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JMJ: Os caminhos do turismo religioso em 2023 vêm dar a Portugal

Entre 1 e 6 de agosto, Lisboa e Fátima recebem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um grandioso evento que promete trazer à capital portuguesa mais de um milhão de peregrinos. Apesar de não ser um evento de turismo, vai ter um impacto direto no setor, esperando-se que venha também a contribuir para dar a conhecer ao mundo a oferta de turismo religioso nacional.

Inês de Matos
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JMJ: Os caminhos do turismo religioso em 2023 vêm dar a Portugal

Entre 1 e 6 de agosto, Lisboa e Fátima recebem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um grandioso evento que promete trazer à capital portuguesa mais de um milhão de peregrinos. Apesar de não ser um evento de turismo, vai ter um impacto direto no setor, esperando-se que venha também a contribuir para dar a conhecer ao mundo a oferta de turismo religioso nacional.

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No início de agosto, todos os caminhos da fé vão dar a Lisboa e a Fátima, destinos que vão ser palco da JMJ, evento de grandes dimensões que promete trazer o Papa Francisco a Portugal, assim como mais de um milhão de peregrinos, números que tornam este no maior evento que o país vai receber, este ano, e que terá, certamente, um impacto também no setor do turismo, apesar de não se tratar de um evento de natureza turística. “Não é um evento de turismo, nem destinado a promover o turismo, é um evento de natureza espiritual e religiosa e, por isso, não se pode contabilizar, em termos de custos e benefícios, como um evento turístico”, diz ao Publituris Vitor Costa, presidente da Região de Turismo de Lisboa (RTL) e diretor-geral da Associação de Turismo de Lisboa (ATL).

Mas, apesar de não ser um evento de turismo religioso, a JMJ vai, como admite Vitor Costa, ter também um impacto no turismo da capital, nomeadamente ao nível da hotelaria e serviços. “Certamente vamos ter a cidade cheia e a região, em termos do alojamento e, com certeza, também dos serviços, tendo em conta o número de pessoas que é esperado. Portanto, nesse aspeto, terá um efeito positivo”, afirma o responsável, explicando, contudo, que a RTL não consegue prever qual será o verdadeiro impacto do evento, uma vez que, por não ser um evento de turismo, não foram realizados estudos que permitam prever os reais benefícios para o turismo da capital.

Onde Vitor Costa não tem dúvidas de que o impacto deste evento vai ser fundamental é ao nível do mediatismo da capital portuguesa, com o responsável a defender que a JMJ “deverá vai ter um efeito na imagem e projeção internacional de Lisboa”. “Se correr bem, como esperamos, poderá ter realmente um enorme impacto mediático. O impacto deste evento será sempre grande em termos mediáticos porque toda a comunicação social vai cá estar, as pessoas vão partilhar muita coisa nas redes sociais, como fotografias de Lisboa e outras referências à cidade. Portanto, Lisboa e o país, porque este evento ultrapassa Lisboa, vão ter ainda mais projeção internacional”, explica o presidente da RTL.

Se correr bem, como esperamos, poderá ter realmente um enorme impacto mediático. O impacto deste evento será sempre grande em termos mediáticos porque toda a comunicação social vai cá estar”, Vitor Costa, presidente da RTL

Vitor Costa reconhece que Lisboa conta já com um grande prestígio na organização de eventos internacionais, nomeadamente depois da Expo’98 e do Euro2004, ainda que a cidade nunca tenha recebido um evento destas dimensões. “Se correr bem, a reputação será ainda melhor, mas, sem dúvida, que só a simples realização do evento vai ter um impacto internacional grande”, diz o responsável.

A RTL não foi diretamente chamada a participar na organização da JMJ e apenas está a organizar o evento que vai ter lugar no Terreiro do Paço e que será o mais pequeno no âmbito da JMJ, mas vai aproveitar a ocasião para lançar uma campanha de comunicação, de forma a convencer os peregrinos a regressarem à capital portuguesa depois do evento. “Esta campanha está em preparação e, no fundo, é uma campanha de promoção feita às pessoas que já cá estão. É algo fora do normal porque normalmente fazermos estas campanhas nos mercados internacionais, mas vamos aproveitar para ver se aumentamos esse efeito de longo prazo e para ver se as pessoas, no futuro, regressam a Lisboa em férias ou para visitar a região”, explicou Vitor Costa, revelando que esta campanha custa cerca de 150 mil euros e que o investimento realizado pela RTL no evento da JMJ no Terreiro do Paço ronda os 600 mil euros.

