Tráfego aéreo nacional recupera mais rápido que na maioria dos países da Europa
Segundo a NAV Portugal, a recuperação do tráfego aéreo português está “à frente de praticamente todos os países da Europa”, com crescimentos desde março de 2021, com exceção dos meses de junho e julho do ano passado.
Publituris
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
O tráfego aéreo nacional voltou a aumentar em abril de 2023, avança a NAV Portugal, que revela que a recuperação do tráfego português está “à frente de praticamente todos os países da Europa”.
De acordo com um comunicado da empresa que gere o tráfego aéreo português, “a trajetória de crescimento ocorre desde março de 2021”, com exceção dos meses de junho e julho do ano passado, quando se registaram quebras de 5,4 e de 6,2% face a iguais meses de 2019.
A NAV Portugal revela que, em abril, a Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa totalizou 55.895 movimentos, número que representa um “ligeiro aumento de 0,4% face aos 55.680 voos registados no mês de abril de 2019 e um acréscimo de 5,4% face a abril de 2022”.
“Em termos médios, neste mês foram controlados 1.863 voos IFR diários, registando-se um ganho de sete voos diários face a abril de 2019”, acrescenta a NAV Portugal na informação divulgada.
Já na RIV de Santa Maria, o tráfego de abril “ascendeu a 14.113 movimentos, traduzindo-se num acréscimo de 3,6% face aos 13.625 voos controlados no mesmo mês” de 2019 e a um crescimento de 10% face a abril de 2022.
Na RIV de Santa Maria, indica ainda a NAV Portugal, foram controlados 470 voos IFR por dia em abril, tendo-se “registado um ganho de 16 voos diários face a abril de 2019”.
No acumulado até abril e face a igual período de 2019, a RIV de Lisboa registou ainda um aumento de 3.167 voos IFR, o que corresponde a “uma evolução de mais 1,6%”, enquanto o crescimento face a 2022 “ascende a 17,5%”.
Na RIV de Santa Maria, o acumulado até abril ganhou “2.485 voos IFR, ou seja, mais 4,9%”, enquanto na comparação com os primeiros quatro meses de 2022 “a subida é de 13,4%”.
“Após a diminuição abrupta do tráfego aéreo durante 2020 devido ao impacto da pandemia COVID-19, os anos seguintes mostram um aumento constante do tráfego. No final de 2022 a taxa geral de recuperação anual atingiu 92,9% (RIVLIS) e 95,2% (RIVSMA) dos níveis pré-pandémicos do tráfego IFR”, indica ainda a empresa que gere o tráfego aéreo português.
A NAV Portugal sublinha ainda que, mesmo com a guerra na Ucrânia e com a variante Ómicron da COVID-19 no início do ano passado, que continuam a impactar a economia europeia, a exemplo da aviação, “a taxa de recuperação do tráfego estabilizou para níveis mensais semelhantes aos de 2019 a partir de abril/maio de 2022”.
No ano passado, a NAV Portugal controlou um total de 652.599 voos na RIV de Lisboa e 160.256 voos na RIV de Santa Maria, totalizando 812.855 voos, valor que representa um decréscimo de 5,0% relativamente a 2019 e um aumento de 67,8% face a 2021.
Em média, no ano passado, foram controlados diariamente 2.227 voos no total das duas Regiões de Informação de Voo sob responsabilidade Portuguesa (Lisboa e Santa Maria) e geridas pela NAV Portugal.