“Não podemos justificar o aumento de preços com a inflação”, diz CEO da Porto Bay
Com a operação em alta, o CEO do grupo Porto Bay admite alguns constrangimentos devido ao aumento dos preços, mas admite que “é a diferenciação do destino que fará a diferença”.
Victor Jorge
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No final do primeiro dia da BTL, 16 de março, o grupo Porto Bay promoveu um encontro com jornalistas e alguns operadores estrangeiros, aproveitando o CEO, António Trindade, para saudar o regresso da BTL, admitindo que “o timing para a realização deste evento não poderia ser melhor”.
“Prevíamos que este BTL fosse importante”, destacando as “novas posturas e preocupações” que surgiram e que irão manter-se.
Relativamente à operação da Porto Bay, António Trindade revelou que o 2.º semestre de 2021 foi cinco vezes superior ao 1.º semestre, com o CEO do grupo a frisar a “importância da exploração de novos mercados”, assim como “a aproximação a novos segmentos”.
Com a Europa a passar por um período difícil, António Trindade salientou a posição geográfica de Portugal como uma “vantagem”, admitindo que “quando um lado desce o outro sobe”, admitindo que países como a Bulgária, Croácia, Malta, Chipre sofrerão mais do que Portugal com os desenrolar dos acontecimentos na Ucrânia.
Destacando que as alternativas de desenvolvimento não se limitam ao setor do turismo, António Trindade salientou que “2022 será o ano de consolidação dos resultados obtidos em 2021”, e que se deve “manter e reforçar o que foi feito no ano anterior”.
Para tal, lembrou que a Madeira e o Algarve são duas regiões que, “não só estão a recuperar”, como estão a captar mais turistas”, admitindo que as duas últimas semanas foram “muito positivas”.
Com o preço dos combustíveis em alta, o CEO do grupo Porto Bay considerou que será essa evolução a determinar os “constrangimentos”, referindo, contudo, que “não se têm verificado cancelamentos por causa desta situação” e que o fluxo de reservas até tem sido “superior a 2019”.
“Temos de ter consciência que a operação não pode aproveitar-se desta situação [aumento dos preços]. Os destinos têm de saber manter a diferenciação e beneficiar dela. E isso não se faz só no preço”, considerou António Trindade.
Por isso mesmo, “não podemos justificar o aumento de preços com a inflação, embora saibamos que existem preços que irão aumentar, principalmente no F&B (Food&Beverage”.
António Trindade concluiu que “temos de agarrar este momento, sabendo que a ação e reação têm agora de ser muito mais curtas”.