Impacto “fortíssimo” também em Fátima
O impacto da JMJ no turismo lisboeta só não será maior, acrescenta Vitor Costa, porque o turismo religioso deixou de ser, em 2012, com a reorganização das regiões de turismo e a passagem de Fátima para a região Centro de Portugal, um produto estratégico para a capital. “Já não temos o principal ativo religioso que temos em Portugal, que é Fátima, que passou a pertencer ao Centro de Portugal. Portanto, evidentemente que o turismo religioso não é, para nós, um segmento quantitativamente muito relevante”, explica o responsável, revelando que a RTL continua, no entanto, a associar-se aos eventos de turismo religioso que decorrem no país, mas não da forma como acontecia no passado. “Participamos em pré e pós-tours, mas não temos oferta para podermos ser um destino onde possamos eleger o turismo religioso como estratégico”, indica.

Mas o certo é que a JMJ deverá ter um impacto direto em grande parte do país, a começar, desde logo, por Fátima, destino que conta com o santuário mais conhecido do país e onde o turismo religioso assume, segundo Purificação Reis, presidente da Direção da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, que anualmente organiza os Workshop Internacionais de Turismo Religioso, uma importância central, desde logo porque, neste destino, “diretamente e indiretamente, a atividade económica é maioritariamente dependente do turismo”.

A vinda do Papa Francisco a Fátima, no âmbito da JMJ, fortalece a divulgação da mensagem de Fátima pelo mundo e, naturalmente, promove o turismo religioso e também Fátima como expoente máximo do turismo religioso em Portugal”, Purificação Reis, presidente da ACISO

Fátima partilha a realização da JMJ com Lisboa e, neste destino, a expectativa aponta para um impacto prolongado, tal como aconteceu por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima, que também trouxe o Papa Francisco a Portugal e a Fátima. “Prevemos que, tal como aconteceu com o Centenário das Aparições de Fátima, em que o impacto foi fortíssimo no ano do centenário, mas se fez sentir também nos anos seguintes e apenas foi abruptamente interrompido pela pandemia, também a vinda do Papa Francisco no âmbito da JMJ colocará Fátima e Portugal na memória das pessoas que, movidas pela fé ou pelo interesse cultural, irão planear as suas viagens nos próximos anos”, refere.

Segundo Purificação Reis, “a vinda do Papa Francisco a Fátima, no âmbito da JMJ, fortalece a divulgação da mensagem de Fátima pelo mundo e, naturalmente, promove o turismo religioso e também Fátima como expoente máximo do turismo religioso em Portugal”.

Onde o evento já está a ter efeito é na hotelaria de Fátima que, segundo Purificação Reis, tem expectativas “muito animadoras”, esperando-se “um franco aumento do fluxo turístico e que este tenha impacto no aumento da estadia média em Fátima”.

Mais concreto é Alexandre Marto, CEO do Fatima Hotels Group, grupo de hotelaria que conta com dez unidades de alojamento em Fátima, e que diz ao Publituris que a JMJ vai “um impacto nas taxas de ocupação antes, durante e depois da JMJ”.

Estou convicto de que será um grande impulsionador”, Albino Viana, diretor-geral dos Hotéis Bom Jesus

Neste grupo de hotelaria de Fátima, a procura fez-se notar logo assim que começaram a sair “as primeiras notícias sobre a escolha de Lisboa como palco para a JMJ”. “Alguns dos hotéis já estão completos, outros ainda estão em vendas, mas estamos muito otimistas”, revela o CEO do Fatima Hotels Group, explicando que a maioria dos hóspedes durante a realização do evento serão de nacionalidade norte-americana, mas também europeus de vários países e brasileiros.

Impacto muito além de Lisboa e Fátima
O impacto da JMJ em Fátima já era esperado, até porque, devido ao Santuário, às Aparições da Virgem e aos Pastorinhos, Fátima é atualmente o principal destino de turismo religioso do país e, segundo Alexandre Marto, tem a expetativa de que “o número de noites registadas superará, este ano, um milhão”, muito por culpa também da JMJ.

