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Qatar Airways reafirma que problemas nos A350 “não são superficiais”

Companhia aérea do Qatar divulgou um vídeo onde mostra os problemas na fuselagem dos A350 e que comprova que os “defeitos não são superficiais”.

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Companhia aérea do Qatar divulgou um vídeo onde mostra os problemas na fuselagem dos A350 e que comprova que os “defeitos não são superficiais”.

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A Qatar Airways veio esta sexta-feira, 21 de janeiro, reagir à Airbus, que desvalorizou as queixas da companhia aérea do Qatar em relação a problemas na fuselagem de 21 aparelhos A350, e reafirma que “os defeitos não são superficiais” e colocam mesmo em causa a segurança das aeronaves.

Num comunicado divulgado, a Qatar Airways diz que procurou reunir-se com a Airbus para resolver a situação de degradação da fuselagem dos aparelhos, que levou à paragem de 21 aviões A350 da companhia aérea do Qatar, e reafirma que, devido a esses problemas, tem “sérias e legitimas preocupações de segurança” em relação a estes aparelhos.

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De acordo com a Qatar Airways, um desses problemas leva a que o “sistema de proteção contra raios da aeronave fique exposto e danificado”, enquanto outro problema provoca a exposição à luz e humidade da estrutura interna, existindo ainda problemas ao nível de rachaduras e nos rebites da fuselagem dos aviões.

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Para comprovar os problemas que denuncia, a Qatar Airways fez mesmo um vídeo onde mostra o atual estado dos A350 e que, segundo a companhia aérea, permite perceber que os “defeitos não são superficiais”.

A Qatar Airways congratula-se ainda pela marcação de uma audiência para abril e que, segundo a companhia aérea do Qatar, representa um “esforço para encontrar uma resolução mais rápida para a disputa”, que desde janeiro decorre na divisão de Tecnologia e Construção do Supremo Tribunal da Inglaterra.

“Continuamos a acreditar firmemente que a Airbus deve realizar uma investigação completa para estabelecer conclusivamente sua causa”, considera a Qatar Airways, que garante que a sua prioridade continua a ser a segurança dos seus passageiros e tripulantes.

A companhia acrescenta que, enquanto o problema não for resolvido e a sua causa identificada, os 21 aparelhos A350 da Qatar Airways vão continuar parados, com a transportadora a garantir ainda que também não aceita a entrega de novos aparelhos deste modelo e a criticar a Airbus por ter tentado suspender a entrega de uma encomenda de 50 aviões A321 NEO, numa atitude que a Qatar Airways entende como uma forma de ampliar a disputa em curso.

“É motivo de grande pesar e frustração que a Airbus tenha tomado a aparente decisão de expandir e escalar essa disputa. Continuamos a instar a Airbus a realizar uma análise satisfatória da causa dos defeitos, conforme necessário”, acrescenta a Qatar Airways, que diz estar disponível para ajudar a apurar as causas do problemas, mas garante que vai continuar “a defender vigorosamente” a sua posição a nível judicial.

 

 

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Singapore Airlines define novo padrão de luxo para voos de longo curso

A Singapore Airlines está a preparar-se para redefinir as viagens aéreas de luxo lançando uma nova primeira classe em seus voos de longo curso. Como parte de um grande investimento de 835 milhões de dólares, a companhia aérea está a realizar uma reforma completa de suas cabines, principalmente com uma reinvenção total de seus assentos.

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Os sete Airbus A350 da companhia aérea, que operam rotas de 18 ou 15 horas entre Singapura e Nova Iorque ou Los Angeles, serão os primeiros a acolher as novas cabines de primeira classe. Cada aeronave terá quatro luxuosos assentos de primeira classe, oferecendo privacidade e conforto incomparáveis.

Goh Choon Phong, CEO da Singapore Airlines, destacou o compromisso da companhia aérea em proporcionar uma experiência de viagem excecional. O investimento em novos produtos de cabine sublinha este compromisso e posiciona a companhia aérea como líder em viagens aéreas de luxo, referiu.

