Porto entre os melhores aeroportos da Europa, aponta ranking da AirHelp
A AirHelp divulgou o AirHelp Score 2022, ranking que lista os melhores e os piores aeroportos do mundo, assim como as companhias aéreas, e que coloca a infraestrutura aeroportuária do Porto entre as melhores da Europa.
Publituris
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
A AirHelp divulgou esta segunda-feira, 12 de dezembro, o AirHelp Score 2022, ranking que lista os melhores e os piores aeroportos do mundo, assim como as companhias aéreas, e que coloca a infraestrutura aeroportuária do Porto entre as melhores da Europa.
De acordo com a AirHelp, este ranking, que é divulgado anualmente e que é elaborado com base em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo, “é considerado o mais abrangente e preciso da área”, uma vez que avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.
Este ano, o aeroporto português melhor classificado neste ranking é o Francisco Sá Carneiro, no Porto, que apresenta uma classificação global de 7,67 pontos em 10 possíveis, com destaque para a pontualidade, que recebeu uma pontuação de 7,10 pontos, mas também para a consideração dos clientes, que obteve 8,52 pontos, enquanto a qualidade da área de restauração e lojas recebeu 8,53 pontos.
“Importa ainda referir que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro encontra-se na 54º posição e é a quinta maior subida em relação a 2019, principalmente devido ao melhor desempenho no ponderativo ‘pontualidade’. O Aeroporto do Porto pode, ainda, ser considerado um dos melhores aeroportos europeus, estando no top 10 dos aeroportos europeus considerados no AirHelp Score 2022”, refere a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos.
Depois do aeroporto do Porto, foi o aeroporto de Faro que apresentou melhor classificação, com 7,21 pontos, enquanto o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi classificado com 6,75 pontos, naquela que é a pior classificação a nível nacional de uma das piores a nível mundial, uma vez que o aeroporto lisboeta ficou na 143ª posição, entre um total de 151 aeroportos analisados.
O ranking da AirHelp avaliou também as companhias aéreas de todo o mundo, incluindo a portuguesa TAP, que ficou no 33.º lugar entre as melhores companhias aéreas do mundo, com a AirHelp a indicar que a companhia aérea de bandeira portuguesa “apresenta uma melhoria significativa na sua classificação quando comparado com o AirHelp Score 2019”.
“A TAP melhorou a sua pontuação em todas as áreas de estudo e apresenta, este ano, uma classificação global de 6,86: 5,99 na pontualidade, 7,82 na qualidade do serviço e 6,76 na gestão de reclamações. Dados que superam os de 2019, ano em que a companhia aérea portuguesa se posicionou no 61º lugar com uma classificação global de 6,03”, acrescenta a AirHelp na informação divulgada.
O ranking da AirHelp aborda ainda as companhias aéreas com maior operação em Portugal, apurando que a holandesa Transavia é a transportadora com maior número de voos operados em Portugal, registando uma avaliação de 7,20 pontos, seguindo-se a espanhola Iberia, com 7,01 pontos, e, por fim, a TAP, que obteve os referidos 6,86 pontos.
Já a Qatar Airways foi considerada a melhor companhia aérea do mundo, com 8,11 pontos, com a AirHelp a realçar que esta transportadora mantém a posição de liderança desde 2018.
A United Airlines, com 8,07 pontos, ficou na segunda posição, enquanto a australiana Qantas Airways, com 8,02 pontos, fecha o pódio e ocupa a terceira posição enquanto melhor companhia aérea do mundo.
“As três companhias aéreas têm-se distinguido devido ao processamento consistente e eficaz das reclamações dos passageiros, à elevada pontualidade e à elevada classificação dos clientes”, explica a AirHelp, indicando que, relativamente à Qantas Airways, houve uma subida do quinto para o terceiro lugar devido “ao processamento eficiente de reclamações”.
A AirHelp destaca ainda, entre as companhias aéreas com melhor desempenho, a alemã Eurowins, que registou a maior subida desde a edição de 2019, passando do 45.º para o 6.º lugar, assim como a holandesa Transavia, que subiu em 2022 em todos os parâmetros estudados para esta classificação, passando do 65º lugar em 2019 para o 26º lugar este ano.
“A Air Malta (Malta) e Avianca (Colômbia) também sobem nas classificações impulsionadas por um melhor feedback dos clientes, bem como a airBaltic (Letónia) que regista um melhor processamento de reclamações”, acrescenta a AirHelp.
No extremo oposto, a AirHelp coloca a canadiana Westjet, que desceu da 7.ª posição do ranking em 2019 para a 30.ª, ainda que a maior queda seja protagonizada pela turca Pegasus Airlines, que passou do 33.º lugar para o 61.º “devido ao fraco processamento de reclamações”.
Já a companhia aérea de baixo custo, Ryanair, surge em penúltimo lugar na classificação e apresenta uma pontuação global de 4,77, destacando-se pelo negativo tratamento das reclamações dos clientes (0,62).