Voos no período da Páscoa: Portugal foi o 3º país menos pontual da UE
A AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, diz que Portugal foi o terceiro país menos pontual da União Europeia, nos voos realizados durante o período da Páscoa.
Publituris
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
O estudo indica que dos mais de 500 mil passageiros que viajaram de um dos aeroportos portugueses, no período analisado, apenas 66% partiram no horário indicado, enquanto 170 mil passageiros sofreram algum tipo de perturbação no seu voo, seja cancelamento ou atraso.
Ainda de acordo com a análise, do número total de passageiros que viajaram nos quase quatro mil voos operados a partir de Portugal nesta Páscoa, 32% sofreram atrasos superiores a 15 minutos, 1% superior a duas horas e apenas 15 voos registaram um atraso superior a três horas. A estes números acrescem ainda, 48 voos cancelados que impactaram mais de cinco mil passageiros.
Resultado: São quatro mil os passageiros que têm direito a compensação por terem sofrido algum tipo de perturbação no seu voo (cancelamento, atraso ou recusa de embarque).
A AirHelp destaca que os dados de pontualidade, estão muito abaixo dos números do ano passado. Em 2022, voaram de Portugal mais de 600 mil pessoas e 25% destas sofreu algum tipo de perturbação no seu voo. Comparando os dois anos, em 2023 registaram-se menos passageiros aéreos, mas mais perturbações nos seus voos.
No entanto numa análise os 27 países que integram a União Europeia, a AirHelp concluiu que Portugal foi o terceiro país menos pontual, com apenas 66% dos passageiros a não sofrer qualquer perturbação no seu voo.
Na União Europeia, na semana de celebração da Páscoa, mais de 70 mil aviões partiram dos aeroportos europeus e mais de nove milhões de pessoas apanharam um voo. Destes, 75% (cerca de sete milhões de passageiros) voaram sem sofrer qualquer perturbação no seu voo. Assim, mais de 160 mil passageiros na União Europa têm direito a uma indemnização por interrupções dos seus voos, realça a empresa.