O programa de modernização abrangerá toda a frota A350 de longo curso, num total de 41 aviões. Além disso, os novos assentos premium também serão instalados nos futuros Boeing 777-9. A Singapore Airlines também apresentará uma nova geração de sistemas de entretenimento a bordo.

Os passageiros poderão experimentar estas novidades a partir do segundo trimestre de 2026, com modernização completa prevista para o final de 2030.

Os novos assentos de primeira classe serão instalados nos A350, que também verão o número de assentos na classe executiva aumentar ligeiramente, de 67 para 70. Por outro lado, a capacidade da classe económica premium diminuirá, de 94 para 58 assentos.

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Azul regista recorde histórico em passageiros transportados em outubro

Em outubro, a Azul transportou 2.753.435 passageiros para 149 destinos, num total de 26.607 voos, número que traduz um aumento de 13,2% face à media mensal que a companhia aérea regista em 2024 e uma subida de 18,5% comparativamente a outubro do ano passado.

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A Azul registou um recorde histórico no número de passageiros transportados em outubro, mês em que a companhia aérea brasileira transportou 2.753.435 passageiros para 149 destinos, num total de 26.607 voos realizados.

“O número de clientes de outubro foi 13,2% maior que a média mensal deste ano, quando a Azul já transportou, de janeiro a outubro, 24,3 milhões de Clientes”, refere a companhia aérea, em comunicado, revelando que o total de passageiros ficou também 18,5% acima do registado em outubro do ano passado, quando a Azul transportou 2,3 milhões de pessoas.

Positiva foi ainda a ocupação média dos voos da Azul, que chegou aos 85%, superando a média mensal dos voos da transportadora aérea brasileira, que foi de cerca de 80% nos restantes meses do ano.

“O recorde histórico alcançado em outubro consolida a força da Azul e representa a confiança e o reconhecimento dos clientes na qualidade do nosso serviço. Os números são resultado do caminho de expansão sustentável que estamos construindo, e vão ao encontro da confiança dos parceiros e do mercado” afirma John Rodgerson, CEO da Azul, citado no mesmo comunicado.
As expectativas da Azul para os últimos dois meses de 2024 está também em alta, uma vez que a companhia aérea espera receber, até ao final do ano, mais oito aeronaves, pelo que a transportadora espera “aumentar ainda mais os números referentes a clientes transportados”.
“Com isso, a oferta de assentos deve crescer 15% no último trimestre de 2024”, acrescenta a Azul, revelando que, durante a temporada alta no Brasil, vai oferecer 3.048 voos extra entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, totalizando 43,3 mil voos na temporada de verão, incluindo novos voos internacionais.

 

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TAP retomou voos para Manaus com escala em Belém

A TAP retomou esta segunda-feira os voos para Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, com escala em Belém, numa operação em que a companhia aérea utilizará o aparelho A321 neo, com capacidade para 154 passageiros, sendo 138 em classe Económica e 16 em Executiva. O voo tem a duração de aproximadamente 11h45 horas.

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Os voos da TAP entre Lisboa e Manaus com a duração de aproximadamente 11h45, realizam-se às segundas, quartas e sextas-feiras, com partida de Lisboa às 10h35 e chegada em Manaus às 18h20. Já da capital do Amazonas, os voos saem às 19h35 e chegam a Lisboa às 11h10 no dia seguinte.

Para Luís Rodrigues, presidente da TAP, esta retoma dos voos para Manaus, que é uma porta de entrada para a rica biodiversidade da Amazónia, “reafirma o nosso compromisso com o Brasil e com o turismo na região, oferecendo novas oportunidades para que viajantes europeus conheçam a região e que os brasileiros tenham mais um canal direto de acesso à Europa”.

Por sua vez, Wilson Lima, governador do Amazonas, realça que “nós temos uma ligação muito forte com Portugal. Temos uma comunidade significativa, a cultura, as relações de amizade e de cooperação estão muito presentes na nossa sociedade”, daí “estarmos muito felizes com os investimentos que foram feitos e a disposição da empresa em estar presente aqui no Amazonas com voos três vezes por semana”.

