Mais do que turistas Cuba quer investimento português em turismo
Para além que querer incrementar o número de turistas portugueses que anualmente visita Cuba, a ilha caribenha busca mais investimento luso no setor do turismo, questão que foi realçada, esta terça-feira, em Lisboa, durante o XIV Fórum de Turismo “Portugal-América Latina”, promovido pelo IPDAL, tanto pela embaixadora de Cuba em Portugal, Yusmari Díaz Pérez, como Niurka Pérez, conselheira de turismo na Embaixada daquele país em Espanha.
Carolina Morgado
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As duas diplomatas realçaram o investimento que o grupo português Vila Galé iniciou em Cuba, com a abertura, ainda durante o mês de outubro, de uma unidade hoteleira em Cayo Paredón, e referiram que estão disponíveis para cada vez mais incrementar a relação de Cuba com operadores turísticos, agências de viagens e companhias aéreas que operam em Portugal, com vista a impulsionar o fluxo de turistas portugueses.
A embaixadora em Portugal desafiou os portugueses a descobrirem uma outra Cuba para além do sol e praia, mas um destino que pretende recuperar a sua imagem centrada também na cultura e no património, como no turismo de saúde “apesar das grandes dificuldades que o país atravessa”. Mas, “é importante colocar o investimento português na carteira de investimentos da indústria turística cubana”, afirmou ainda Yusmari Diáz Pérez.
Por sua vez, a conselheira de Turismo da Embaixada de Cuba em Espanha lembrou que, desde abril de 2017, o Ministério do Turismo da República de Cuba e o Ministério da Economia da República Portuguesa estabeleceram as bases para o desenvolvimento da cooperação institucional na área do Turismo com o objetivo de aumentar os fluxos turísticos bilaterais, e que hoje, com a participação em neste fórum do IPDAL – Instituto de Promoção da América Latina e Caraíbas, no qual Cuba foi o país convidado, “estamos a colocar em prática o que está incluído neste acordo que sem dúvida demonstra as excelentes relações entre nossos países”.
A diplomata apontou, na sua intervenção que “promover o aumento do investimento, incentivar a exportação de serviços, continuar a reforçar o marketing do destino e a possibilidade de estabelecimento de novos negócios, é o nosso interesse neste importante evento”.
Niurka Pérez indicou ainda que “o Ministério do Turismo de Cuba, no seu portefólio de oportunidades de investimento estrangeiro, promove mais de uma centena de projetos de empreendimentos hoteleiros e não hoteleiros, que colocamos à disposição do empresariado português”, adiantando que o renovado portefólio do setor inclui “a construção e exploração de hotéis, empreendimentos imobiliários associados ao turismo, parques aquáticos e parques temáticos em geral, também empresas de logística, para vendas grossistas e retalhistas associadas à indústria hoteleira”, acompanhado por incentivos de segunda geração.
No que diz respeito ao fluxo de turistas, a diplomata em Espanha sublinhou que, até final de setembro, o mercado português posicionava-se no lugar 13 entre os primeiros 20 países emissores de turismo para Cuba com mais de 23 mil visitantes, o que comparado com a emissão de 2019 no mesmo período significa 91%.
“Portugal, com grande potencial para superar o recorde de mais de 32 mil visitantes recebidos em 2019, continua a apostar no destino Cuba, sendo o mercado europeu que mais cresce e onde as companhias aéreas aumentam e diversificam as suas operações”, indicou, para esclarecer que “o perfil do turista português, amante do sol e da praia, também demonstra interesse em conhecer a grande diversidade de recursos e atrativos culturais e patrimoniais, já que a sua vocação para viver experiências interessantes faz com que visite a ilha de ponta a ponta”.
A conselheira de Turismo da Embaixada cubana em Madrid disse que, “como sempre, poderemos contar com companhias aéreas, operadoras, agências e redes de distribuição online para os produtos e serviços cubanos, cada vez mais acessíveis, sustentáveis e respeitadores do meio ambiente”, assegurou.
No âmbito das ações de apoio aos parceiros no desenvolvimento do turismo e no aumento dos fluxos para Cuba, o destino lançou este ano a nova campanha de promoção turística da “ÚNICA”, que mostra a autenticidade do turismo cubano, “enfatizando o nosso recurso mais importante e valioso: o seu povo, aquele que acolhe o visitante com simplicidade e muito carinho”, anunciou.
Garantiu que, mesmo em tempos tão difíceis para o mundo, “continuamos empenhados no desenvolvimento das nossas infraestruturas turísticas, em conformidade com os mais exigentes padrões internacionais de acessibilidade, saúde, segurança e respeito pelo ambiente, para oferecer um produto turístico de excelência, próspero e sustentável”.
Mais informações sobre o XIV Forum de Turismo “Portugal-América”, promovido pelo IPDAL e com Cuba na qualidade de destino convidado, para ler na próxima edição do Publituris.