Porto de recreio de Olhão vai ser requalificado

Por a 16 de Junho de 2017 as 15:08

O porto de recreio de Olhão vai ser alvo de trabalhos de requalificação e ampliação, intervenções que vão motivar um investimento de 3,35 milhões de euros, informou esta sexta-feira, 16 de Junho, a Docapesca em comunicado.

As intervenções encontram-se abrangidas por um contrato de concessão da requalificação, modernização e exploração, em regime de serviço público, que foi assinado na presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e que prevê a concessão do porto de recreio de Olhão à empresa Verbos dos Cais, S.A., por um período de 35 anos.

De acordo com a Docapesca, o projecto de intervenções prevê que, inicialmente, o porto de recreio de Olhão seja ampliado de 299 lugares para 340 lugares, incluindo a instalação de novos postos de amarração para embarcações ou reconfiguração da tipologia hoje existente.

Numa fase posterior, prevê-se que o porto de recreio de Olhão chegue aos 500 postos de amarração, o que requer “a instalação de mais três a cinco passadiços na zona Nascente, junto ao actual sector da pesca artesanal”, estando ainda prevista a dragagem de fundos em toda a área de concessão.

Já a área adjacente à doca, localizada na zona Poente, que permite o acesso ao plano de água e rampa varadouro, vai ser utilizada para a construção de edifícios para serviços de apoio, nomeadamente serviços administrativos e de apoio náutico, oficinas, restauração e comércio.

No final das intervenções, o porto de recreio de Olhão vai passar a contar com serviço de recepção e despedida de embarcações, sistemas de elevação e transporte, fornecimento de combustíveis, vigilância, dragagens de manutenção, sinalização marítima e instalação de rádio, redes de abastecimento de águas potáveis, residuais, de energia eléctrica e de combate a incêndios, serviços de limpeza e recolha de resíduos, bem como de primeiros socorros, além de estacionamento automóvel e instalações sanitárias públicas.

O contrato de concessão agora assinado resulta de um concurso público que começou a ser preparado em Julho de 2016, em estreita cooperação com a Câmara Municipal de Olhão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *