Edição digital
Assine já
PUB
Premium

Verão IATA: Portugal no Radar

É inquestionável o facto de Portugal ter reforçado o seu posicionamento na indústria da aviação. São poucas as companhias aéreas que não abrem operações directas para o destino ou reforçam a sua operação no mesmo. São vários os factores que contribuem para tal, mais não seja pela importância que o Portugal tem alcançado no ‘top… Continue reading Verão IATA: Portugal no Radar

Raquel Relvas Neto
Premium

Verão IATA: Portugal no Radar

É inquestionável o facto de Portugal ter reforçado o seu posicionamento na indústria da aviação. São poucas as companhias aéreas que não abrem operações directas para o destino ou reforçam a sua operação no mesmo. São vários os factores que contribuem para tal, mais não seja pela importância que o Portugal tem alcançado no ‘top… Continue reading Verão IATA: Portugal no Radar

Sobre o autor
Raquel Relvas Neto
Artigos relacionados
Volume de negócios no setor das viagens e turismo caiu 14,9%
Indicadores
Macau facilita entrada de portugueses com passagem automática na fronteira
Destinos
easyJet corta voos para Israel até outubro
Transportes
W Algarve tem novo diretor-geral
Hotelaria
Nações Unidas discutem papel do turismo para o desenvolvimento sustentável
Turismo
Quinta de S. Sebastião abre portas ao Enoturismo
Destinos
Solférias esclarece desaconselhamento de viagens para o Egito
Destinos
Tiger Team reclama infraestruturas de raiz para servir o MICE
Meeting Industry
ALEP passa a integrar o novo Conselho Diretivo da CTP
Alojamento
Vila Galé transmite pela primeira vez a sua convenção anual ao público externo
Alojamento

É inquestionável o facto de Portugal ter reforçado o seu posicionamento na indústria da aviação. São poucas as companhias aéreas que não abrem operações directas para o destino ou reforçam a sua operação no mesmo. São vários os factores que contribuem para tal, mais não seja pela importância que o Portugal tem alcançado no ‘top of mind’ dos viajantes internacionais ou para abrir mais ‘asas’ aos portugueses. Fique a conhecer as novidades que o Verão IATA lhe reserva.

Começou no dia 26 de Março mais uma temporada do Verão IATA que dura, este ano, até 28 de Outubro. Esta é a época de grande aposta das companhias aéreas. Para Portugal, e segundo a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, são esperadas 56 novas rotas este ano. A ANA – Aeroportos de Portugal já divulgou os números para o Aeroporto de Faro. Este Verão vai trazer à infra-estruturas aeroportuária mais 11 novas rotas e 15 novos serviços regulares. Budapeste, Dresden, Erfurt, Gotemburgo, Lille, Muenster, Newquay, Nice, Varsóvia, Maastricht e Ostend são os grandes destaques do Algarve. O aumento da ordem dos 17% na oferta global de lugares significa que o aeroporto vai contar com um acréscimo estimado de um milhão de lugares na oferta de lugares regulares, se comparado com período homólogo de 2016.

Aer Lingus
Para esta temporada, a Aer Lingus vai manter as ligações diárias e directas a Dublin, a partir de Abril, operado num A320 com 180 lugares. Os voos realizam-se às 11h15 e 22h20 de Lisboa. O horário dos voos permite que os passageiros portugueses possam usufruir da ligação diária da companhia aérea, representada em Portugal pela ATR, para Nova Iorque-JFK. De Faro, mantêm-se as ligações diárias e directas a Dublin, a partir de Abril, operados com um A321. A cidade algarvia conta também com ligações a Cork e Belfast, desta vez operados por um A320.

Aigle Azur
2016 foi um ano de crescimento para a Aigle Azur, apesar de alguns constrangimentos causados por greves de pilotos e de controladores aéreos. Tiago Martins, delegado da companhia para Portugal e Espanha, indica que a oferta para Portugal vai sofrer ligeiras alterações: “Este ano, temos mais lugares para Paris. Aumentámos a tipologia do aparelho, tendo passado de um A319 para um A320”. Mas existe uma outra novidade que já está a ter boa receptividade junto do cliente português. A partir de 23 de Junho, a Aigle Azur vai lançar Paris Orly – Beirute. Os voos acontecem às quartas e sextas-feiras, mas também aos domingos. O responsável salienta que esta rota tem uma “boa ligação à partida de Portugal”.

Air Algérie
A companhia aérea argelina, Air Algérie, representada em Portugal pelo GSA AviaTeam, irá iniciar a ligação directa sem escala entre a cidade do Porto e a capital argelina, Argel, no próximo dia 29 de Junho, encontrando-se já as reservas disponíveis nos sistemas de reserva, e terá voos às quintas e domingos, com partidas às 18h25 e chegada a Argel às 20h40 locais. A operação vem no seguimento da aposta da Air Algérie no mercado português, que passará a contar a partir desta data com cinco ligações semanais, com Lisboa a ter três frequências semanais com Argel, às segundas, quartas e sextas.

Air France/KLM
Este Verão, a Air France e a KLM vão aumentar a sua capacidade em 19% de e para Portugal. Este aumento é devido, essencialmente, à abertura das novas rotas do Porto para Paris-Charles de Gaulle a 28 de Março e do Porto para a Amesterdão a 15 de Maio. A Air France vai operar três voos semanais com a frota Airbus A320 do Porto para Paris Charles de Gaulle, que aumentam para os 6 voos semanais em época alta. A KLM vai operar sete voos semanais do Porto para Amesterdão com a frota Boeing 737. A Air France vai também aumentar a sua capacidade em 7% de Lisboa para Paris-Charles de Gaulle este Verão, mantendo uma operação de 35 voos semanais entre as duas cidades. A KLM vai manter a sua oferta de Lisboa para Amesterdão com 21 voos semanais. Aliás, a partir de 26 de Maio próximo, a Air France-KLM passa a oferecer aos seus clientes a nova rota de Lisboa para Nova Iorque-JFK, operada pelo seu parceiro Transatlantic Joint Venture, a Delta Airlines (voos em code-share). A oferta incluirá sete voos semanais de Lisboa para Nova Iorque-JFK. Globalmente, o Grupo Air France-KLM, incluindo a sua companhia aérea low-cost Transavia e o seu parceiro Delta Airlines, vai oferecer, este Verão, mais de 500 voos semanais em 25 rotas de e para quatro aeroportos portugueses (Lisboa, Porto, Faro e Funchal).

Air Transat
Este ano, a Air Transat, representada em Portugal pela ATR, vai ter mais duas rotações entre Portugal e o Canadá. Assim, segundo Gilles Martin, director de vendas da companhia aérea, “temos quatro voos por semana de Montreal para Lisboa e três de Toronto para Lisboa. E temos também quatro voos por semana do Porto para Toronto”. Além disso, a operação de Verão IATA da Air Transat vai também ser estendida até à terceira semana de Novembro. A Air Transat oferece assim até 13 voos semanais de Lisboa e Porto neste Verão. Com voos directos para Toronto e Montreal, a Air Transat oferece, igualmente, voos de ligação para o Quebeque, Ottawa, Calgary e Vancouver, possibilitando assim aos portugueses mais opções e flexibilidade para explorar o Canadá. A companhia aérea também conta com um voo para Faro durante o Inverno, sobretudo dedicado “às pessoas que querem evitar a neve no Canadá em geral e querem ficar longas estadias na Europa, mais do que 10 semanas”.

American Airlines
É já no próximo dia 6 de Abril que a American Airlines vai retomar os voos sazonais entre o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa (LIS), e o Aeroporto Internacional de Filadélfia (PHL). Esta é uma operação sazonal da companhia realizada há já 11 anos. O voo será operado com um Boeing 757-200 com configuração de duas classes, que oferece aos passageiros a escolha de 10 lugares em Classe Executiva e 161 lugares em Classe Económica.

Blue Air
No próximo dia 1 de Junho, a Blue Air vai disponibilizar um segundo destino ao mercado português: Turim. O voo vai ser operado duas vezes por semana – quintas e Domingos – com um Boeing 737-500 com 120 lugares. O destino italiano junta-se assim a Bucareste, destino que a companhia aérea romena começou a operar em Junho de 2016, com duas frequências semanais.