A TAP Air Portugal é a companhia aérea que mais voa entre a Europa e o Brasil, com quase 100 voos por semana, chegando a 13 cidades capitais brasileiras, com ligações de Lisboa a São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além do Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 15 rotas, de Lisboa e Porto.

 

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easyJet lança 19 milhões de lugares para o outono 2025

A oferta de outono da easyJet inclui perto de dois milhões de lugares em Portugal, em mais de 10.400 voos, com partida e chegada a cinco aeroportos nacionais.

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A easyJet anunciou esta terça-feira, 5 de novembro, o lançamento de 19 milhões de lugares para o outono de 2025, oferta que abrange quase 105.000 voos entre 1 de outubro e 14 de dezembro, incluindo perto de dois milhões de lugares em Portugal.

“Isto significa que quase 2 milhões de lugares em mais de 10.400 voos de e para Portugal estão agora disponíveis, pelo que os clientes podem obter tarifas atrativas reservando com antecedência”, destaca a companhia aérea, num comunicado enviado à imprensa.

No total, para este outono, há “quase 100 rotas à escolha na Europa e Norte de África”, com partida de cinco aeroportos portugueses – Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.

“Estamos entusiasmados por disponibilizar hoje os nossos voos para o outono de 2025, com uma ampla gama de rotas para que todos possam preparar as suas escapadelas de outono com antecedência. Ao aproveitarem as excelentes tarifas que apresentamos, não vão faltar soluções para que os nossos clientes tenham muitas opções de escolha ao planear as viagens do próximo outono”, afirma José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

As reservas para este voos de outono já se encontram a decorrer e podem ser realizadas na app da companhia aérea, assim como através do website da easyJet, disponível aqui.

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Aviação encerra temporada alta com procura “no nível mais alto de todos os tempos”

Segundo a IATA, a procura global por viagens aéreas cresceu, em setembro, 7,1% face a igual mês do ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano.

Inês de Matos

A procura global por viagens aéreas cresceu, em setembro, 7,1% face a igual mês do ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que atribui o forte aumento ao crescimento da procura internacional.

Os dados divulgados pela IATA mostram que, em setembro, também a capacidade total oferecida cresceu 5,8% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa de ocupação global chegou aos 83,6%, num aumento de 1,0 pontos percentuais comparativamente a setembro de 2023.

“A alta temporada de viagens do ano terminou com a procura no nível mais alto de todos os tempos. Esta é uma boa notícia não apenas para os passageiros, mas também para a economia global”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Os bons resultados devem-se, essencialmente, à procura internacional, que aumentou 9,2% em relação a setembro de 2023, enquanto a capacidade subiu 9,1% e a taxa de ocupação passou para 83,8%, depois de um aumento de 0,1 pontos percentuais face a setembro do ano passado.

A nível doméstico, a procura registou ainda um aumento de 3,7% face a mês homólogo do ano passado, enquanto a capacidade aumentou 0,7% e o load factor ficou nos 83,3%, traduzindo um crescimento de 2,4 pontos percentuais face a setembro de 2023.

Mercado internacional cresce em todas as regiões

Os dados da IATA mostram também que, em setembro, todas as regiões do mundo apresentaram um crescimento na procura internacional, com destaque para a Ásia-Pacífico, onde este indicador subiu 18.5% em setembro.

De acordo com a IATA, na região da Ásia-Pacífico, também a capacidade apresentou, em setembro, um crescimento de 17.7%, enquanto o load factor foi de 82.6%, o que traduz um aumento de 0,5 pontos percentuais face a setembro de 2023.

Na América Latina, o crescimento da procura internacional foi de 12,4%, com a capacidade a aumentar 13.9% e o load factor a fixar-se nos 84.3%, traduzindo uma descida de 1,1 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano passado.

Em África, a procura internacional por viagens aéreas registou uma subida de 11.9%, enquanto a capacidade aumentou 6.6% e o load factor cresceu 3.6 pontos percentuais, fixando-se nos 76.0%.