Mas o impacto deste evento será muito maior, até porque, como refere Purificação Reis, como o próprio nome indica, este será um evento de “âmbito mundial”. “Há toda uma grande divulgação e promoção do país que recebe a JMJ, que terá impacto em 2023, naturalmente, mas também nos anos seguintes”, indica a responsável.

Tal como a presidente da ACISO, também Alexandre Marto acredita que, devido à JMJ, a “procura terá uma extensão que ultrapassará Lisboa, Fátima e espalhar-se-á por Portugal e até Espanha”.

Segundo o CEO do Fatima Hotels Group, no âmbito deste evento, a “exposição mediática será extraordinária” e vai trazer benefícios a todo o país, pelo que, sublinha o responsável, a boa organização do evento é “uma responsabilidade para todos”.

Apesar de ser o principal e mais conhecido destino de turismo religioso nacional, Fátima não é o único local associado a este tipo de turismo em Portugal. Rumando a Norte, encontramos Braga, também conhecida como a Cidade dos Arcebispos e que também espera um impacto positivo, com o aumento da procura turística associado à JMJ.

A procura terá uma extensão que ultrapassará Lisboa, Fátima e espalhar-se-á por Portugal e até Espanha”, Alexandre Marto, CEO Fatima Hotels Group

Ao Publituris, Albino Viana, diretor-geral dos Hotéis Bom Jesus, grupo hoteleiro com cinco unidades de alojamento localizadas junto ao Santuário do Bom Jesus do Monte, local que foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade em 2019, explica que a JMJ, por ser “um grande evento e com a presença do Papa”, vai ter certamente “repercussão positiva no mercado religioso”, nomeadamente “no imediato e no próximo ano”, devendo atrair essencialmente maior procura por parte do mercado italiano. “Estou convicto de que será um grande impulsionador”, acrescenta Albino Viana.

Por enquanto, indica o responsável, a JMJ já está a ter reflexo na procura pelos Hotéis Bom Jesus, onde o turismo religioso representa cerca de 30% da ocupação anual, e que têm já “vários grupos de participantes confirmados para antes e depois das jornadas”.

E o efeito deste evento pode ser ainda mais potenciado tendo em conta o público que vai atrair, os jovens, que serão, segundo Purificação Reis, os turistas do amanhã. “Este evento é uma enorme oportunidade de dar a conhecer o país e, de forma especial, Fátima e a região Centro de Portugal. Os jovens participantes na JMJ que tiverem uma boa experiência nesta visita vão querer voltar, sozinhos ou em família, para descobrirem mais deste fantástico território”, defende a responsável, numa opinião partilhada também por Alexandre Marto, que defende igualmente que a JMJ será “uma oportunidade extraordinária para apresentar Portugal a um conjunto enorme de pessoas que estão a iniciar a sua “vida turística” apenas agora”. “Serão pessoas que certamente irão regressar, e serão pessoas que irão publicitar a boa experiência que Portugal oferece. É agora importante não falharmos em proporcionar essa boa experiência”, conclui.

E, mais polémica menos polémica, o certo é que a JMJ já colocou Lisboa, Fátima e o país nas bocas do mundo, e que, este ano, todos os caminhos da fé vêm dar a Portugal.
 

Curiosidades

Quando? – A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai decorrer entre 1 e 6 de agosto de 2023.
Onde? – O evento reparte-se entre Lisboa e Fátima. A capital recebe a maioria das iniciativas, mas Fátima vai ter um programa com visitas ao Santuário, workshops e propostas de oração.
Como? – A JMJ é organizada pela Igreja Católica, em colaboração com o Estado português e a Câmara Municipal de Lisboa.

Fotos créditos: Depositphotos.com
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Turismo Centro de Portugal recebe 3M€ de fundos comunitários para promover região

A TCP vai receber de três milhões de euros para a promoção turística da região, verba proveniente de fundos europeus, que vai chegar ao abrigo do novo quadro comunitário.