Croatia Airlines
A partir de 1 de Maio, a Croatia Airlines, representada em Portugal pelo GSA APG, vai ligar Lisboa a Zagreb. Segundo Rita Cascada, da APG, os voos vão funcionar às segundas, quartas e sextas, numa operação que decorre até 27 de Outubro. Esta é uma operação que já se realizou no Verão IATA de 2016.

Czech Airlines
A companhia aérea vai passar a voar a partir de 10 de Maio quatro vezes por semana entre a capital portuguesa e a capital checa – segunda, quarta, sexta e domingo, mantendo as duas ligações entre o Porto e Praga – terças e sextas, que vão passar a três frequências a partir de Julho, utilizando os aviões Airbus A319.

easyJet
A aposta da easyJet para o Verão IATA concentra-se em Faro. A companhia aérea anunciou o lançamento de duas novas rotas para 2017 a partir da cidade de Faro: Nice e Lille. Ambas as operações têm início a 9 de Junho de 2017 e terão uma frequência de três voos semanais: segundas, quartas e sextas-feiras. A grande novidade da companhia aérea não se destina tanto ao Verão, mas à época seguinte. A partir do último sábado do mês de Outubro, a easyJet faz o seu último voo para Ponta Delgada, nos Açores. No próximo Inverno, vão ser reforçadas outras rotas nos Aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.

Grupo Lufthansa
O Grupo Lufthansa conta com companhias aéreas como a Lufthansa, Brussels Airlines, Germanwings/Eurowings, Swiss, entre outras. Das que operam para o mercado português vão existir novidades. A Germanwings/Eurowings vai operar um voo por semana Porto-Munique, mas também um voo semanal Porto-Viena e Faro-Viena, ambos em code-share com a Austrian Airlines. As companhias do grupo vão ainda reforçar algumas ligações para os aeroportos portugueses, como Frankfurt, Munique, Zurique, Genebra e Bruxelas. No horário de Verão de 2017, as companhias aéreas irão oferecer aos seus clientes precisamente 23 476 voos semanalmente à volta do globo. Neste Verão, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa irão ligar 308 destinos em 103 países através das suas placas giratórias em Frankfurt, Munique, Zurique, Viena e Bruxelas, mas também através de muitas rotas ponto-a-ponto. Estes serviços serão complementados com mais de 18 mil voos em regime de code-share com 30 companhias aéreas parceiras.

Iberia
Santiago Compostela-Funchal. Esta é a nova rota que a Iberia vai lançar este Verão no mercado português. Trata-se de uma operação que terá um voo semanal e irá estar activa entre os meses de Julho e Agosto. Célia Muñoz, directora de vendas da Iberia para o mercado na Europa, África, Ásia e Médio Oriente, refere que se “trata de uma aposta para a época alta e em que a Iberia tem enormes expectativas“, acrescentando que ainda não há planos relativamente a uma extensão da operação”. Questionada sobre as operações da Iberia em Portugal durante o ano de 2016, Celia Muñoz revelou que “foi um bom período, com um aumento de 15% no transporte de passageiros em relação ao ano anterior”.

Luxair
No que diz respeito à Luxair, representada em Portugal pela ATR, a companhia vai manter a rota de Lisboa para o Luxemburgo de segunda a sexta-feira até 30 de Junho. A partir de 03 de Junho até 13 de Setembro o seu voo operará apenas às segundas, quartas e sextas-feiras. Do Porto, os horários e as frequências vão sofrer algumas alterações. À sexta e sábado, o voo parte às 02h45 de 22 de julho a 26 de Agosto, enquanto à quinta-feira o voo parte às 08h10, de 20 de Julho a 14 de Setembro. O voo de segunda a sexta, parte do Porto às 08h10, de 16 de Junho a 29 de Setembro. À quinta-feira, de 6 de Julho a 14 de Setembro, a operação acontece às 09h15. De 26 de Março a 22 de Outubro, o voo de domingo parte às 19h25, enquanto de 19 de Julho a 13 de Setembro, a operação de quarta-feira realiza-se às 19h40. A novidade da Luxair é a nova política de bagagem que altera do sistema de peso para o sistema por peças.

Monarch
Para o Verão de 2017, a Monarch vai operar uma nova rota a partir do Aeroporto Sá Carneiro: Porto-Birmingham. Serão três voos semanais – terças, sextas-feiras e domingos – que vão começar a ser operados a 28 de Abril. Birmingham é a terceira rota do Porto a ser anunciada, sendo que a Invicta é a quarta cidade portuguesa na rede da Monarch, juntando-se a Lisboa, Faro e Funchal. O lançamento desta operação consolida a aposta da companhia aérea britânica em Portugal, após o sucesso do recente anúncio das rotas Porto-Manchester, às quintas, sextas e domingos, e Porto-Londres/Luton. Segundo Hugo Freitas, Loyalty & Retail Product Development Manager, “somos a única companhia que faz Porto-Birminghan e estamos a falar de uma das maiores cidades do Reino Unido, estando quase a ultrapassar Manchester”. Em 2016, o balanço da companhia aérea foi “extremamente positivo”. Sendo que Lisboa, “foi um das rotas, em termos de novas rotas, que melhor performance teve”, em apenas um ano. Para este ano, a companhia aumentou 35% a capacidade de lugares face a 2016, estando assim previsto cerca de 800 mil passageiros para este Verão em voos operados pela Monarch em Portugal.

Ryanair
A Ryanair abriu, no passado dia 26 de Março, a nova rota Faro – Varsóvia – Modlin. A nova rota para Varsóvia, operada durante toda a temporada de Verão com dois voos semanais pela companhia Ryanair, num Boeing 738, vai representar uma oferta total de 23.436 lugares. Além da Rota de Varsóvia-Modlin, a companhia aérea Irlandesa com base em Faro, vai oferecer mais nove novos serviços regulares este Verão, são eles: Aberdeen, Belfast, Cardife, Frankfurt-Main, Hamburgo, Londres-Luton, Marselha, Newquay e Newcastle. De Lisboa, a companhia vai começar a operar para Nápoles, num voo que terá três frequências semanais a partir de Maio, mas também para Bolonha, Glasgow, luxembrugo, Toulouse e Breslávia.

Royal Air Maroc
A cidade do Porto é o novo destino da Royal Air Maroc (RAM): a partir de Julho, a companhia aérea marroquina irá voar três vezes por semana em direcção à Invicta a partir de Casablanca. As novidades, porém, não se ficam por aqui, segundo Adil Korchi, novo general manager para Portugal da RAM. “A partir do dia 26 de Março vamos acrescentar um voo Casablanca-Lisboa aos dez já existentes. Trata-se de um aumento de 18% da oferta para este destino“. Para o futuro, o general manager, que já trabalhou nos mercados espanhol, italiano e egípcio, espera “ter dois voos diários em Lisboa e aumentar as frequências no Porto a curto prazo”.

