aumenta capacidade entre Portugal e França em 5%
O Porto de Barcelona refere, na sua página oficial que, apesar de ter sido a única proposta apresentada neste concurso público, o projeto foi classificado como excelente pelos técnicos responsáveis pelo concurso: destacaram o seu compromisso com a sustentabilidade energética e ambiental, que incorpora uma reserva de espaços para os sistemas de fornecimento de energia terrestre (OPS) atualmente instalados no cais de Adossat, que permitirão que os navios de cruzeiro se conectem à rede elétrica uma vez atracados, eliminando assim as emissões.
O Terminal de Cruzeiros G da Catalunha prevê um investimento superior a 85 milhões de euros e espera-se que entre em operação na primavera de 2027, quando o Terminal Sul do WTC for fechado em 2026. Este é o último terminal a ser instalado no cais de Adossat, que cumpre os acordos alcançados pelo Porto de Barcelona e pela Câmara Municipal em 2018 limitando o número de terminais a sete.
O terminal foi concebido para maximizar a eficiência energética e incorpora soluções de energia renovável para minimizar o seu impacto na área circundante. O projeto inclui a geração de energia através de painéis fotovoltaicos e outros tipos de instalações, o que permitirá que o terminal seja um edifício com emissões zero.
Um aspeto digno de nota do projeto, segundo o Porto de Barcelona, é a configuração de uma mobilidade eficiente, confortável e sustentável para os passageiros, tanto dentro do terminal como na sua conectividade com a cidade/aeroporto/comboio.
Os espaços do futuro Terminal G foram projetados para garantir um bom funcionamento aos passageiros. Este aspeto é particularmente importante para um terminal pensado para os passageiros do porto de origem, que embarcam e desembarcam em Barcelona, estratégia em que a Royal Caribbean aposta na capital catalã.