A Turismo Centro de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) oficializaram esta quinta-feira, 2 de maio, a atribuição de três milhões de euros para a promoção turística da região, verba que vai chegar ao abrigo do novo quadro comunitário europeu.

A cerimónia, que contou com a presença de Raul Almeida, presidente da TCP, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, e Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, serviu para ratificar o Termo de Aceitação da Candidatura “Promoção Turística e Sustentabilidade da Região Centro 2023-2025”, submetido pela TCP no âmbito do Programa Regional do Centro (Centro 2030).

“O plano de ação contemplado pela candidatura visa reforçar a notoriedade da região Centro de Portugal e a sua dinamização económica, por via da difusão e comercialização da sua oferta turística. Este esforço contribuirá para solidificar a região como um destino turístico sustentável e de excelência”, indica a TCP, explicando que “a primeira fase de investimento desta operação, para o período 2023-2025, tem o valor de três milhões de euros”.

Para Raul Almeida, este apoio é importante não apenas para a TCP, já que é também fundamental para “todo o território e para a atividade turística na região”.

“Esta estratégia resulta de longas reuniões com parceiros em toda a região, incluindo Comunidades Intermunicipais, Proveres e outros intervenientes que têm um papel essencial na promoção do turismo regional. A colaboração e articulação entre todos foi fundamental para alcançarmos este resultado”, sublinha o presidente da TCP.

A candidatura apresentada aos fundos europeus assenta em cinco pilares fundamentais, concretamente “Campanhas e ativação da marca e destino”; “Instrumentos de promoção e comunicação transversais (online e offline)”; “Observatório do Turismo Sustentável da Região Centro”; “Instrumentos de promoção e comunicação por produto turístico” e “Turismo religioso”.

“Temos trabalhado com a Entidade Regional de Turismo de forma coordenada, com uma estratégia pensada em conjunto, para que os apoios na área do turismo não sejam avulsos, mas pensados de forma integrada. Essa é a forma correta de trabalhar. O turismo tem grandes potencialidades na região, como os números indicam. Temos de continuar a apostar neste setor e a Turismo Centro de Portugal é a entidade certa para fazer este trabalho”, considera ainda Isabel Damasceno.

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NAU São Rafael Suites reabre após renovação de 1M€

Após obras de remodelação, a unidade hoteleira pretende captar famílias com crianças, com uma oferta em regime “tudo incluído” com atividades próprias para este segmento. A área de spa também foi abrangida pela renovação e deverá estar concluída no presente mês de maio.

O hotel NAU São Rafael Suites, uma unidade hoteleira de cinco estrelas localizada em Albufeira, abre portas após uma remodelação de cerca de um milhão de euros. Agora, o hotel apresenta um novo conceito de tudo incluído dirigido a famílias com crianças.

As recentes remodelações visaram as áreas de receção e lobby, bar, restaurante de buffet, spa e a zona exterior das piscinas. Com um novo design assinado pelo atelier de arquitetura BroadWay Malyan, o NAU São Rafael Suites passa a contar com uma imagem “contemporânea”, onde predominam as plantas naturais e as cores claras, como indicado em comunicado.

NAU São Rafael Suites | Créditos: DR

“Além de algumas intervenções de manutenção que visaram a ampliação de várias áreas, procedemos também a uma renovação profunda da decoração, com objetivo de melhorar o serviço ao cliente e proporcionar uma nova experiência. Este ano, e pela primeira vez, [o hotel] ficará também disponível durante o inverno”, adianta Tiago Pais, diretor do NAU São Rafael Suites.

A renovação inclui também a área de spa, que ficará concluída a partir de maio deste ano. Após esta remodelação, os hóspedes vão poder encontrar nesta área uma piscina interior aquecida, sauna, banho turco, sala de relaxamento e salas de tratamento e massagens. Esta obra foi idealizada “a pensar numa oferta especialmente destinada aos mais pequenos, até aos 12 anos”, como indica a unidade.

NAU São Rafael Suites | Créditos: DR

O NAU São Rafael Suites tem 105 unidades de alojamento de diferentes tipologias, entre quartos standard, suites, familiares ou familiar plus. Conta também com dois restaurantes: o restaurante a la carte Eataly, com pratos inspirados na culinária italiana, e o buffet “The Garden”, que após a remodelação assenta numa cozinha de alimentação saudável, sustentável e orgânica, incluindo  aulas de culinária e workshops para os mais novos. A oferta gastronómica fica completa com o Tiny Leaf – Lobby Bar.

