CEPT vai ter mais 5M€ para a promoção externa regional
O reforço de verba para a promoção externa regional foi anunciado por Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, durante a reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT), que decorreu esta terça-feira, 20 de junho, no Porto.
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O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, anunciou esta terça-feira, 20 de junho, a dotação adicional de cinco milhões de euros para a realização de Planos Extraordinários de Promoção Externa, reforço que foi comunicado durante a última reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT), que decorreu no Porto.
Segundo um comunicado enviado à imprensa pelo Ministério da Economia e Mar, este reforço de cinco milhões de euros destina-se à “operação das empresas portuguesas nos mercados externos” e será implementado pelas sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT), “numa estratégia de crescimento sustentável do turismo nacional a nível global”.
A reunião do CEPT, que decorreu, pela primeira vez, fora de Lisboa, serviu para apresentar as linhas de orientação para acesso das agências regionais de promoção turística a este reforço de verba e colocou também em destaque os resultados turísticos dos primeiros quatro meses do ano.
“Em comparação com o período homólogo de 2019, os números comprovam o contributo do Turismo para a recuperação da economia nacional, traduzido, entre outros registos, no aumento do número de dormidas (14,2%), no incremento do indicador hóspedes (15,1%) e das receitas geradas (43%). No que reporta ao contributo dos mercados para este desempenho, os principais países emissores foram, por esta ordem, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Estados Unidos”, lê-se no comunicado divulgado.
De acordo com o Ministério da Economia e Mar, a “aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será também uma das prioridades estratégicas a seguir neste ano”, com particular destaque para os mercados maduros como Reino Unido, Espanha, Alemanha e França.
Já nos “mercados de crescimento e de diversificação serão reforçadas as ações de notoriedade de Portugal e dos seus destinos regionais, a par de uma atuação mais seletiva e de oportunidades”, acrescenta a informação.
“Sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante que as regiões possam trabalhar e divulgar os seus ativos turísticos territoriais específicos. Será com estratégia concertada e estreita colaboração que todos conseguiremos reforçar o crescimento do turismo nacional”, afirmou Nuno Fazenda, na reunião do CEPT.
Desta forma, reforça o comunicado divulgado, o CEPT mantém no topo das prioridades estratégicas “o crescimento da atividade turística, através de iniciativas que potenciem a internacionalização das empresas e das marcas portuguesas”, de forma a “reforçar o papel do turismo como fator de coesão territorial e social do País, através do reforço da promoção dos destinos turísticos regionais”.
Esta reunião do CEPT marcou também o primeiro evento oficial em que participou o novo Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.