Ministros do Turismo da UE defendem orçamento específico para o setor e olham para questões sociais
Os ministros e responsáveis do Turismo da União Europeia (UE) terminaram a sua reunião informal em Palma de Maiorca, esta terça-feira, com a aprovação da “Declaração de Palma”, que defende um orçamento específico para o setor, ao mesmo tempo que apela para a transição de um novo modelo sustentável de turismo mais ecológico, digital, inclusivo e resiliente.
Carolina Morgado
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
O objetivo que estabelecem, segundo a imprensa espanhola, é que o turismo contribua para uma maior criação de emprego e crescimento e garanta o bem-estar a longo prazo de todos os membros da cadeia de valor, especialmente da população local.
Mas também solicitar um orçamento específico para as questões do turismo na União Europeia, promover e relançar todas as políticas de turismo que possam ser executadas de forma comum nos diferentes estados. A “Declaração de Palma” procura, efetivamente, colocar o turismo no centro da agenda da UE.
Com o documento, aprovado por aclamação, os Estados-membros da UE declaram expressamente, segundo o jornal espanhol Hosteltur, a sua disponibilidade para apoiar a investigação, o conhecimento e a inovação no turismo, promovendo a competitividade das empresas e criando um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, com especial atenção às PME e microempresas e ao turismo, agentes nas regiões rurais ultraperiféricas e nas zonas menos acessíveis e despovoadas.
Na reunião, intitulada “O caminho para a sustentabilidade social do turismo na UE”, realizada no âmbito da presidência espanhola do Conselho, e teve lugar no Palácio de Congressos, em Palma de Maiorca, o vice-diretor-geral da Direção Geral do Mercado Interno, Indústria e Empreendedorismo (GROW) da Comissão Europeia, Hubert Martin Gambs , lembrou que o turismo foi muito afetado devido à a pandemia, mas “já está no caminho da recuperação e os números são encorajadores para 2023”, porque no primeiro semestre do ano foi registado “um recorde de 1,5 mil milhões de dormidas na UE” .
O responsável destacou, igualmente, a importância de a declaração ter incluído o aspeto social do turismo na agenda. Um fator que “é fundamental em tempos de crise”, segundo a presidência espanhola, e que beneficiará também pessoas com deficiência e famílias com crianças ou idosos.
Com uma população europeia envelhecida, investir em infraestruturas turísticas acessíveis “pode ajudar a desenvolver mais turismo fora de época”, disse Martin Gambs.
Também Rosana Morillo, secretária de Estado do Turismo de Espanha, garantiu que os países da União Europeia esperam que o novo regulamento europeu sobre troca de dados para plataformas de aluguer de curta duração seja aprovado para melhor combater o aluguer ilegal: “Achamos que será um grande passo à frente.”
O arrendamento turístico ilegal foi também tema de discussão, pois os titulares da pasta do Turismo na União Europeia consideram que não só gera dificuldades no acesso dos residentes à habitação, como também representa uma concorrência desleal para a indústria hoteleira.
O encontro abordou a sustentabilidade social, entendida como a melhoria da riqueza que o turismo deixa no território, como melhorar o equilíbrio de convivência entre turistas e residentes, e garantir que o turismo tenha um impacto benéfico no território. Também se falou sobre a qualidade do emprego no turismo e como prestigiar e aumentar a reputação do setor turístico.