Na zona exterior, o NAU São Rafael Suites oferece três piscinas exteriores, das quais uma para crianças; um campo de ténis de piso sintético; ginásio ao ar livre e campo relvado multiusos. Os mais jovens têm ainda à disposição uma sala de jogos e as crianças têm acesso ao Kids Club com atividades desde pinturas faciais, gincanas, karaoke e jogos de futebol.

NAU São Rafael Suites | Créditos: DR
Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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Plataforma Nacional de Turismo debate o futuro do turismo em Portugal

O primeiro fórum da Plataforma Nacional de Turismo (PNT) visa debater a “importância crítica do turismo para a economia nacional, influenciando diretamente o PIB, o emprego, o investimento e o desenvolvimento territorial”. 

A Plataforma Nacional de Turismo (PNT) vai realizar, a 9 de maio, o seu primeiro fórum, que vai ter lugar em Aveiro, sob o tema “Que futuro para o turismo em Portugal?”.

A iniciativa, que decorre entre as 09h30 e as 17h00, no Auditório Renato Araújo, na Reitoria da Universidade de Aveiro, visando debater a “importância crítica do turismo para a economia nacional, influenciando diretamente o PIB, o emprego, o investimento e o desenvolvimento territorial”.

“O evento abordará como o turismo pode atuar como um catalisador para o desenvolvimento sustentável, trazendo benefícios também para setores como agricultura, saúde, bem-estar e tecnologia”, explica a PNT, em comunicado.

O evento vai decorrer em paralelo com a Conferência Internacional INVTUR, permitindo que os participantes tenham “interações
enriquecedoras com académicos e especialistas do setor turístico de
renome mundial”.

“O evento apresentará uma variedade de sessões, incluindo
discussões sobre novas direções para o turismo, sustentabilidade e o
impacto da pesquisa no setor”, lê-se ainda na informação divulgada.

O programa deste evento arranca com a sessão de abertura, que conta com a participação de Carlos Costa, presidente da Direção da PNT;
Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro; Raul Almeida, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de
Portugal; estando ainda por confirmar a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

Pelas 10h00, tem início o debate com o tema “Novas direções para o turismo: conclusões apresentadas pelos coordenadores dos Think tanks da PNT”.

Às 12h00, é a vez do professor Dimitrios Buhalis, da University of Bournemouth, apresentar o tema “The future of tourism through smart tourism metaverse and artificial intelligence”, enquanto, pelas 14h30, é a vez da professora Cathy Hsu, da Hong Kong Polytecnhic University, apresentar o tema “Research with impact: A tool to support social
sustainability of tourism”.

Entre as 15h00 e as 17h00, o debate centra-se no tema “Que futuro e agenda para o turismo em Portugal?”, contando com a participação de Bernardo Trindade, presidente da AHP; Carlos Moura, presidente da AHRESP; e Raul Almeida, presidente do Turismo do Centro de Portugal; num debate com a moderação de Carlos Costa, professor catedrático da Universidade de Aveiro e presidente da Direção da PNT.

O encerramento desta iniciativa decorre pelas 17h00, com a participação de Patrícia Remelgado, da portodosmuseus.pt e vice-presidente da PNT, assim como de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP e vice-presidente da PNT.

As inscrições para este fórum já se encontram a decorrer e podem ser realizadas aqui.

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Governo dos Açores cancela concurso de privatização da Azores Airlines e vai lançar um novo

O Governo Regional dos Açores decidiu cancelar o atual processo de privatização da Azores Airlines. Em questão está o valor atual da companhia que será alvo de um novo concurso.

O Governo dos Açores cancelou o concurso de privatização da companhia aérea Azores Airlines e vai lançar um novo, alegando que a companhia estava avaliada em seis milhões de euros no início do processo e vale agora 20 milhões.

“[O Conselho de Governo] deliberou não dar seguimento ao processo de privatização da Azores Airlines devido à alteração significativa das condições económicas e financeiras tidas em conta na avaliação inicial da companhia. Fica assim cancelado o atual processo de privatização da Azores Airlines”, anunciou hoje, 2 de maio, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), Artur Lima.

