Turiscópio: A ideia é activar a promoção do Turismo do Minho como um dos nossos 10 destinos de topo
Começo por sugerir a simplificação nominal do nosso parque geoturístico regional, e pedir o contributo activo das comunidades intermunicipais, pois desde que foi extinta a Região de Turismo do Alto Minho, as iniciativas dos concelhos que a respectiva comunidade integra: Arcos de Valdevez, Caminha, Cerveira, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de… Continue reading Turiscópio: A ideia é activar a promoção do Turismo do Minho como um dos nossos 10 destinos de topo
Humberto Ferreira
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Começo por sugerir a simplificação nominal do nosso parque geoturístico regional, e pedir o contributo activo das comunidades intermunicipais, pois desde que foi extinta a Região de Turismo do Alto Minho, as iniciativas dos concelhos que a respectiva comunidade integra: Arcos de Valdevez, Caminha, Cerveira, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, e Viana do Castelo); pouco se têm projectado em Lisboa, no resto do país, e no exterior, com excepção na vizinha Galiza e na promoção do vinho verde de Melgaço-Monção.
Os autarcas dos 14 municípios da comunidade do Ave (Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico da Beira, Esposende, Fafe, Famalicão, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, excepto Guimarães, durante e depois da Capital Europeia da Cultura em 2012, que transformou o berço de Portugal num dinâmico centro de juventude) também se conformaram com a opção mega-Norte de Portugal.
EXPERIÊNCIAS – Francisco Sampaio foi presidente do Turismo do Alto Minho durante 28 anos, aliando ao seu inato dinamismo um profundo conhecimento da cultura do Minho, com apreciadas iniciativas em feiras internacionais de turismo e a conquista de prémios internacionais. As equipas de promoção dessa época destacaram-se pelas novidades, dinamismo e conhecimento da cultura minhota, impulsionada pela mestria de Francisco Sampaio em motivar estrangeiros e nacionais a usufruir das rotas do Minho, caminho de Santiago, e gastronomia, rotas vitivinícolas, e vários eventos com marca MINHO.
Agora focam-se paisagens à moda do turismo contemplativo, num extenso território com quatro destinos fabulosos; Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes. No portal Visit North of Portugal não encontrei datas e programas de eventos frequentes, por exemplo no Clube Náutico de Ponte de Lima, o pólo nacional de canoagem e remo.
TURISMO EUROPEU – Por outro lado não conheço campanhas que promovam pontos cardeais, e apesar de ter vivido a juventude no Reino Unido, conheço melhor a organização de Itália, por ter trabalhado 19 anos para a Italian Line, assistindo à renovação do ENIT, à criação de 20 regiões autónomas, e visitado as seguintes: Trentino Alto Adige-capital Trento, Lombardia-Milão, Piemonte-Turim, Liguria-Génova, Toscana-Florença, Umbria-Perugia, Sardenha-Cagliari, Lazio-Roma, Campania-Nápoles, Sicília-Palermo, Veneto- Veneza, Emilia Romagna-Bolonha, e Puglia-Bari: regiões, cidades, e pessoas que organizam e vendem eventos atraentes.
MARCAS REGIONAIS – A marca Minho e Estoril têm sido abafadas, mas o Estoril volta a subir com eventos: o LEFFEST – Lisbon and Estoril Film Festival, Conferências do Estoril, Estoril Open de Ténis, e as séries de apuramento para a America Cup em vela.
TURISMO DO CENTRO merece marca mais apelativa, destacando e sintetizando no litoral as praias entre Espinho, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, e Peniche, e no interior as rotas Coimbra-Gândaras, Viseu-Cova da Beira, Serra da Estrela, Guarda-Idanha-Belmonte-Monsanto, e os eventos nos geoparques Naturtejo e Arouca-Paiva.
TURISMO DO NORTE – Uma bela região onde não faltam múltiplos eventos e excelentes programas no Porto, Douro, Minho, e Trás-os-Montes.
PERSONALIZAR – Mantém-se um efeito positivo na personalização de programas de turismo. O caso CR7 é exemplar, mas há quem aposte no turismo robotizado a par das aplicações para quase tudo, mas por enquanto há muita gente a preferir falar com pessoas que lhes resolvam problemas nos hotéis, restaurantes, aeroportos, campos desportivos, lojas, etc. Na pesquiza vi robots da Universidade do Minho para ajudar deficientes em locomoção. Instrumento valioso, mas a crescente entrada de turistas ainda se deve à facilidade de contactar residentes, o que encantou o Papa Francisco em Fátima, em Maio.
EVENTOS – Ao festejar recentemente 80 anos, Francisco Sampaio teve uma merecida homenagem da autarquia de Caminha com uma exposição do espólio da sua carreira como impulsionador do Turismo do Minho, patente no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora.
Em Lisboa, visitei em 7 de Junho, um dos maiores navios de cruzeiros, o grandioso MSC Meraviglia a marcar nova nova fase na decoração interna e animação, com shows do Cirque Du Soleil, no Carrocel Lounge onde se janta a apreciar shows inesquecíveis.
Ao fim da tarde desse dia, o Tejo foi embelezado pela regata Sails of Lisbon, em que participaram 82 iates, iniciativa da Associação Nacional de Cruzeiros com apoios da CML, APL, EGEAC, e SAD, com partida do cais das Colunas e chegada à doca de Belém, seguindo-se convívio das tripulações, nas instalações em Belém do centenário clube Sport Algés e Dafundo.
Na noite de Santo António, Lisboa vibrou com a exibição de 20 marchas, um dos eventos lusos que poderá igualar os desfiles alegóricos no Carnaval.
No Dia da Marinha do Tejo em 17 de Junho, vieram ao Terreiro do Paço veleiros tradicionais do Tejo, desfilando pela margem Norte antes de rumarem à Base Naval do Alfeite para convívio com o pessoal da Armada. Aguardemos a Noite de São João no Porto e outros municípios, e mais eventos nos vários portais Visit Portugal.