Na Europa, o aumento da procura internacional foi de 7,6%, enquanto a capacidade subiu 7.4% e o load factor chegou aos 85.9%, depois de um aumento de 0,2 pontos percentuais face a mês homólogo do ano passado.

Mais modestos foram os crescimentos no Médio Oriente e América do Norte, onde a procura internacional cresceu 4,4% e 0,5%, respetivamente, com a IATA a indicar que, no Médio Oriente, a capacidade aumentou 4.6% e o load factor ficou nos 81.4%, depois de uma descida de 0,1 pontos percentuais, enquanto na América do Norte a capacidade cresceu 1.9% e o load factor ficou nos 84.4%, após uma quebra de 1,1 pontos percentuais face a setembro de 2023.

 

 

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Ryanair transporta 18,3M de passageiros em outubro

No acumulado até outubro, a companhia aérea transportou já 194,8 milhões de passageiros, valor que compara com os 180,3 milhões de passageiros transportados até outubro de 2023 e que traduz um crescimento de 8%.

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A Ryanair transportou 18,3 milhões de passageiros em outubro, número que traduz um aumento de 7% face aos 17,1 milhões de passageiros transportados em igual mês do ano passado, avança a companhia aérea, numa nota enviada à imprensa.

Em outubro, a Ryanair operou um total de 103.200 voos e registou também uma ocupação positiva, que chegou aos 93%, valor que permaneceu inalterado face ao apurado em outubro do ano passado.

No acumulado até outubro, a companhia aérea transportou já 194,8 milhões de passageiros, valor que compara com os 180,3 milhões de passageiros transportados até outubro de 2023 e que traduz um crescimento de 8%.

No acumulado do ano, também o load factor dos voos da Ryanair apresentou um comportamento positivo, mantendo-se nos 94%, tal como tinha acontecido até outubro de 2023.

 

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MSC Cruzeiros com grande variedade de Grand Voyages para este inverno

A MSC Cruzeiros oferece uma grande variedade de MSC Grand Voyages para o Inverno 2024/2025 com destaque para os cruzeiros portugueses, com a possibilidade de partida ou chegada a Lisboa ou ao Funchal, em múltiplos itinerários, desde os mais curtos aos mais longos.

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Entre novembro de 2024 e abril de 2025, a MSC Cruzeiros sugere uma viagem entre continentes a bordo de uma ampla variedade de navios que a companhia tem para oferecer, em cruzeiros à descoberta do mundo.

Mais uma vez, as Grand Voyages prometem fascinar os viajantes da MSC Cruzeiros não só pelos destinos, mas pelos programas repletos de entretenimento a bordo, atividades culturais e uma gastronomia deliciosa.

O MSC Magnifica realizará um itinerário, no dia 08 de novembro de 2024, de 16 noites, com escala em Road Town, St.John´s, Philipsburg, Fort de France, Bridgetown e Funchal antes de chegar à cidade de Lisboa no dia 24 de novembro. Em 2025, será o MSC Seaside a realizar um itinerário a partir de Miami, no dia 06 de abril, com escala em Philipsburg, St.John’s, Bridgetown, Funchal e chegada a Lisboa no dia 20 de abril.

Embarcando no MSC Poesia, ao longo de 15 noites, o navio partirá de Lisboa e escalará em Las Palmas, Santa Cruz de Tenerife, Salvador (Brasil), Rio de Janeiro, terminando em Buenos Aires, na Argentina.

Para quem pretende conhecer o melhor que o Brasil tem para oferecer, a bordo do MSC Grandiosa, a MSC Cruzeiros sugere uma partida do Funchal, no dia 18 de novembro, e um itinerário de 15 noites com escala em Santa Cruz de Tenerife, Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, Ilhabela e chegada a Santos no dia 07 de dezembro de 2024.

A companhia de cruzeiros terá vários itinerários que passarão pelo Brasil. Em 2025, o MSC Grandiosa realizará um itinerário a partir de Santos, entre 05 de abril, e chegada a 27 de abril de 2025, com passagens por regiões como Búzios, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia. Também em 2025, o MSC Orchestra realizará um cruzeiro, a partir da cidade do Rio de Janeiro, com partida a 09 de março de 2025, com passagem em múltiplos portos brasileiros ao longo de 15 noites.