O governante falava em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, na leitura do comunicado do Conselho de Governo, reunido por videoconferência.

Recorde-se que no final de março deste ano, o presidente do Executivo açoriano deu orientações ao secretário regional das Finanças, que tem a tutela financeira da empresa, e à secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, que tutela o negócio, para que se deem indicações à SATA [holding] “para o fim da suspensão do processo de privatização e que o júri possa apresentar o respetivo relatório o mais depressa possível”.

Em julho de 2023, o concurso para a privatização da Azores Airlines, a companhia aérea do Grupo SATA que realiza voos internacionais, recebeu duas propostas, que foram apresentadas pelo Atlantic Consortium e pelo consórcio Newtour/MSAviation.

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Transporte aéreo volta a crescer em março com forte impulso da procura internacional

Em março, a procura global por transporte aéreo voltou a crescer e subiu 13,8% face ao terceiro mês de 2023, fortemente apoiada pela procura internacional, que aumentou 18,9%, segundo os mais recentes dados da IATA.

Em março, a procura global por transporte aéreo voltou a crescer e subiu 13,8% face ao terceiro mês de 2023, com a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo a destacar o forte impulso da procura internacional, que subiu 18,9% face a igual mês do ano passado.

Os dados da IATA mostram que, em março, além da procura, também a capacidade global aérea subiu 12,3% face a março de 2023, enquanto o load factor chegou aos 82,0%, ganhando um ponto percentual em comparação com mês homólogo do ano passado.

No entanto, foi na procura internacional que o crescimento mais se fez sentir em março, visto que este indicador aumentou 18,9% face a março de 2023, enquanto a capacidade subiu 18,8% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação melhorou para 81,6%, depois de um aumento de 0,1 pontos percentuais.

Menos dinâmica mostrou-se a procura doméstica, que cresceu 6,6% face a março de 2023, enquanto a capacidade interna aumentou 3,4% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação foi de 82,6%, melhorando 2,5 pontos percentuais face a março de 2023.

“A procura por viagens aéreas está forte. E há todos os indícios de que isto deverá continuar durante o pico da temporada de viagens do verão no Norte. É fundamental que tenhamos capacidade para satisfazer esta procura e garantir uma experiência de viagem sem complicações para os passageiros”, afirma Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Procura internacional cresce em todo o mundo

Os dados da IATA permitem também perceber que, em março, a procura internacional por viagens aéreas cresceu em todas as regiões do globo, com destaque para a Ásia-Pacífico, onde este indicador aumentou 38.5% face a março de 2023.

Na região da Ásia-Pacífico, além da procura, também a capacidade aumentou 37.4%, enquanto o load factor subiu 0,7 pontos percentuais, fixando-se nos 85.6%, o mais elevado entre todas as regiões do mundo.

A IATA destaca que, na Ásia-Pacífico, as principais rotas “apresentam um crescimento notável, embora o número de serviços aéreos regulares da China para a América do Norte ainda seja de apenas 16,5% face aos níveis pré-pandemia”.

Na América Latina, o crescimento da procura internacional foi de 19.7% em março, enquanto a capacidade subiu 18.3% e o load factor chegou aos 84.3%, depois de um aumento de 0,9 pontos percentuais face a março de 2023.

Na América do Norte, o crescimento da procura internacional foi de 14.5% e a capacidade aumentou 14.8%, ainda que o load factor tenha descido para 84.7%, caindo 0,2 pontos percentuais face a março de 2023.

Na Europa, o aumento da procura internacional foi de 11.6%, enquanto a capacidade subiu 11.4% e o load factor fixou-se nos 79.9%, depois de ter aumentado apenas 0,1 pontos percentuais face a março do ano passado.

No Médio Oriente, as companhias aéreas viram a procura internacional subir 10.8%, enquanto a capacidade cresceu 13.9% e o  load factor foi de 77.5%, depois de cair 2.1 pontos percentuais face a março de 2023.

Já em África, onde a procura internacional teve um acréscimo de 8.1% e a capacidade sofreu um aumento de 11.0%, enquanto o load factor caiu 1.9 pontos percentuais, fixando-se nos 70.3%, o mais baixo entre todas as regiões.