SATA
No Verão IATA 2017, a SATA vai reforçar a sua oferta em todo o mercado nacional e oferecer duas novas ligações: Ponta Delgada – Barcelona e Ponta Delgada – Praia (Cabo Verde). Os voos têm continuação de e para Boston. Barcelona começou no dia 29 de Março, com duas frequências semanais, às quartas-feiras e sábados, operadas, respectivamente, por aeronaves A320-200 e A310-300, somando uma oferta de 764 lugares por semana. Praia começa no dia 1 de Junho, também com duas frequências semanais, às quartas-feiras e sábados, operadas por aeronaves A320-200, somando uma oferta de 640 lugares por semana. No que diz respeito aos destinos que vão ser reforçados, Paulo Menezes, presidente da companhia aérea, revela que “todos os destinos irão ser reforçados comparativamente à estação homóloga anterior. No caso da SATA Internacional – Azores Airlines, que opera os voos para o exterior da Região Autónoma dos Açores, serão oferecidos mais 1.310 voos e 251.726 lugares do que na estação homóloga anterior, o que corresponde a crescimentos globais de 32% e 34%, respectivamente”. Ou seja, Lisboa vai contar com três frequências diárias em S. Miguel, uma diária na Terceira, 6 a 14 semanais no Faial, três semanais no Pico, às segundas, quartas-feiras e sábados e duas semanais em Santa Maria, às quintas-feiras e domingos. Por sua vez, o Porto tem dez frequências semanais em Ponta Delgada, com pelo menos uma diária, e uma na Terceira, à quarta-feira. Enquanto o Funchal conta com uma frequência diária para São Miguel e a Gran Canaria três frequências semanais, às terças, quintas-feiras e sábados. Na Europa, além da anunciada Barcelona, a SATA Internacional vai ligar Frankfurt com três frequências semanais, às terças, quintas-feiras e domingos; e Londres com uma frequência semanal aos sábados, de 15 de Abril a 7 de Outubro. Na América do Norte, Boston vai contar entre nove a 13 frequências semanais, com pelo menos uma diária; Toronto com oito a nove frequências semanais, com pelo menos uma diária; Providence com uma frequência semanal à sexta-feira, de Junho a Setembro; Oakland com uma frequência semanal com ida à terça e regresso à quarta-feira, de Junho a Setembro. Por último, Montreal terá uma frequência semanal à quinta-feira, de Junho a Setembro. “Também as ligações no interior da Região Autónoma dos Açores operadas pela SATA Air Açores são aumentadas com mais 1.084 voos e mais 67.780 lugares do que no Verão anterior, correspondendo a crescimentos da ordem dos 12%”, completa o responsável. Com esta aposta, a SATA espera crescer o volume de tráfego acima dos 30% no verão IATA 2017.

Sundor
A Sundor, subsidiaria da EL AL, oferece até cinco voos semanais de Lisboa neste Verão. A partir de Abril, a operação terá início com dois voos semanais operando à quinta-feira e ao domingo, sendo que em Maio terá mais um voo à segunda-feira. Em Junho, passa ser possível voar também à quarta-feira e, durante os meses de mais procura, existe um voo diário com excepção da sexta-feira e sábado. Os voos são sempre operados como voo nocturnos permitindo chegar a Tel Aviv de madrugada. Artur Sousa, director-geral da ATR, representante da Sundor em Portugal, realça que “tem havido um acréscimo grande na procura de Portugal em Israel devido a segurança que o nosso destino oferece assim como uma procura elevada de portugueses quer a nível de grupos (principalmente religiosos) quer a nível de lazer. A Sundor aumentou a oferta na rota para Portugal em mais dois voos semanais”. O responsável indica que “se a procura se mantiver já se encontram a estudar a possibilidade de operar a rota durante o ano inteiro”.

TAAG
Para este ano, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai manter as 11 operações semanais para Luanda, das quais sete diárias e quatro nocturnas, às terças, quintas, sextas-feiras e domingos. Do Porto, as operações decorrem às terças, quintas-feiras e sábados, sendo que o DT655 mudou o horário de partida para as 22h00. “Também para este Verão, o horário da operação do Porto foi construído com o objectivo de oferecermos um melhor produto para os destinos alem Luanda, com chegadas matinais ao Porto e partidas à noite de Portugal. Um horário verdadeiramente customizado que serve a nossa rede”, indica Mónica Cristino, directora regional para a Península Ibérica. Desde Luanda, a TAAG conta com novas ligações para Maputo, Joanesburgo, Cape Town, Windhoek e Lusaka, refere. “Os destinos que foram reforçados para operações diárias foram Joanesburgo e Windhoek, além do aumento de frequências no Brasil para cinco semanais; introduzimos a terceira frequência a Maputo agora às quartas, sextas e domingos, tal como Cape Town para onde operamos três vezes por semana: segundas, quartas e sextas-feiras.

TAP
É a partir do Dia de Portugal, que a TAP Portugal vai aumentar o seu portefólio de destinos para os quais voa. Toronto vai ser o quinto aeroporto na América do Norte para onde a companhia aérea vai começar a voar, com cinco frequências por semana. Ainda a 10 de Junho, a TAP vai inaugurar voos para Alicante (diário), Estugarda (bi-diário) e Gran Canaria (diário). A 1 de Julho, a companhia aérea portuguesa volta a operar Bucareste, com seis frequências semanais, e Budapeste, com sete frequências por semana. Ainda na Europa, Colónia entra na rede da TAP a partir de 15 de Julho, com um voo bi-diário. Para África, a TAP vai voar para Abidjan, na Costa do Marfim, a 17 de Julho, com cinco frequências semanais, mas também para Lomé, no Togo, com quatro voos semanais. Alguns destinos operados pela TAP vão ser também reforçados. No Atlântico Norte, Boston vai contar com sete frequências semanais, assim como Miami e Nova Iorque-JFK. Enquanto, Nova Iorque – Newark vai ter nove frequências por semana, sete de Lisboa e duas do Porto. Para Espanha, além dos novos destinos, vai operar 46 voos por semana para Barcelona; 14 para Bilbau; sete para a Corunha; Madrid com 46 de Lisboa e 12 frequências do Porto; Málaga vai ter 13 frequências por semana; Oviedo com sete voos por semana; Sevilha com 14 voos por semana; Valência com 13 voos semanais; e Vigo com sete voos por semana. Para a Alemanha, a companhia aérea vai operar 13 voos por semana para Berlim; sete voos para Dusseldorf; Frankfurt com 26 voos por semana, um aumento de mais seis voos; 14 voos semanais para Hamburgo e 20 voos por semana para Munique. Também Manchester conta agora com duas frequências diárias e Moscovo passa a voo diário. Assim, em Julho deste ano a TAP terá mais 1176 voos comparativamente com o período homólogo de 2016, o que corresponde a mais 272.878 lugares disponíveis.

Transavia
Este ano, a Transavia não vai disponibilizar nenhum novo destino, mas vai reforçar os que está a operar para Portugal. Hervé Hozard, vice-presidente da Transavia, indica que “a rota Porto-Paris Orly vai passar a contar com cinco voos diários, a ligação Porto-Nantes irá ser assegurada através de sete voos semanais – antes eram apenas quatro – e, para o próximo Inverno, iremos prolongar a nossa ligação Nantes-Madeira, que terá dois voos semanais e que já funciona durante o Verão”. Em 2016, a companhia transportou 2,1 milhões de passageiros em todas as rotas portuguesas, um aumento de 30% face ao ano anterior. Para 2017, “vamos disponibilizar 2,8 milhões de lugares, que representa um aumento de 26%”. Actualmente, a Transavia disponibiliza 23 rotas para fora de Portugal, a partir de Lisboa, Porto, Faro e Funchal. “O nosso grande foco é ligar estes quatro aeroportos a todos os nossos aeroportos na Europa”, indica o responsável.

Tunisair
A Tunisair vai disponibilizar 17 mil lugares em voos regulares, um aumento de 20% face a 2016, entre Portugal e a Tunísia, destino que recebeu, no ano passado, nove mil turistas portugueses. a partir do final de Março e até final de Outubro, a companhia aérea vai passar de um voo semanal aos sábados para três voos semanais entre Lisboa e Tunes, partindo assim às 19h25 da capital portuguesa às segundas, quartas-feiras e sábados. Também agora no período da Páscoa, a Tunisair vai operar dois voos especiais entre os dois países, concretamente para Djerba, a 8 e 15 de Abril, com partida de Lisboa às 19h15.

Turkish Airlines
A operação da Turkish Airlines em Portugal vai ser reforçada durante o Verão IATA 2017 com voos diários do Porto, a partir de 29 de Maio, mais dois que no Inverno; e com dois voos diários entre Lisboa e Istambul, já a decorrer desde 27 de Março, mais quatro do que na temporada anterior. Os voos da Turkish Airlines são operados, salvo excepção, com aparelhos Boeing 737-800, com 151 lugares, desde a Invicta; a capital é normalmente servida por aparelhos Airbus A321 (178 lugares) e Boeing 737-900 (168 lugares) ou 737-800 (151 lugares). Este ano, a companhia aérea turca vai também lançar desde o seu hub em Istambul voos para Kharkov, na Ucrânia, a partir de final de Março; Samara, na Rússia, a partir de Abril; Phuket, na Tailândia, previsto para meados de Julho; e Denpasar, ainda sem data prevista. No ano passado, a Turkish Airlines já havia lançado voos para Havana, Caracas, Zanzibar, Seicheles, Hanói, Dubrovnik, Panamá, Bogotá, desde Istambul.

