Dormidas de turistas portugueses na Alemanha rondou o meio milhão em 2022
Dados do Instituto Federal de Estatística da Alemanha apresentados quinta-feira em Lisboa por Ulrike Bohnet, diretora do Turismo Alemão para Portugal e Espanha, indicam que, em 2022, o número de dormidas dos turistas portugueses naquele destino foi de 476.190 dormidas (incluindo campismo), o que representa um aumento de 110,5% em comparação com 2021, quando foram registadas 226.219 dormidas de visitantes oriundos de Portugal.
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De acordo com a mesma fonte, falta apenas 7,9% para atingir o nível pré-pandemia de 2019, um ano recorde em que se registaram 517.007 dormidas de viajantes portugueses no mesmo período. Refira-se que, de 2011 a 2019, o aumento foi muito significativo: as dormidas dos portugueses subiram 78,2%.
Em 2022, as dormidas registaram-se sobretudo nos meses de outubro (48.979), novembro (46.334) e dezembro (47.673); outros meses preferidos dos portugueses foram maio, junho e setembro, com mais de 45 mil dormidas mensais.
No que se refere ainda à motivação das viagens dos portugueses à Alemanha o ano passado, 49% das foram a lazer, seguindo-se as viagens de negócios, com 29%, e as visitas a familiares e amigos, com 22%.
O Instituto Federal de Estatística da Alemanha revela que, em 2022, por comparação com 2019, a recuperação dos voos de Portugal para a Alemanha esteve acima de 80%; em 2019 registaram-se 17.193 e em 2022 14.545, acrescentando que desde abril de 2022 que os portugueses gastam mais nas suas viagens à Alemanha por comparação com 2019.
Em conferência de imprensa, em Lisboa, Ulrike Bohnet, diretora do Turismo Alemão para Portugal e Espanha, apresentou, igualmente, as três campanhas que o destino acaba de lançar para este ano. Uma delas tem o mote “Cidades & Cultura”. Com a campanha “51 lugares declarados Património da Humanidade pela UNESCO – Historic.Modern.Germany”, a Alemanha, conforme foi revelado, posiciona-se a nível internacional como um destino sustentável com uma ampla oferta de património reconhecido pela UNESCO.
Esta campanha centra-se na promoção de monumentos protegidos que vale a pena conhecer como parte da diversidade de produtos das cidades e dos seus arredores rurais. Aos viajantes são oferecidas experiências únicas e autênticas no segmento de Cidades & Cultura, além de viagens urbanas com breves visitas ao campo.
Viajar não é incompatível com o respeito pelo ambiente. A Alemanha oferece uma grande variedade de opções de turismo sustentável em todo o seu território: desde Bio-Hotels a cidades e regiões certificadas como “destino turístico sustentável”; viagens que respeitam o meio ambiente nos caminhos-de-ferro alemães ou bilhetes turísticos que incluem transportes públicos gratuitos; visitas guiadas especiais para interessados em urbanismo sustentável; compras sustentáveis; e também modernas exposições interativas sobre temas relacionados com a orientação sustentável da economia e da sociedade. Estas valências são apresentadas na campanha “Feel Good”.
Com a temática “Embrace Nature”, a última campanha centra-se nas paisagens naturais da Alemanha como destino turístico que se oferecem ao visitante desde os cumes dos Alpes, os rios Danúbio e Reno, as densas florestas da Turíngia ou das margens do Lago Eder, as formações rochosas escarpadas da Floresta do Palatinado ou da Suíça Saxónica, a charneca de Lüneburg em flor, a região dos lagos de Mecklemburgo, ou Mar Frísio. O elemento central é sempre a experiência autêntica e pessoal de grandes atrativos paisagísticos únicos e a descoberta de joias até agora praticamente desconhecidas.