“Todas as regiões apresentaram um forte crescimento nos mercados internacionais de passageiros em março de 2024, em comparação com março de 2023. O desempenho do load factor foi irregular, caindo em três das seis regiões”, realça ainda a IATA.

 

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Ryanair abre nova rota entre Lisboa e Tânger para o verão

A rota entre Lisboa e Tânger, que conta com seis voos por semana, é uma das cinco novas anunciadas pela Ryanair para este verão na capital portuguesa, a par de Alicante, Madrid, Poznan e Roma.

A Ryanair abriu esta quinta-feira, 2 de maio, uma nova rota que liga Lisboa a Tânger, em Marrocos, numa operação com seis ligações aéreas por semana, até ao final do verão.

Num comunicado enviado à imprensa, a Ryanair explica que a rota entre Lisboa e Tânger é uma das cinco novas anunciadas para este verão na capital portuguesa, a par de Alicante, Madrid, Poznan e Roma.

“A Ryanair está encantada por lançar oficialmente o nosso primeiro voo de Lisboa para Tânger. Esta rota vai operar seis vezes por semana a partir de hoje, 2 de maio, oferecendo aos nossos clientes em Lisboa ainda mais opções com tarifas baixas”, congratula-se Elena Cabrera, diretora de comunicação da Ryanair para Portugal.

De acordo com a responsável, este verão, a Ryanair vai operar 38 rotas de e para o Aeroporto de Lisboa, incluindo a nova rota para Tânger, num programa de verão que está já disponível para reserva.

Todas as rotas que compõem o programa de verão da Ryanair em Portugal podem ser consultadas e reservadas aqui.

 

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Algarve mostra-se na Expovacaciones em Bilbau

O Turismo do Algarve vai estar mais uma vez presente na Expovacaciones, em Bilbau, uma das principais feiras de turismo do mercado espanhol, que terá lugar de 10 a 12 de maio. A região promete cativar os visitantes com demonstrações gastronómicas, ofertas diversificadas e experiências únicas.

Este ano, a Expovacaciones, que atraiu mais de 20 mil visitantes na sua última edição, introduziu o conceito inovador “Experimenta & Saboreia”, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar experiências sensoriais e explorar a gastronomia local dos destinos representados. O Turismo do Algarve, em parceria com os municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António, estará presente com um stand de 63 metros quadrados de área para destacar a Dieta Mediterrânica e promover os voos diretos entre Bilbau e Faro.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, destaca a importância da participação na Expovacaciones: “Depois de Madrid e Barcelona, a nossa presença nesta feira em Bilbau é uma oportunidade extraordinária para continuar a mostrar ao público espanhol tudo o que o Algarve tem para oferecer”, com vista a “alavancar a procura deste importante mercado de proximidade pela região.”

Além de demonstrações gastronómicas diárias, o stand do Algarve oferecerá informação turística sobre o destino e os municípios presentes durante todo o evento.

 

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Ryanair cresce 8% e transporta 17,3 milhões de passageiros em abril

No acumulado do ano, a Ryanair transportou já 185 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 9% face aos 170,3 milhões de passageiros transportados em igual período do ano anterior.

A Ryanair transportou, em abril, um total de 17,3 milhões de passageiros, número que traduz um aumento de 8% face ao mesmo mês do ano passado, quando a companhia aérea tinha transportado 16 milhões de passageiros.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa pela companhia aérea, em abril, a Ryanair realizou um total de 98,400 voos, mas viu-se obrigada a cancelar cerca de 700 ligações aéreas devido ao conflito armado entre Israel e Gaza, bem como outros 340 voos devido a uma greve de controladores aéreos em França, ocorrida a 25 de abril.

Nesse voos, a transportadora low cost registou um load factor de 92%, o que permite perceber uma quebra de dois pontos percentuais face ao apurado em abril de 2023, quando o load factor tinha sido de 94%.

No acumulado do ano, a Ryanair transportou já 185 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 9% face aos 170,3 milhões de passageiros transportados em igual período do ano anterior.

O load factor acumulado dos voos da Ryanair é de 93% até abril, o que também traduz uma ligeira descida de um ponto percentual face aos 94% apurados em igual período do ano passado.