United
2017 é o ano em que a United celebra o 20º aniversário da ligação Lisboa- Nova Iorque/Newark, sendo um ano “importante e excitante para a United em Portugal”. Este ano, regressa novamente a rota Lisboa-Washington/Dulles de 6 de Maio a 28 de Outubro, que vai ser operada diariamente com um Boeing 757-200, com 169 assentos, dos quais 16 lugares da classe United Polaris, 153 em económica, sendo 45 em Economy Plus. O voo reduz para cinco frequências semanais de Setembro a 28 de Outubro. Isto representa um aumento da capacidade de 33%. A United Airlines está a revitalizar a sua rede de rotas com mais destinos, mais voos e conexões mais convenientes para clientes nos mercados doméstico e internacional. Sujeito à aprovação do governo, vamos adicionar uma rota sazonal entre São Francisco e Munique pela primeira vez, e um dos voos diários entre Telavive e Nova Iorque/ Newark será aumentado com o novo Boeing 777-300ER.

Sobre o autorRaquel Relvas Neto

Raquel Relvas Neto

Mais artigos
Artigos relacionados
Volume de negócios no setor das viagens e turismo caiu 14,9%
Indicadores
Macau facilita entrada de portugueses com passagem automática na fronteira
Destinos
easyJet corta voos para Israel até outubro
Transportes
W Algarve tem novo diretor-geral
Hotelaria
Nações Unidas discutem papel do turismo para o desenvolvimento sustentável
Turismo
Quinta de S. Sebastião abre portas ao Enoturismo
Destinos
Solférias esclarece desaconselhamento de viagens para o Egito
Destinos
Tiger Team reclama infraestruturas de raiz para servir o MICE
Meeting Industry
ALEP passa a integrar o novo Conselho Diretivo da CTP
Alojamento
Vila Galé transmite pela primeira vez a sua convenção anual ao público externo
Alojamento
PUB
Edição Digital

Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística

Recorde, nesta edição, o que foram os três dias do RoadShow das Viagens do Publituris. Também há entrevistas ao conselheiro de turismo do Ajuntamento de Málaga, à presidente da SATA, uma viagem no Sun Princess e um dossier dedicado à Animação Turística.

Publituris

A próxima edição do jornal Publituris faz capa com a reportagem fotográfica da 9.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris.

Durante três dias, o evento organizado pelo jornal Publituris passou pelo Meliá Braga, Meliá Ria Aveiro, tendo terminado no Lisbon Marriott Hotel, em que os 45 expositores tiveram oportunidade de mostrar as suas novidades a mais de 420 agentes que realizaram mais de 12.000 interações.

No último dia, em Lisboa, o RoadShow das Viagens do Publituris recebeu ainda a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que pôde registar, em pessoa, o que os expositores deste evento do jornal Publituris trazem ao mercado nacional das viagens e turismo.

Nos “Destinos”, viajámos até Málaga para conhecer a construção de um destino inteligente que respeita os princípios de sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia, governação e inovação. Foram estes os objetivos traçados e enumerados por Jacobo Florido Gómez, conselheiro de turismo do Ajuntamento de Málaga, na entrevista concedida ao jornal Publituris.

Na rubrica que comemora os 50 anos do 25 de abril, recordamos a capa publicada a 1 de abril de 1974 pelo jornal Publituris.

Nos “Transportes”, entrevistámos Teresa Gonçalves, presidente do Grupo SATA. Há um ano à frente dos destinos do grupo de aviação açoriano, a responsável falou com o Publituris sobre a mudança de estratégia, que já está a permitir resultados históricos, nomeadamente nos mercados da América do Norte. As novas rotas, os processos de reestruturação e a privatização também foram temas nesta conversa.

Ainda nos “Transportes”, o Publituris foi conhecer aquele que é o 16.º navio e o maior da frota da Princess Cruises. A bordo do Sun Princess, inaugurado a 28 de fevereiro deste ano, o embarque foi feito em Barcelona e levou-nos a Atenas e Civitavecchia, passando ainda por Palma de Maiorca e Sicília.

O “Dossier” desta edição é dedicado à Animação Turística. A pandemia já ficou definitivamente para trás e, neste mercado, vive-se um período de crescimento, com a introdução de novas tecnologias e a procura por experiências a trazerem novos públicos a Portugal e às empresas que se dedicam a esta atividade.

Além do “Check-in”, no qual o Conselho Editorial do Publituris dá as suas opiniões relativamente a várias questões, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), Amaro F. Correia (docente), Pedro Tiago Mendes (Expertree), e Carlos Torres (jurista).

Leia aqui a edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Turismo Religioso, AITO Ucrânia, Tendências Amadeus, Embratur e a Conferência dedicada ao Enoturismo

O “dossier” dedicado ao Turismo Religioso é o destaque desta edição do Publituris. Além disso, poderá ainda ler sobre o turismo na Ucrânia, Embratur, as tendências de viagens da Amadeus, os pontos mais importantes saídos da conferência sobre o Enoturismo e rever os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2024” e a BTL 2024 em imagens.

Publituris

A edição de 15 de março de 2024 do jornal Publituris destaca o Turismo Religioso. Como Santuário de Fátima a receber quase 7 milhões de peregrinos, em 2023, correspondendo a um aumento de 39% face a 2022 e mais 9% relativamente a 2019, Europa, América – com destaque para os EUA, Brasil e México – e Ásia (Filipinas, Coreia do Sul e Vietname) são os principais continentes que procuram este destino. Contudo, Purificação Reis, presidente da ACISO, entidade organizadora dos Workshops Internacionais do Turismo Religioso, apela à valorização do Turismo Religioso Nacional.

Na “Distribuição”, o Publituris esteve à conversa com Olena Kazmina, vice-presidente da Associação de Operadores Turísticos Incoming da Ucrânia (AITO), que pede que “não esqueçam a Ucrânia”. De resto, Kazmina refere que, apesar do conflito existente na Ucrânia, iniciado pela Rússia, o turismo no país não parou. “Grande parte dos visitantes são, naturalmente, apoiantes da causa ucraniana”, admitindo que “sabemos que, atualmente, o destino não é de lazer, seguro, onde se pode ter umas férias relaxadas, mas há regiões não afetadas pela guerra, nomeadamente, mais a Ocidente”.

No âmbito da BTL 2024, a Amadeus revelou as últimas tendências de viagens a nível mundial. Apresentados os resultados, a empresa deu a conhecer duas tendências em lazer e duas em business: o turismo musical e a classe executiva; o poder do networking e a sustentabilidade, respetivamente. Como tendência transversal encontra-se o Assistente Pessoal com recurso à Inteligência Artificial (IA).

Em imagens, trazemos o que foram os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2024”, bem como uma amostra do que foi a maior feira do turismo em Portugal, para nas “Capas que fazem história”, trazermos os destaques do Publituris da edição de 15 de março de 1974.

Nos “Destinos”, um ano depois de ter assumido a presidência da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo regressou a Portugal para dar conta da nova estratégia de promoção que o Brasil definiu para os mercados europeus e na qual Portugal tem um lugar de destaque.

Também no âmbito da BTL 2024, o Publituris co-organizou a conferência dedicada ao Enoturismo, uma atividade, um mercado já histórico em Portugal, que tem as suas tradições, tem o seu valor acrescentado, mas, no entanto, só agora começou a ser olhado como tal. A especificidade deste segmento, a sua interligação com outros produtos turísticos e a sua promoção foram temas da conferência em que participaram Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Pedro Valle Abrantes, Managing Partner da Trypor, Alexandra Leroy Maçanita, Events & Wine Tourism Manager da Fita Preta, Luís Santos, General Manager do Palácio Ludovice Wine Experience Hotel, e Ana Maria Lourenço, Public Relations do World of Wine (WoW).

