Aldeias do Xisto renovam identidade visual
De acordo com a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto “o posicionamento estratégico da marca Aldeias do Xisto, refletido na sua nova imagem, é uma evolução a pensar no futuro e nos desafios que se avizinham”.
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As Aldeias do Xisto renovaram a identidade visual e lançaram um novo site, mudanças que visam reposicionar estrategicamente, bem como reforçar a identidade e notoriedade do projeto.
“Contamos com um passado sólido, uma rede estável e uma iconografia e notoriedade visual fortes, mas é fundamental que a nossa identidade gráfica reflita o posicionamento estratégico da marca e acompanhe a evolução do projeto”, explica Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, citado num comunicado enviado à imprensa esta quinta-feira, 15 de julho.
De acordo com o responsável, “o posicionamento estratégico da marca Aldeias do Xisto, refletido na sua nova imagem, é uma evolução a pensar no futuro e nos desafios que se avizinham”, que reforça os valores de responsabilidade, ecocentrismo, mundividência, experimentação e ativismo do projeto das Aldeias do Xisto.
A nova imagem das Aldeias do Xisto assenta em quatro eixos, concretamente Viver, Investir, Criar/Aprender e Usufruir, e pretende contribuir para que seja possível “atrair e fixar pessoas, projetos e investimentos no território”.
“Importava, pois, reforçar, desdobrar e especializar a atratividade da marca, refrescando a imagem e revitalizando os argumentos, para que espelhem a real, abrangente e diversificada atuação do projeto”, acrescenta a ADXTUR.
Na informação divulgada, a ADXTUR explica que a nova identidade visual, desenvolvida pelo Atelier Nunes e Pã, consiste numa “progressão do símbolo existente – ‘a casa'”, que passou a ter um aspeto mais moderno, evidenciando a “tendência para a sustentabilidade e para a experiência positiva que a marca quer deixar em todos os que com ela contactam”.
“A nova marca baseia-se em formas geométricas desenhadas a partir de uma matriz e é representada por dois elementos: o Símbolo e o Logotipo”, destaca a ADXTUR, explicando que o símbolo “é constituído por retângulos e triângulos que representam no seu conjunto, uma casa construída com pedras de xisto justapostas”, enquanto o logotipo é constituído pelo texto que nomeia as Aldeias do Xisto e conta com uma “letra intemporal e destemida, redonda e aberta que permite uma rápida e confortável leitura”.
A nova identidade das Aldeias do Xisto conta ainda com o claim “a descoberta começa aqui”, que “sintetiza as promessas, as motivações e os valores da marca, os seus produtos, projetos e serviços, orientando as pessoas para a essência das Aldeias do Xisto”.
Além da renovação da identidade visual, as Aldeias do Xisto lançaram também um novo site com o objetivo de comunicar o novo posicionamento e que serve também para apresentar os recursos deste projeto, assim como os eventos e a oferta das Aldeias do Xisto, através de um mapa que permite segmentar a oferta de acordo com as temáticas e os interesses de cada visitante.
O novo site permite ainda organizar os fluxos digitais dos diferentes sites satélites da marca, concretamente Bookinxisto, MyXisto Trails, e os novos micro-sites Dark Sky Aldeias do Xisto e Craft+Design.
Recorde-se que a Rede das Aldeias do Xisto integra 27 aldeias situadas no centro de Portugal, num território de 5.000km2, dividido em quatro unidades territoriais: Serra da Lousã, Serra do Açor, Zêzere e Tejo-Ocreza.