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IATA critica aumento de impostos na Alemanha e diz que vai prejudicar economia e descarbonização

A IATA explica que o aumento de impostos sobre a aviação na Alemanha, que entrou em vigor esta quarta-feira, 1 de maio, chega aos 19%, variando entre os 5,53 e 70,83 euros por passageiro, consoante a rota.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) veio esta quinta-feira, 2 de maio, criticar o aumento de impostos sobre a aviação na Alemanha, considerando que tal decisão vai “enfraquecer a economia alemã e prejudicará a capacidade de descarbonização da aviação”.

Num comunicado enviado à imprensa, a IATA explica que o aumento de impostos sobre a aviação na Alemanha, que entrou em vigor esta quarta-feira, 1 de maio, chega aos 19%, variando entre os 5,53 e 70,83 euros por passageiro, consoante a rota.

“O imposto tornará a Alemanha menos competitiva em áreas económicas importantes, como as exportações, o turismo e o emprego. Vai afetar a recuperação do transporte aéreo da Alemanha após a pandemia, que é uma das mais lentas na UE”, defende a IATA, explicando que o número de passageiros internacionais na Alemanha continua 20% abaixo dos níveis pré-pandemia.

Para a IATA, o aumento de impostos para a aviação é uma “loucura política”, uma vez que o desempenho económico da Alemanha tem vindo a ser “anémico” e este aumento deverá prejudicar ainda mais a economia alemã.

“O governo deveria dar prioridade a medidas para melhorar a posição competitiva da Alemanha e encorajar o comércio e as viagens. Esta forma de arrecadar dinheiro só pode prejudicar o crescimento da economia a longo prazo”, considera Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Além dos prejuízos a nível económico que esta decisão pode acarretar, a IATA está também preocupada com o seu impacto ao nível da descarbonização, uma vez que, denuncia a associação, este imposto vem enfraquecer a indústria de transporte aéreo alemã, tornando mais difícil o investimento das companhias aéreas em “SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, numa frota mais eficiente em termos de combustível e noutros esforços de descarbonização”.

“O governo alemão parece ter uma obsessão doentia com os impostos sobre a aviação. Além de aumentar o imposto sobre passageiros, também é a favor de um imposto europeu sobre o combustível de aviação, que tornará ainda mais caro fazer negócios na Alemanha ou para as famílias viajarem”, lamenta Willie Walsh, citando um inquérito que mostra que um grande ceticismo relativamente à adoção dos chamados ‘impostos verdes’.

“Repetidas vezes, vemos impostos que deveriam ajudar a indústria a descarbonizar serem roubados e depois perdidos no orçamento geral. E o dinheiro retirado da indústria significa que ela tem menos dinheiro para investir noutras medidas de descarbonização”, conclui Willie Walsh.

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Guimarães adere a estratégia de promoção do enoturismo

A proposta de adesão do município de Guimarães à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, ratificada na última Assembleia Municipal, surge no contexto da estratégia de promoção vinícola do território, favorecendo a sua promoção integrada e dos seus produtos endógenos.

O município de Guimarães acaba de sinalizar a sua disposição de aderir à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com a participação de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal, na reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal AMPV, que decorreu em Santarém.

No total, são já 140 os municípios que fazem parte desta Associação de Municípios que é já a segunda maior do país, logo a seguir à Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Esta adesão surge no contexto da estratégia de promoção vinícola do território, favorecendo a sua promoção integrada e dos seus produtos endógenos. Para Paulo Lopes Silva, fazer parte desta associação promove “o desenvolvimento de redes de trabalho e de cooperação”, que potenciam a “promoção do território enquanto destino vinícola”. Com esta adesão, o município de Guimarães consegue garantir a “participação em eventos com elevado potencial promocional”, bem como a integração na Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho, permitindo internacionalizar os vinhos de Guimarães.

Refira-se que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho é uma pessoa coletiva de direito público sem fins lucrativos, cujo objetivo consiste na afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade. É composta por uma rede de cerca de 130 municípios portugueses com vincada tradição vitivinícola, que tem em vista o desenvolvimento e implementação de projetos conjuntos de promoção e valorização da cultura e dos produtos endógenos.

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