Além do Pulse Report da GuestCentric, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor) e Manuel de Carvalho e Sousa (docente no ISAG-European Business School).

Leia aqui a edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: O Turismo nas eleições, os vencedores dos “Portugal Trade Awards”, as tendências dos mercados emissores, entrevistas Cabo Verde, BTL e easyJet, NDC e Turismo Cultural

A edição do jornal Publituris que marca o 56.º aniversário da publicação está recheada de temas diversos.

Publituris

A próxima edição do jornal PUBLITURIS é especial. Especial porque é uma edição que estará na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2024. Especial porque traz uma perspectiva sobre o que vale o Turismo para os diversos partidos, com representação parlamentar, nas eleições de 10 de março. Especial porque divulga os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2024”.

A começar, em plena campanha eleitoral, trazemos a importância do setor do Turismo nos diversos programas eleitorais dos partidos, com representação parlamentar. Procurámos o que os oito programas trazem em termos de referência ao “Turismo”, “TAP” e “Aeroporto”.

Aproveitando a presença na FITUR 2024, que se realizou de 24 a 28 de janeiro, em Madrid, o jornal Publituris analisa as principais tendências dos mercados emissores mais relevantes. Na conferência da UN Tourism (antiga Organização Mundial do Turismo – OMT), China, Índia, Médio Oriente, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha, EUA e Canadá deram a conhecer como é que os respetivos habitantes irão viajar em 2024.

Nesta edição, divulgamos os vencedores da 12.ª edição dos “Portugal Trade Awards”. Assim, os vencedores são: Solférias – “Melhor Operador Turístico”; Cosmos – “Melhor Agência Corporativa”; Consolidadro.com – “Melhor Consolidador”; Abreu – “Melhor DMC”; Abreu online – “Melhor Distribuidor B2B”; ATR – “Melhor GSA Aviação”; Amadeus – “Melhor Sistema Global de Distribuição”; CM Private Luxury Tours – “Melhor Empresa de Transfers”; Unlock Boutique Hotels – “Melhor Empresa Gestão Hoteleira”; GuestCentric – “Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira (PMS)”; Merytu – “Melhor Startup”; Neoturis – “Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo”; Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril – “Melhor Formação em Turimso”; Ageas – “Melhor Seguradora de Viagens”; Gr8 Events – “Melhor Empresa de Organização de Eventos”; MEO Arena – “Melhor Venue para Eventos e Congressos”; e, por último, a “Personalidade do Ano 2023”, prémio entregue a Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a oferta da Solférias para o verão de 2024. O operador turístico, através do evento “Oficina de Ideias, promoveu ações de formação sobre os destinos que constam da sua programação charter para o verão, designadamente, as ilhas do Sal e da Boavista, em Cabo Verde, Porto Santo, Hurgada (Egito), Monastir e Djerba (Tunísia), Saidia (Marrocos), Senegal e Zanzibar (Tanzânia).

Nos “Destinos”, entrevistámos o ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos, que admitiu que o destino ainda tem espaço para crescer em Portugal, mercado emissor que faz parte do top 5. Por isso, foi escolhido coo destino internacional convidado da edição 2024 da BTL.

Ainda nos “Destinos”, falámos com Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), a propósito da nova marca e conceito da e para a região. De resto, Luís Pedro Martins salientou que a região “está no bom caminho para ter mais turismo e, muito importante, melhor turismo”.

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, o jornal Publituris traz “Capas que fazem História”. Nesta edição mostramos a capa de 1 de março de 1974, edição essa que marcou o 6.º aniversário da publicação.

Com a realização da BTL 2024, de 28 de fevereiro a 3 de março, ficámos a saber que a grande ambição do maior evento do setor do turismo, em Portugal, passa “pelo mundo se mostrar em Portugal na BTL”. Pedro Braga, diretor-geral adjunto da FCE Lisboa – Feiras Congressos e Eventos, deixou a referência de que a BTL “tem a ambição de fazer regressar o Turismo de Portugal, apresentar um Conselho Estratégico e abrir a BTL ao mundo”.

Nos “Transportes”, José Lopes, country manager da easyJet Portugal, disse, em entrevista, que “Portugal continua a ter oportunidades interessantes para crescimento no futuro”. Isto, depois de a easyJet ter registado, em 2023, um ano histórico, e estimar voltar a crescer mais 6%, em 2024.

Ainda nos “Transportes”, depois de, em 2023, ter feito uma forte aposta nas Caraíbas, a World2Fly, companhia aérea do Grupo World2Meet (W2M) volta a disponibilizar, este verão, uma extensa oferta de voos para Cuba, República Dominicana e México. Além das Caraíbas, o grupo tem já no mercado uma vasta programação, com destaque para destinos com a Albânia ou Zanzibar.

Na “Tecnologia”, o tema é NDC. Para tal, entrevistámos um especialista na área da aviação comercial, Mário Almeida, desvendamos, em primeira pessoa, a estratégia da TAP sobre a matéria, e damos a conhecer a APG Platform NDC.

Para finalizar, o “Dossier” desta edição é dedicado ao Turismo Cultural e Industrial. Num país onde, queiramos ou não, a cultura é vista (infelizmente) como um parente pobre, o turismo literário tem conseguido combater este cenário. Contudo, a tarefa não é fácil e o Turismo de Portugal tem-se esforçado por colocar o Turismo Literário – e não só – no mapa de diversificação da oferta turística, para dentro e para fora.

Já no Turismo Industrial, na vila mineira no Baixo Alentejo, é possível recuar 5000 anos para encontrar os primeiros indícios de mineração na área de Aljustrel. Constituindo ainda uma das minas em atividade mais antigas do mundo, nasceu, recentemente, o Parque Mineiro de Aljustrel, revelando Marcos Aguiar, coordenador deste projeto, tratar-se de um produto “muito genuíno e com alicerces históricos muitos robustos”.

Tudo isto além do Check-in, e das opiniões de Francisco Jaime Quesado (Economista e gestor); Ana Jacinto (AHRESP); Carlos Torres (Jurista), Pedro Castro (SkyExpert); Joaquim Robalo de Almeida (ARAC); e Jan-Erik Ringertz (Highgate Portugal).

Leia aqui a edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Uma última homenagem a André Jordan, a reta final na votação para os Portugal Trade Awards, Tiger Team e autocarros de turismo

A edição de 16 de fevereiro do jornal PUBLITURIS faz capa com André Jordan, falecido no dia 9 de fevereiro. O PUBLITURIS presta, assim, uma homenagem a quem foi apelidado durante anos como “Pai do Turismo” em Portugal. “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2024”, Tiger Team e um dossier sobre Autocarros de Turismo preenchem o resto da edição.

Publituris

A segunda e última edição de fevereiro de 2024 do jornal PUBLITURIS faz uma homenagem a André Jordan. Empresário, empreendedor, “Pai do Turismo” em Portugal, “Senhor Quinta do Lago”, Senhor Belas Clube de Campo”, André Jordan marcou, indiscutivelmente, o setor do turismo no nosso país.

Nesta edição republicamos uma das primeiras entrevistas dadas por André Jordan em Portugal e ao jornal PUBLITURIS. Foi na edição de 15 de outubro de 1974 que Nuno Rocha, fundador e na altura diretor do jornal, entrevistou André Jordan. O foco da entrevista está, sobretudo, no Algarve, mas o que André Jordan referiu há quase 50 anos sobre a região, não só é válido para o Algarve como para todo o país.

Lá estão temas como o Aeroporto de Lisboa, um “Turbotrain”, a necessidade de se apostar em infraestruturas, o emprego, a inflação, incentivos fiscais, desenvolvimento social, tráfego aéreo, poluição, a cultura, o golfe [claro], atração de investimento estrangeiro, etc..

Recordo, a data da entrevista que republicamos é de 1974!

Além desta homenagem que o jornal PUBLITURIS presta a André Jordan, recordamos os nomeados para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2024”, cujas votações terminam neste dia 16 de fevereiro de 2024.

