Expansão: Bestravel quer igualar em 2024 o número de postos de venda de 2019
A Bestravel vai retomar o seu projeto de expansão e abertura de novas agências de viagens, mas não a quer fazer de qualquer maneira, avançou aos jornalistas Nuno Almeida, que até então assumia toda a gestão e coordenação da rede, e vai agora acumular a expansão na sua área de intervenção.
Carolina Morgado
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
“Não o queremos fazer de qualquer maneira, nunca o fizemos. Queremos fazer este processo de expansão como foi desde sempre, com rigor”, disse o responsável à margem da 18ªConvenção da Bestravel que decorreu de 23 a 26 de fevereiro em Évora, para recordar que a rede tem no seu seio agências de viagens que, como o grupo, faz 20 anos e várias que completam 15 anos. Portanto, “temos uma rede madura e acho que a base do seu sucesso tem sido o rigor que coloca à entrada de novos franchisados”.
Por isso é que, segundo referiu “nós não vendemos franchising, vendemos negócio porque, o negócio se for de sucesso, é para quem abre e para nós. Portanto, é essa política que queremos manter”.
A Bestravel vai abrir uma agência já existente na Graciosa (Açores), bem como dois ou três projetos em fase avançada para abrir, na zona de Lisboa e no Norte. De destacar que a rede tem uma época que considera a melhor altura do ano para novas aberturas, de outubro a dezembro, e em alguns casos no início de janeiro porque “é uma altura de menos pressão, e mesmo depois de passar por algum processo de formação, o candidato tem ainda alguns meses mais calmos para se interiorizar no negócio. Por outro lado, é a partir do início do ano é que começam as vendas”, explicou Nuno Almeida.
A rede indicou ainda, durante a conferência de imprensa, que o projeto de expansão é ambicioso, mas reafirmou que “não a todo o custo”. No entanto, o primeiro objetivo é igualar o número de postos de venda de 2019, que eram 53, e estar presente em todas as capitais de distrito. Atualmente, a Bestravel conta com 44 lojas.
Neste projeto de expansão cabem não só agências de viagens a abrir pela primeira vez, como as existentes e querem mudar de marca, embora ao longo destes 20 anos “mais de 90% dos postos de venda que abriram eram de raiz e com gente que nem sequer vem da área”, reforçou Nuno Almeida, acrescentando que também “temos o objetivo de converter algumas agências de viagens que estão no mercado e podem ser atraídas para o projeto Bestravel”.
No universo da Bestravel, a maioria são pequenos negócios. A agência-tipo da rede são 40m2 e dois postos de trabalho, não quer dizer que não cresça, e para ser franchisada tem de ter loja física. Para ter “nota positiva”, no primeiro ano de abertura, para além de ser importante a sua localização, o valor de faturação da agência deve rondar pelo menos os 300 mil euros.