Para os passageiros que preferem ficar pelo Mediterrâneo, a MSC Cruzeiros terá itinerários que vão desde os mais curtos aos mais longos. Já no próximo dia 24 de novembro de 2024, o MSC Magnifica partirá de Lisboa, escalará em Alicante, Valência e Barcelona antes de chegar a Civitavecchia no dia 30 do mesmo mês.

Em 2025, com chegada a Lisboa, o MSC Virtuosa realizará um itinerário mais longo, ao longo de 11 noites, com partida a 05 de abril de 2025 de Fort de France, dando a possibilidade aos passageiros de conhecer Pointe-a-Pitre, Philipsburg, e Ponta Delgada, nos Açores, antes de chegar a Lisboa.

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EXPLORA I e EXPLORA II voltam às Caraíbas na temporada de inverno

Na receção ao EXPLORA II, que escalou o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, foram apresentadas aos agentes de viagens as principais novidades dos dois navios que fazem parte da frota da Explora Journeys para este inverno.

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O evento no Terminal de Cruzeiros de Lisboa iniciou-se com uma cerimónia de boas-vindas e apresentação da Explora Journeys, no Astern Lounge, seguido de uma visita ao Explora II e terminando com um almoço a bordo.

O EXPLORA II e o EXPLORA I serão reposicionados nas Caraíbas para a temporada de inverno, oferecendo itinerários que incluem Gustavia em St. Barts, Oranjestad em Aruba e St. John’s em Antígua. Já no verão de 2025, o Explora II navegará no Mediterrâneo Ocidental visitando portos como Barcelona, em Espanha, St.Tropez, em França, Monte Carlo e Porto Cervo em Itália.

O EXPLORA II, o segundo navio da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, foi entregue pelo construtor naval ao armador a 12 de setembro de 2024, no estaleiro Fincantieri em Sestri Ponente (Itália) e foi posteriormente inaugurado no passado dia 15 de setembro, em Civitavecchia, perto de Roma.

O novo navio de luxo tem 461 suítes, penthouses e residências de frente para o mar, seis restaurantes diferentes, 12 bares e lounges, quatro piscinas e uma grande variedade de locais de bem-estar.

Este navio foi desenvolvido para melhorar ainda mais a experiência do viajante e, assim como o seu navio-irmão EXPLORA I, incorpora uma fusão de precisão suiça elegante e artesanato europeu moderno. Em colaboração com os principais designers de super iates e de hospitalidade, todos os aspetos do novo navio foram concebidos para evocar um “Ocean State of Mind” para refletir a abordagem de luxo da Explora Journeys.

No que à sustentabilidade diz respeito, todos os navios da Explora Journeys dispõem de tecnologias ambientais e marinhas modernas, incluindo sistemas de redução catalítica seletiva, ligação plug-in de energia em terra, sistemas de gestão do ruído subaquático para proteger a vida marinha e uma gama vasta de equipamentos de eficiência energética a bordo, concebidos para otimizar a utilização do motor e reduzir as emissões.

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Edelweiss Air reforça ligações entre Suíça e Açores em 2025

A companhia aérea Edelweiss Air vai reforçar, a partir de março de 2025, os seus voos de Zurique (Suíça) para Ponta Delgada (Açores) e introduzir uma nova rota para a ilha Terceira.

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Segundo uma nota de imprensa da Associação Visit Azores, a partir do início de março e até novembro de 2025, a Edelweiss Air operará uma frequência semanal para o aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

A partir de maio, a transportadora introduzirá uma segunda frequência semanal, que continuará até outubro, e durante os meses de junho a setembro haverá uma terceira frequência por semana. Já a nova rota ligando Zurique à ilha Terceira terá uma frequência semanal de junho a setembro.

Segundo a Visit Azores, entidade responsável pela promoção externa do arquipélago, este novo percurso representa “uma oportunidade única para aumentar a visibilidade da ilha e distribuir melhor os fluxos turísticos, contribuindo para um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável das ilhas”.

