Redes sociais essenciais para setor das viagens envolver-se diretamente com nova geração de consumidores
Com a pandemia foram muitas as empresas de viagens que procuraram envolver-se de forma mais direta com o seu público utilizando as redes sociais, consideradas essenciais para uma comunicação mais direcionada.
Victor Jorge
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
Com as redes sociais a provarem ser a maneira mais rápida, económica e impactante de envolver-se diretamente com os consumidores mais jovens, as empresas do setor das viagens começaram a investir mais tempo e recursos neste tipo de comunicação para alcançarem resultados mais rápidos, revela a GlobalData num recente report.
Os dados da consultora demonstram que houve um aumento de 175,8% nos empregos relacionados com os social media no setor das viagens e turismo de 2020 para 2021, demonstrando que uma quantidade crescente de empresas do setor reconheceu a importância das redes sociais para o envolvimento da marca serviço ao cliente.
De acordo com a GlobalData, 30% da “Geração Z” e 32% dos “Millennials” afirmam que o envolvimento direto com uma marca é o principal fator para uma compra. Essas percentagens são significativamente maiores quando comparadas aos “Boomers” e à “Geração Silenciosa” (nascida entre 1928 e 1945), com 13% e 4%, respetivamente, salientando a consultora que, nestes casos, “os consumidores percecionam o envolvimento direto com a marca como um fator-chave”.
Ralph Hollister, analista de viagens e turismo da GlobalData, adianta que “o sucesso de uma empresa de viagens com os “Millennials” ou “Geração Z” pode agora ser determinado pelo desempenho nas redes sociais, com o desempenho positivo e níveis de serviço nessas plataformas a incentivar lealdade à marca além de aumentar a visibilidade”.
Hollister dá o exemplo da Ryanair que lidera em termos de incentivo no envolvimento com a maca através das redes sociais, com 1,6 milhões de seguidores nmo TikTok. “A Ryanair ganhou seguidores em massa em plataformas como o TikTok porque capitaliza conteúdo viral, como memes, que são divertidos e relacionáveis”, diz o analista da GlobalData.
Essa estratégia nas redes sociais, afirma Hollister, “permite à empresa estar na mente da próxima geração de clientes”, além de criar “diferenciação, pois a companhia aérea pode cultivar a própria personalidade distinta por meio do conteúdo que publica”:
As redes sociais permitem, igualmente, o contacto em larga escala com a empresa por meio de serviços de mensagens diretas, permitindo níveis aprimorados de atendimento ao cliente. A companhia aérea holandesa KLM, por exemplo, considera as redes sociais como parte integrante da sua estratégia de relacionamento com o cliente. Desde 2010, a KLM ganhou reputação como pioneira no campo dos social media ao adotar consistentemente as mais avançadas tecnologias relacionadas às redes sociais, como Inteligência Artificial (IA) e tecnologia ativada por voz para aumentar os níveis de serviço. Como resultado, a KLM oferece agora uma plataforma de atendimento ao cliente 24 horas por meio de vários redes sociais em 10 idiomas diferentes.
Hollister conclui, assim, que, “com a popularidade cada vez maior das redes sociais, as empresas de viagens mudaram-se para onde os seus clientes mais jovens estão. Como tal, as plataformas sociais continuarão a crescer como parte integrante das operações estratégicas das empresas de viagens, à medida que funções e equipas específicas que gerem a produção de conteúdos para social media continuam a ser reforçadas em todas as grandes empresas”.