Ainda poderá votar até ao final do dia em https://premios.publituris.pt/trade/2024/

No “Meeting Industry”, fomos conversar com João Moita, Managing Partner da Tiger Team, DMC que está no mercado desde janeiro de 2023. João Moita reclama infraestruturas de raiz em Lisboa para servir o segmento onde a empresa se posiciona, o MICE, designadamente, um centro de congressos, hotéis de grandes dimensões e um parque de diversões, sem falar da falta de decisão sobre um novo aeroporto. De resto, admite que Portugal tem boa reputação no panorama internacional para este segmento.

O “Dossier” desta edição é dedicado aos Autocarros de Turismo. Depois de um ano positivo em 2023, as empresas de autocarros de turismo e passageiros mostram-se confiantes de que também 2024 venha a ser um ano de sucesso e, apesar dos desafios que continuam a existir, há novidades para apresentar ao mercado.

Numa edição que junta o “Check-in” com o Pulse Report da guestcentric, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Amaro F. Correia (docente na Atlântico Business School.

Leia aqui a edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: O verão IATA na aviação, PTL Tours, ‘Travel Outlook’ da Deloitte, recrutamento no turismo, Virgin Voyages e os nomeados dos Portugal Trade Awards

A edição de 2 de fevereiro de 2024 faz uma previsão do que será o verão IATA’24 para as companhias aéreas que atuam em Portugal. Mais há mais: PTL Tours, ‘Travel Outlook’ da Deloitte sobre o mercado dos EUA, recrutamento no turismo, Virgin Voyages e os nomeados dos Portugal Trade Awards.

Publituris

A primeira edição de fevereiro faz capa com o verão IATA’24 no setor da aviação. Depois de um 2023 que foi positivo para a aviação e para a generalidade das companhias aéreas que operam em Portugal, as expectativas estão em alta e, apesar dos muitos problemas e23 desafios que ameaçam a aviação, esperam-se várias novidades para o próximo verão IATA, que se assinala entre 31 de março e 26 de outubro.

Além disso, as companhias aéreas revelam as operações que prepararam para mais uma época alta em Portugal. Novas rotas, mais frequências e aumentos de capacidade prometem marcar o próximo verão.

Não é uma agência de viagens convencional, mas também não é um operador turístico tradicional porque não vende às agências de viagens. A PTL Tours, que tem a sua própria programação, trabalha 98% com grupos fechados. É neste sentido que o seu CEO, Luís Costa carateriza a empresa que fundou, juntamente com dois sócios, como “um operador que vende ao público”. No entanto, há fortes probabilidades de vir a assumir-se como um operador turístico puro, enquanto pretende dinamizar o incoming.

Depois de mais de dois anos de ganhos consistentes, as viagens de lazer podem ter aproveitado toda a procura reprimida dos anos de pico da pandemia, admitindo a Deloitte no seu “Travel Outlook” para 2024, que, à medida que o fenómeno das “viagens de vingança” diminui, uma nova era pode estar a emergir para as viagens outbound dos EUA.

Um recente estudo da Michael Page veio mostrar que as dificuldades de recrutamento no setor Hospitality & Leisure se devem manter ou até agravar em 2024, uma vez que a oferta turística tem vindo a crescer a um ritmo acelerado, muito acima do número de pessoas que integra o setor.

A Mundomar Cruzeiros, que passou a representar em exclusivo a Virgin Voyages em Portugal e Espanha desde novembro de 2023, realizou, em meados de janeiro, um webinar para apresentar aos agentes de viagens portugueses e espanhóis esta companhia de cruzeiros, que prima pelo luxo e rompe com muitas das tradições deste setor.

Nesta edição continuamos a divulgar os nomeados para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2024”, cujos vencedores serão conhecidos a 28 de fevereiro no evento que se realiza na FIL.

São 96 nomeados em 16 categorias que estão em https://premios.publituris.pt/trade/2024/ à espera do seu voto.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (Economista e Gestor) e Joaquim Robalo de Almeida (ARAC).

Leia aqui a edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Entrevista a Lídia Monteiro, IAG7 em Portugal, Piauí, Rio Grande do Sul, dossier golfe e nomeados dos “Portugal Trade Awards”

Esta edição do Publituris faz capa com a entrevista a Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. Além disso, há uma conversa com Ángel Muñoz, CEO da IAG7, e a intenção de compra em território nacional, a descoberta de Piauí, uma viagem a Rio Grande do Sul e um dossier dedicado ao golfe turístico e o lançamento dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2024”.

Publituris

A 2.ª edição do jornal PUBLITURIS faz capa com uma entrevista a Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal no rescaldo da apresentação da nova campanha “It’s not tourism. It´s futourism” e em vésperas da maior participação do nosso país na FITUR, em Madrid.

Com os resultados a indicarem o melhor ano de sempre para o turismo em Portugal, Lídia Monteiro admite que o turismo é, provavelmente, dos poucos setores em Portugal que tem tido, ao longo dos anos, consistência nas mensagens e isso, salienta, aponta agora para o “turismo do futuro” que “tem de passar, necessariamente por um equilíbrio entre visitantes e residentes, entre territórios do litoral e do interior, entre atividade turística, cultura, ambiente e património”.

Na “Distribuição”, entrevistámos Ángel Muñoz, CEO da IAG7, a quarta maior agência de viagens corporativa em Espanha e que está em Portugal há cinco anos. No nosso país, a ambição é crescer e, por isso, está à procura de uma oportunidade para comprar agências de viagens médias ligadas a este segmento.

Em Portugal esteve, também, o Estado brasileiro do Piauí que, num evento organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostrou toda a sua oferta turística, cultural, natural, histórica, arqueológica e gastronómica. De resto, Portugal foi o pontapé de saída para a promoção do destino que quer conquistar a Europa.

Nesta edição e como vem sendo habitual nesta altura do ano, lançamos também os nomeados dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2024”. Este ano, são 96 nomeados em 16 categorias, havendo ainda lugar para a “Personalidade do Ano”.

As votações decorrem entre 22 de janeiro e 16 de fevereiro de 2024 e os vencedores serão conhecidos no primeiro dia da BTL 2024, a 28 de fevereiro. Por isso, vote a partir de segunda-feira em https://premios.publituris.pt/trade/_2024/

Nesta edição viajamos, também, ao Estado do Rio Grande do Sul, conhecido como um dos principais destinos turísticos do Brasil e o local que os brasileiros para fazer turismo de inverno.

O “Dossier” desta edição de 19 de janeiro é dedicado ao golfe turístico. Começamos com uma entrevista a Nuno Sepúlveda, presidente do Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG), que admite que se está a “valorizar o produto golfe e a tentar cobrar o valor certo”.

Com os dados do Turismo de Portugal a indicarem um primeiro semestre de 2023 com os melhores números já registados no nosso país, Nuno Sepúlveda admite que “está na altura de renovar o produto e melhorar a promoção do mesmo”. A luta para a baixa do IVA no golfe, essa continua e seria, segundo o presidente do CNIG, “um fator importante de competitividade”.

Ouvidos foram, também, alguns agentes do segmento golfe em Portugal que antecipam um bom ano de 2024, fazendo eco das palavras do presidente do CNIG quando referem que a passagem do IVA do golfe de 6% para 23% “fragilizou muito a atividade face aos outros destinos e impossibilitou voltar aos números de 2010 [ano recorde no golfe turístico]”.

Neste dossier, os agentes do golfe turístico ouvidos pelo Publituris destacam, igualmente, que “o golfe não é um grande consumidor de água” e que esta questão precisa de ser “desmistificada”.

Além do “Check-in”, onde o Conselho Editorial do Publituris responde às questões colocadas, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC) e Jorge Papa (Golfe do Morgado).

Leia aqui a edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Balanço 2023 e Perspectivas 2024, Viajar Tours, Air France-KLM e dossier Neve

A primeira edição do jornal PUBLITURIS de 2024 faz capa com o habitual balanço do ano e as perspectivas para 2024. Também nesta edição damos conta das novidades da Viajar Tours, da política de sustentabilidade da Air France-KLM e do mercado Neve.

