Programa “Push4tourism” procura start-ups de turismo para acelerar negócios
O objetivo do programa passa por captar a atenção dos empreendedores já estabelecidos e que pretendam o apoio de uma equipa profissional que os capacite a conseguir chegar a uma fase de maior maturação e desenvolvimento.
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A Gesentrepreneur acaba de lançar o programa de aceleração “Push4tourism” com o apoio do Turismo de Portugal, no âmbito da iniciativa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism 2021/22.
Este programa procura captar a atenção dos empreendedores já estabelecidos e que pretendam o apoio de uma equipa profissional que os capacite a conseguir chegar a uma fase de maior maturação e desenvolvimento. Os negócios candidatos devem ter ligação ao setor do turismo, um máximo de sete anos de atividade, um profissional a full-time afeto ao projeto e pelo menos um produto ou serviço com alguma tração no mercado.
O “Push4tourism” – o mais recente programa de aceleração no setor do turismo, priorizará na sua atuação o crescimento e alavancagem dos negócios das start-ups incluindo, desde o primeiro momento, elementos catalisadores, aspiracionais e “facilitadores de ecossistema”, os quais funcionarão como verdadeiros elos de ligação entre as suas redes de contactos e os empreendedores participantes.
Neste contexto, “a concretização de negócios e projetos-piloto junto do setor empresarial será uma força motriz deste programa, beneficiando da participação ativa da figura de ‘Pusher’ – empresários que funcionam como verdadeiros Tinder offline para os negócios -, mas também de empreendedores e diferentes atores do ecossistema de negócios, com forte ligação ao mundo corporativo português e mundial (e em especial à indústria do turismo)”, refere a organização, em comunicado.
Acresce, ainda, que do ponto de vista operacional, os empreendedores selecionados irão poder usufruir, durante seis meses, não só do apoio proporcionado por mentores especializados no suporte à dinamização empresarial, mas também de parceiros locais (Incubadoras, Parques Empresariais, Centros de pesquisa e desenvolvimento, Municípios, Comunidades Intermunicipais, entre outros), que possibilitarão aos participantes uma integração eficiente e eficaz junto dos respetivos ecossistemas de empreendedorismo regionais.
O “Push4tourism” está alinhado com os objetivos traçados pelo Turismo de Portugal no seu Plano de Ação “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, pretendendo contribuir para a gestão sustentável das empresas, enriquecimento e melhoria da experiência do turista, promoção de mobilidade inteligente e sustentável, adoção de uma gestão baseada em dados e otimização das operações de negócio das empresas.
Perante esta realidade é possível constatar que “estamos numa época desafiante, na qual se espera que a pandemia comece a ficar para trás e que a economia comece a olhar em frente. Acreditamos, por isso, existir um clima de inovação que permite perspetivar serem as empresas mais bem preparadas que irão aproveitar as novas oportunidades e necessidades dos turistas/clientes nacionais e internacionais. Focando a sua ação na alavancagem do negócio das start-ups, este diferenciador programa de aceleração permitirá às equipas participantes aumentar a tração dos seus negócios e, por conseguinte, tornando-os mais atrativos aos potenciais investidores” afirma Sérgio Póvoas, coordenador do programa “Push4tourism”.
Nesta fase, o programa irá selecionar 20 start-ups para processo de aceleração, através de critérios como inovação, sustentabilidade ou escalabilidade.
Não menos importante são os parceiros e o que podem aportar a este programa. De acordo com Sérgio Póvoas, “a lista está em atualização”, mas para além do apoio do Turismo de Portugal, o programa conta com o suporte institucional da Portugal Ventures, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, CinTurs, Universidade Europeia, Católica & Consulted Linked, entre outros. Por outro lado, do setor empresarial, Central de Cervejas, Grupo Olivier, Azai Consultores (Colômbia), Proa (Angola) e a Fundo de Maneio (Açores) estão confirmadas, sendo que se encontram em vias de formalização a colaboração de outras entidades do mundo empresarial.