Costa Cruzeiros altera estrutura organizacional
Os profissionais Roberto Alberti, Francesco Muglia e Giovanna Loi passam a integrar posições de chefia na Costa Cruzeiros, que afirma ter criado uma “nova estrutura para responder aos desafios e oportunidades do mercado com maior eficácia e oportunidade”.
Publituris
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
A Costa Cruzeiros vai alterar a sua estrutura organizacional, através de mudanças que entram em vigor a partir de 1 de novembro de 2023.
Desta forma, Roberto Alberti passará a assumir o novo cargo de Senior Vice President and Chief Corporate Officer, reportando diretamente a Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros.
Neste novo cargo, Roberto Alberti vai liderar as funções de finanças, tecnologia da informação (TI), jurídico, comunicação corporativa e relações governamentais. A Costa Cruzeiros considera que a experiência do profissional “na área comercial ajudará a reforçar a contribuição destas funções para o aumento do negócio e impacto nas receitas”.
Roberto Alberti trabalha na Costa Cruzeiros há mais de 15 anos, tendo ocupado “vários cargos de crescente responsabilidade em Itália e no estrangeiro, dando um contributo fundamental para a definição do plano de desenvolvimento sustentável e da estratégia do mercado global”, como a empresa enfatiza em comunicado. Já desde março de 2021, quando foi nomeado diretor comercial, “deu um impulso significativo às atividades de vendas e marketing nos diferentes mercados em que a empresa opera”.
Já Francesco Muglia acumula o cargo de Senior Vice President Global Marketing and Sales às suas funções atuais, reportando diretamente a Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros.
Nesta nova função, Francesco Muglia terá como objetivo integrar as áreas de marketing e vendas em todos os canais, incluindo o departamento de Direct Sales – pelo que assume também a responsabilidade de todas as atividades de marketing e vendas nas diferentes áreas de negócio a nível mundial, que nesta nova estrutura lhe reportarão diretamente.
Na Costa Cruzeiros desde 2016, o executivo ocupou inicialmente o cargo de Global Customer & Marketing Intelligence Director. A sua progressão profissional incluiu funções como a de General Manager Iberia Region, que desempenhou até setembro de 2023, quando foi nomeado Vice President Global Marketing and Source Markets. Para além destas áreas, a função de Brand PR & Sustainability também ficará sob a responsabilidade de Francesco Muglia.
Por fim, Giovanna Loi vai assumir o cargo de Vice President Marketing and Customer Experience Innovation, juntando-se à Costa Cruzeiros a 6 de novembro, reportando diretamente a Francesco Muglia.
A executiva vai coordenar os departamentos de Global Brand & Advertising, CRM & Loyalty, Customer Experience Innovation & On-Board Communication, Omnichannel Media, Marketing Intelligence and Marketing Planning, que anteriormente estavam sob a alçada de Francesco Muglia.
Atualmente a desempenhar as funções de Chief Digital Officer no GroupM Itália, Giovanna Loi tem sido responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias de marketing.
“Francesco Muglia e Roberto Alberti têm desempenhado um papel decisivo e contribuído significativamente para o recente reposicionamento da nossa marca. Ao longo da sua carreira na Costa Cruzeiros adquiriram também uma experiência 360°, dando um forte impulso aos nossos programas de marketing e atividades de vendas em todos os mercados, através de iniciativas inovadoras e muito bem-sucedidas”, afirma Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros, em nota de imprensa.
No mesmo documento, Mario Zanetti afirma que na Costa Cruzeiros “enfrentamos novos desafios comerciais, sempre com o objetivo de satisfazer plenamente os nossos clientes, com foco numa melhoria contínua. Estou confiante de que esta nova estrutura organizacional vai permitir-nos alcançar novos e importantes sucessos”.