Publituris

Começar um novo ano implica, naturalmente, fazer um balanço do ano que terminou e perspectivar o que poderão ser os próximos 365 dias. Como habitualmente, a primeira edição do jornal PUBLITURIS do ano falou com diversos players do setor do turismo em Portugal.

Fomos ouvir o que Francisco Calheiros (CTP), Cristina Siza Vieira (AHP), Ana Jacinto (AHRESP), Pedro Costa Ferreira (APAVT), António Marques Vidal (APECATE), Hélder Martins (AHETA), Miguel Quintas (ANAV), Eduardo Jesus (Madeira), Berta Cabral (Açores), Raul Almeida (Centro), Carla Salsinha (Lisboa), José Manuel Santos (Alentejo e Ribatejo), André Gomes (Algarve), Luís Henriques (Airmet), Ricardo Teles (Bestravel), Paulo Mendes (GEA Portugal), Adriano Portugal (Mercado das Viagens), Paulo Geisler (RENA), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC) e Nikos Mertzanidis (CLIA) têm para dizer sobre o que foi 2023, mas, fundamentalmente, o que esperam de 2024.

Certo é que 2023 terminou batendo todos os recordes ao nível das receitas turísticas, dormidas e hóspedes, ultrapassando o “histórico” ano de 2019. Apesar da instabilidade que se vive interna e externamente, o setor espera, no entanto, um ano “normal”, com crescimento e “algumas” decisões.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a novidade apresentada pela Viajar Tours. Álvaro Vilhena, general manager da Viajar Tours, refere ao Publituris que a operação charter para Puglia já estava pensada há muito, mas que, por força das circunstâncias, foram adiando.

Nos “Transportes”, a renovação do acordo com a Travelstore, que foi o primeiro player do setor das viagens em Portugal a aderir ao programa Air France-KLM SAF Corporate, serviu de mote para uma conversa com Miguel Mota, diretor comercial da Air France-KLM em Portugal, sobre a política de sustentabilidade do grupo de aviação, que tem vindo a dar vários passos para reduzir as suas emissões poluentes.

O “Dossier” desta edição é dedicado à Neve. Há cada vez menos operadores turísticos em Portugal a programar férias nas estâncias de neve, isto porque, com as facilidades que as novas tecnologias trouxeram, os aficionados dos desportos de inverno encontraram formas de reservar diretamente ou via online.

Quanto às ofertas existentes, os objetivos passam, por um lado, por dar cada vez melhor serviço aos clientes, e por outro numa aposta clara nas novas tecnologias e na sustentabilidade, acautelando-se face às alterações climáticas.

Além do Pulse Report, uma parceria entre a GuestCentric e o jornal Publituris, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), António Marques Vidal (APECATE) e Joaquim Robalo de Almeida (ARAC).

Até lá, leia aqui a edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Aeroporto em Alcochete, bTd Travel, Cuba, Costa Cruzeiros, FITUR e MICE em Praga

A última edição de 2023 do jornal Publituris dá destaque de capa à solução indicada pela Comissão Técnica Independente para a localização do que será o novo aeroporto para a região de Lisboa. Além disso, trazemos as novidades da bTd Travel, viajámos até Cuba e na Costa Cruzeiros, entrevistámos a diretora da FITUR e visitámos as ofertas MICE em Praga.

Publituris

50 anos após o início da discussão sobre a localização do novo aeroporto para a região de Lisboa, após quase duas dezenas de locais e com um “jamais” quanto à localização na Margem Sul pelo meio, eis que a Comissão Técnica Independente (CTI) aponta para Alcochete como a solução mais viável. A decisão cabe agora ao vencedor das eleições de 10 de março. Isto, caso o assunto não se arraste por mais alguns anos.

A solução Vendas Novas coloca-se à frente das outras seis possíveis localizações como alternativa para a construção de uma infraestrutura pela qual o setor do turismo reivindica há muito.

Pelo meio, fica o recado de Carlos Mineiro Aires, presidente da comissão de acompanhamento da CTI, “não me passa pela cabeça que este trabalho não venha a servir para nada”. A ver vamos.

Na “Distribuição”, mostramos os pontos altos do 48.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), realizado, no Porto de 30 de novembro a 2 de dezembro. E se estava certo que, em 2025, para o 50.º congresso e 75.º aniversário da associação a viagem é feita a Macau, em 2024 será Huelva a anfitriã do evento.

Também na “Distribuição” damos a conhecer a bTd Travel que acaba de se apresentar formalmente em Portugal, como porta de entrada na Europa, uma vez que já está instalada nos EUA e no Brasil. Ao Publituris, Manoel Suhet, CEO da empresa, explicou que a bTd Travel é uma concierge de viagens exclusiva que usa a tecnologia como principal ferramenta para o crescimento, otimização de processos e agilidade, focada no cliente executivo que tem de viajar muito internacionalmente, gasta nas compras online e depois faz a viagem de luxo com a família, e também clientes de alto poder aquisitivo.

A convite do grupo MGM Muthu Hotels, o Publituris visitou a ilha de Cuba, destino que é considerado a Pérola das Caraíbas e que está de regresso ao tabuleiro do turismo internacional, depois do longo encerramento provocado pela COVID-19. Apesar de ainda nem tudo estar bem oleado, o certo é que Cuba ainda é um destino incontornável, até porque continua a contar com praias paradisíacas e com a típica hospitalidade cubana.

Nos “Transportes”, a Costa Cruzeiros promoveu, a 27 de novembro, a 27.ª edição dos Protagonistas do Mar, evento no qual a companhia de cruzeiros distingue anualmente os seus melhores parceiros e que, este ano, voltou a premiar agências de viagens e comunicação social portugueses.

No “Meeting Industry”, entrevistámos Maria Valcarce, diretora da FITUR, feira que pela 44.ª vez, dá o pontapé de saída para mais um ano, no que diz respeito às feiras de turismo internacionais. Para Maria Valcarce o evento “é um espelho que reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial”.

Também no “Meeting Industry”, viajámos até Praga, cidade das 100 torres, banhada pelo no Rio Vltava, que é visitada em lazer por turistas de todo o mundo e está entre as mais bonitas da Europa, mas também está a dar que falar no que diz respeito à capacidade para acolher eventos internacionais dos mais variados tipos e das mais variadas dimensões.

Além do “Pulse Report”, numa parceria com a GuestCentric, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Ana Jacinto (AHRESP), Amaro F. Correia (docente), André Villa de Brito (sommelier e tour guide) e Pedro Valle Abrantes (Trypor), e Carlos Torres (jurista).

O jornal Publituris está regresso na edição em papel na primeira semana de janeiro de 2024.

Até lá, leia aqui a edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Entrevistas Pedro Costa Ferreira (APAVT), Dália Palma (BTL), WTM Global Travel Report, Festuris, IA e Programação 2024

1500. É este o número que o jornal PUBLITURIS celebra nesta edição. Para tal convidámos Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT para diretor, além de ser o entrevistado que faz capa desta edição especial. Além disso, temos as tendências das viagens de lazer, uma viagem à Islândia, uma antevisão da BTL 2024, resumo do Global Summit do WTTC e do Festuris, Inteligência Artificial nas viagens e turismo e um dossier dedicado à programação 2024.

Publituris

O jornal PUBLITURIS comemora no dia 24 de novembro de 2023 a edição 1500. Por ser uma edição especial, Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), é o diretor convidado que, em conjunto com a redação do PUBLITURIS, definiu algumas das temáticas que fazem parte deste número.

Mas além de definir alguns temas, Pedro Costa Ferreira também é um dos entrevistados desta edição, no âmbito do 48.º Congresso da APAVT, que se realiza entre 30 de novembro e 2 de dezembro, na cidade do Porto.

Com o congresso a ser dedicado à Inteligência Artificial (IA), o presidente da APAVT admite, de resto, que “no futuro, simplesmente, ninguém vai conseguir competir sem utilizar IA”, considerando ainda que “hoje a IA é uma oportunidade estratégica de negócio muito importante e é, naturalmente, também um risco de negócio se essa oportunidade não conseguir ser realizada”.

