Qantas abre voos comerciais entre a Austrália e Timor-Leste
Os voos da Qantas para Timor-Leste contam com três ligações por semana, que passam a cinco durante o verão.
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A companhia aérea australiana Qantas iniciou esta quarta-feira, 30 de março, uma operação com voos comerciais entre a Austrália e Timor-Leste, depois de décadas em que as ligações aéreas aconteceram apenas em forma de charter, avança a Lusa.
Os voos da Qantas para Timor-Leste contam com três ligações por semana, que passam a cinco durante o verão, e que ligam a Austrália a Dili, numa operação que as autoridades timorenses esperam que possa estimular o turismo e as visitas turísticas à capital de Timor-Leste.
“Estamos todos muito felizes em receber a Qantas como a primeira companhia comercial a operar voos regulares de passageiros para Timor-Leste. São voos internacionais que ligam Timor-Leste a uma rede global e que proporcionam oportunidades fantásticas para o aumento do comércio, do turismo e do investimento”, afirmou José Agustinho da Silva, ministro dos Transportes e Comunicações de Timor-Leste, na cerimónia que assinalou a chegada do primeiro voo.
Na mesma ocasião, Bill Costello, embaixador australiano em Timor-Leste, recordou o papel crucial que a Qantas já tinha representado no transporte de material necessário para o combate à COVID-19 em Timor-Leste e que agora permite ajudar na recuperação económica do país.
“O Governo australiano está encantado por ter a Qantas como a primeira companhia aérea internacional a operar ao abrigo do Acordo Bilateral de Serviços Aéreos entre a Austrália e Timor-Leste. Estes novos serviços aéreos proporcionam enormes oportunidades para aumentar as ligações económicas, culturais e pessoais entre a Austrália e Timor-Leste, e em toda a nossa região”, disse Costello.
A abertura deste voos foi possível porque Timor-Leste ratificou, no ano passado, um Acordo de Serviços Aéreos com a Austrália, uma vez que, até ao início da pandemia, existiam ligações aéreas entre Timor-Leste e a Austrália, Indonésia e Singapura que, ainda que fossem regulares, não correspondiam, na prática, a voos comerciais, já que para isso são necessários acordos de aviação.
A Lusa lembra que, em vez disso, as ligações eram garantidas através de operações regulares de voos charter que se foram progressivamente tornando mais caras nos anos antes da pandemia, que veio piorar a situação, levando a que o país ficasse mais de um ano praticamente sem voos, incluindo operações charters, uma vez que as ligações foram retomadas de forma gradual, mas com preços muito elevados.
A Lusa indica que, nestas condições, uma viagem de ida entre Díli e Kuala Lumpur custava mais de 700 euros, enquanto os voos diretos entre Lisboa e a capital timorense rondavam os 1.900 euros, também só de ida.
Os novos voos da Qantas oferecem preços mais reduzidos dos que os praticados até aqui pela Air North, que durante décadas deteve o monopólio nas ligações entre os dois países, chegando a custar menos de 500 euros por um bilhete de ida e volta entre Sydney e Díli.