A aeronave que fará as ligações será o Airbus A320-NEO, com 174 lugares.

A Visit Azores sublinha que esta ação é resultado de “uma forte aposta” no mercado da Suíça, em décimo no lugar no ranking dos mercados emissores de turistas para a Região Autónoma dos Açores, com um número de dormidas de 26.115 em 2023, o que representa um crescimento de 30% face a 2022.

Citado na nota de imprensa, o presidente da associação, Luis Capdeville, referiu que a expansão da operação da Edelweiss Air para a região “fortalece a conectividade” com a Europa e assinalou “a crescente atratividade dos Açores” enquanto destino turístico de excelência.

“A nova rota para a ilha Terceira é uma grande vitória, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de acesso mais direto às ilhas do grupo Central, bem como de entrar e sair da região por aeroportos diferentes”, considerou.

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easyJet inaugura voos para o Sal num dia histórico também para Cabo Verde

Durante a cerimónia que assinalou a chegada do primeiro voo da easyJet a Cabo Verde, José Lopes, diretor-geral da companhia aérea em Portugal, revelou que a operação para a ilha do Sal vai passar a anual, contando com 120 mil lugares por ano.

Inês de Matos

A easyJet inaugurou esta terça-feira, 29 de outubro, a sua operação para a ilha do Sal, em Cabo Verde, naquele que foi um dia histórico para a companhia aérea e para o país, que recebeu o primeiro voo operado por uma transportadora low cost.

“É um marco histórico na nossa história, num ano em que vamos completar 30 anos como companhia de aviação”, afirmou José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, numa cerimónia à chegada ao Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, lembrando que este é o destino mais a sul na rede da easyJet e o primeiro na África subsaariana.

José Lopes aproveitou para anunciar que a companhia aérea decidiu tornar a rota entre Lisboa e a ilha do Sal anual, pelo que a companhia aérea vai disponibilizar cerca de 120 mil lugares por ano para o destino.

“Aquilo que podemos já dizer é que iremos estender também ao verão, o que fará com que tenhamos uma oferta anual de cerca de 120 mil lugares”, indicou o responsável, sublinhando que esta é também uma prova do compromisso da companhia aérea com Cabo Verde e que a rota para o Sal é “um primeiro passo”.

José Lopes respondia ao ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos, que marcou presença na cerimónia de recepção do primeiro voo da easyJet para a ilha do Sal e que também considerou que este foi “um grande dia” para o país e para a economia cabo-verdiana.

“É um grande dia para a nossa economia porque este é o setor que responde a nível de emprego, cerca de 20% dos empregos no país dependem desta cadeia de valor, é também um setor que mobiliza e capta divisas”, afirmou o governante.

Carlos Santos defendeu que a chegada a easyJet a Cabo Verde, a primeira companhia aérea low cost a voar para o país, representa “um mar de oportunidades” para o arquipélago, nomeadamente para “a diversificação do turismo e negócios”, mas também porque representa uma nova “tipologia de turista” para o destino.

“Representa o reafirmar do hub aéreo que queremos construir na ilha do Sal. É com estes pequenos passos que estamos a afirmar Cabo Verde como um player a nível dos transportes aéreos”, acrescentou o ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde.

O governante lembrou que a atração de transportadoras low cost europeias para o país era um compromisso do governo, até para aumentar a conectividade com as capitais europeias onde existem maior diáspora cabo-verdiana, pelo que agora o desafio passa por aumentar o número de voos da easyJet para Cabo Verde.

“Esperemos que não fique só pela ilha do Sal e possa também escalar para outras ilhas”, pediu Carlos Santos, lembrando que a marca easyJet é conhecida em todo o mundo e que só isso já representa uma “oportunidade de trazer mais investimento” para o país.

Para a ilha do Sal, a easyJet conta com quatro voos por semana desde Lisboa, às terças, quartas, quintas e sábados, aos quais se juntam outros dois voos por semana à partida do Porto, às quartas e sábados.

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