Quanto ao setor das agências de viagem, Pedro Costa Ferreira salienta que, “se tudo correr decorrer como está a decorrer, em 2024, ou seja, em três anos [2022, 2023 e 2024] conseguiríamos recuperar os balanços de 2019”.

No que diz respeito à atualidade e à crise política desencadeada com a demissão do primeiro-ministro, António Costa, o presidente da APAVT frisa que “a instabilidade política é inibidora do consumo”, e, portanto, “quando as pessoas têm menos certezas relativamente ao futuro, tendem a proteger-se”.

Já no que toca às decisões adiadas – Aeroporto e privatização da TAP – Pedro Costa Ferreira admite que “o maior custo é o da não decisão [relativamente ao novo aeroporto]”, sendo que, “quando as circunstâncias fazem com que a decisão seja adiada, essa a pior notícia para todos”.

E conclui: “Agora temos a certeza que os atrasos [Aeroporto e TAP] vão ser absolutamente significativos”. E isso, é segundo o presidente da APAVT, “absolutamente demolidor para um país que depende do turismo e um turismo que depende do aeroporto”.

Apresentado no World Travel Market (WTM) London 2023, o Global Travel Report, realizado em associação com a Tourism Economics, da conta que, apesar de se registar, globalmente, uma desaceleração económica, fruto das mais diversas políticas monetárias, altas das taxas de juro e quebras no rendimento disponível, as estimativas para as viagens de lazer, para 2024, permanecem robustas.

Nas “Viagens”, o PUBLITURIS foi até à Islândia, a convite da PLAY airlines. Localizada no Oceano Atlântico Norte, com 103 mil quilómetros quadrados e uma população de pouco mais de 370 mil habitantes, a Islândia é daqueles países que, quando referimos que visitámos, cria alguma inveja.

Desde as paisagens, a natureza, glaciares, geisers, gastronomia, piscinas aquecidas, cascatas e pessoas, a Islândia começa a ter cada vez mais procura por parte dos turistas que reconhecem que há muito para ver e experimentar na ilha.

No “Meeting Industry”, entrevistámos Dália Palma, gestora Coordenadora da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a propósito do maior evento do turismo realizado em Portugal que se realiza de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024.

Para Dália Palma, a BTL desempenha “um importante papel, enquanto promotor da contratação do destino Portugal, na vertente do B2B, mas também um acelerador na reserva de férias dos portugueses na vertente B2C”.

Quanto à internacionalização do certame, a gestora Coordenadora da BTL deixa a certeza que esta “é uma das nossas prioridades estratégicas”.

Ainda no “Meeting Industry”, damos conta da relevância que o continente africano poderá ter no futuro, admitindo Julia Simpson, CEO e presidente do World Travel & Tourism Council (WTTC), que “África é uma região muito apetecível para o investimento no turismo”. Numa entrevista conjunta realizada durante o Global Summit que o WTTC organizou pela primeira vez em terras africanas (Ruanda), Julia Simpson considerou ainda que “as alterações climáticas são uma das grandes preocupações no setor das viagens e turismo”.

Do Ruando para o Brasil, mais concretamente, para o Festuris, realizado de 9 a 12 de novembro, em Gramado, Portugal regressou ao evento com presença reforçada e novo posicionamento. Portugal contou com um novo stand que quadruplicou de tamanho e que estreou um novo conceito: o luxo. No final, o balanço foi positivo, tanto da feira como da participação portuguesa.

A propósito do congresso da APAVT, trazemos a Inteligência Artificial, tema que esteve em destaque no Global Summit do WTTC e no WTM London 2023. Se do Ruanda ficou a ideia de que a IA não está no futuro, mas está a acontecer agora e é inevitável, seja no setor das viagens e do turismo ou em qualquer outra atividade”, no WTM destacou o facto de “a indústria das viagens e turismo ser um negócio que envolve dados e, por isso, a IA é fundamental para desenvolver e estruturar os produtos a disponibilizar aos consumidores e clientes”.

Neste capítulo, Nelson Boyce, Managing Director da Google para a área de Viagens e Turismo deixou a seguinte questão: “Hoje teremos de olhar para o consumidor do futuro e esse é, sem dúvida nenhuma, muito mais tecnológico do que qualquer geração anterior. Agora imaginem dentro de cinco ou dez anos?”.

Nos “Transportes”, damos conta dos ventos de feição que sopram para as companhias áreas de baixo custo (Low Cost Companies – LCC) que saíram fortalecidas da pandemia, tendo recuperado não só para os níveis pré-pandemia, como estão muito otimistas em relação ao futuro. Isso ficou patente durante a realização do AviationEvent, em Viena, onde se reuniram administradores de companhias aéreas e de aeroportos europeus e especialistas em aviação.

O “Dossier” da edição 1500 do jornal PUBLITURIS é dedicado à programação dos operadores turísticos para 2024. Para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto a nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

Por fim, além do “Check-in” do Conselho Editorial, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), Pedro Castro (SkyExpert), e António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: 50 Anos Pinto Lopes Viagens, Portugal Footprints, inclusão nas viagens, Maurícia, Muthu Aviation e seguros

Meio século de história da Pinto Lopes Viagens fazem capa desta edição do jornal PUBLITURIS. Além disso, damos a conhecer uma nova DMC, a importância da inclusão nas viagens, Maurícia, uma nova companhia aérea em Cuba, e um dossier sobre seguros de viagem.

Publituris

A primeira edição do mês de novembro faz capa com os 50 anos da Pinto Lopes Viagens. Em entrevista ao jornal PUBLITURIS, Rui Pinto Lopes, CEO da empresa que tem passado de geração em geração, mantendo a mesma identidade – viagens culturais em grupo, mas também com os olhos postos no presente e, fundamentalmente, no futuro – contou-nos esta história de meio século.

Também na “Distribuição”; damos a conhecer uma nova Destination Management Company (DMC): Portugal Footprints. A dar os primeiros passos, tendo iniciado a operação em setembro deste ano, Inês Viegas, fundadora e diretora-geral da empresa, sabe bem o que quer e o foco será sempre na autenticidade e personalização.

A finalizar a “Distribuição”, num mundo cada vez mais diverso, ter atenção a aspetos como a inclusão, diversidade e/ou comunidades locais tornou-se fulcral para promover um destino ou uma viagem. Num estudo recente a operadores e agentes de viagem, a Expedia dá algumas indicações em como aproveitar algumas, senão muitas, das oportunidades que diversos segmentos de mercado/consumidores/viajantes disponibilizam.

A convite da Solférias, Emirates e Sunlife, o jornal PUBLITURIS viajou até à Maurícia, uma ilha de azul verde a perder de vista onde diferentes culturas se juntam para formar uma só.

O historiador Jorge Mangorrinha conta-nos a história da vila alentejana de Aljustrel, uma vila pacata que vive, essencialmente, da sua mina. Esta localidade começa a ser um ponto de estadia turístico e a inauguração do Flag Hotel Villa Aljustrel, acabou por ajudar a quem passa e a quem se recolhe.

Já o convite da MGM Muthu Hotels, levaram o jornal PUBLITURIS a Cuba. Foi na 5.º edição da Bolsa Destinos Gaviota, uma mostra da oferta turística, que decorreu em Cayo Cruz, ficámos a saber que a Muthu Aviation chega em dezembro para dar resposta à escassa oferta de voos domésticos num dos principais destinos turísticos das Caraíbas.

A edição do jornal PUBLITURIS fecha com um “Dossier” dedicado aos seguros. A pandemia da COVID-19 veio alertar os portugueses para a necessidade de contratar um seguro de viagem e, apesar da situação epidemiológicas estar mais calma, a procura por coberturas com assistência médica ou contra cancelamentos continua alta. Ainda assim, o futuro dos seguros de viagem não está isento de riscos e desafios.

Além do PULSE REPORT, numa parceria entre o PUBLITURIS e a GuestCentric, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Luíz S. Marques (investigador).

Leia a edição aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.