Verão IATA: Portugal no Radar
É inquestionável o facto de Portugal ter reforçado o seu posicionamento na indústria da aviação. São poucas as companhias aéreas que não abrem operações directas para o destino ou reforçam a sua operação no mesmo. São vários os factores que contribuem para tal, mais não seja pela importância que o Portugal tem alcançado no ‘top… Continue reading Verão IATA: Portugal no Radar
Raquel Relvas Neto
Volume de negócios no setor das viagens e turismo caiu 14,9%
Macau facilita entrada de portugueses com passagem automática na fronteira
easyJet corta voos para Israel até outubro
W Algarve tem novo diretor-geral
Nações Unidas discutem papel do turismo para o desenvolvimento sustentável
Quinta de S. Sebastião abre portas ao Enoturismo
Solférias esclarece desaconselhamento de viagens para o Egito
Tiger Team reclama infraestruturas de raiz para servir o MICE
ALEP passa a integrar o novo Conselho Diretivo da CTP
Vila Galé transmite pela primeira vez a sua convenção anual ao público externo
É inquestionável o facto de Portugal ter reforçado o seu posicionamento na indústria da aviação. São poucas as companhias aéreas que não abrem operações directas para o destino ou reforçam a sua operação no mesmo. São vários os factores que contribuem para tal, mais não seja pela importância que o Portugal tem alcançado no ‘top of mind’ dos viajantes internacionais ou para abrir mais ‘asas’ aos portugueses. Fique a conhecer as novidades que o Verão IATA lhe reserva.
Começou no dia 26 de Março mais uma temporada do Verão IATA que dura, este ano, até 28 de Outubro. Esta é a época de grande aposta das companhias aéreas. Para Portugal, e segundo a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, são esperadas 56 novas rotas este ano. A ANA – Aeroportos de Portugal já divulgou os números para o Aeroporto de Faro. Este Verão vai trazer à infra-estruturas aeroportuária mais 11 novas rotas e 15 novos serviços regulares. Budapeste, Dresden, Erfurt, Gotemburgo, Lille, Muenster, Newquay, Nice, Varsóvia, Maastricht e Ostend são os grandes destaques do Algarve. O aumento da ordem dos 17% na oferta global de lugares significa que o aeroporto vai contar com um acréscimo estimado de um milhão de lugares na oferta de lugares regulares, se comparado com período homólogo de 2016.
Aer Lingus
Para esta temporada, a Aer Lingus vai manter as ligações diárias e directas a Dublin, a partir de Abril, operado num A320 com 180 lugares. Os voos realizam-se às 11h15 e 22h20 de Lisboa. O horário dos voos permite que os passageiros portugueses possam usufruir da ligação diária da companhia aérea, representada em Portugal pela ATR, para Nova Iorque-JFK. De Faro, mantêm-se as ligações diárias e directas a Dublin, a partir de Abril, operados com um A321. A cidade algarvia conta também com ligações a Cork e Belfast, desta vez operados por um A320.
Aigle Azur
2016 foi um ano de crescimento para a Aigle Azur, apesar de alguns constrangimentos causados por greves de pilotos e de controladores aéreos. Tiago Martins, delegado da companhia para Portugal e Espanha, indica que a oferta para Portugal vai sofrer ligeiras alterações: “Este ano, temos mais lugares para Paris. Aumentámos a tipologia do aparelho, tendo passado de um A319 para um A320”. Mas existe uma outra novidade que já está a ter boa receptividade junto do cliente português. A partir de 23 de Junho, a Aigle Azur vai lançar Paris Orly – Beirute. Os voos acontecem às quartas e sextas-feiras, mas também aos domingos. O responsável salienta que esta rota tem uma “boa ligação à partida de Portugal”.
Air Algérie
A companhia aérea argelina, Air Algérie, representada em Portugal pelo GSA AviaTeam, irá iniciar a ligação directa sem escala entre a cidade do Porto e a capital argelina, Argel, no próximo dia 29 de Junho, encontrando-se já as reservas disponíveis nos sistemas de reserva, e terá voos às quintas e domingos, com partidas às 18h25 e chegada a Argel às 20h40 locais. A operação vem no seguimento da aposta da Air Algérie no mercado português, que passará a contar a partir desta data com cinco ligações semanais, com Lisboa a ter três frequências semanais com Argel, às segundas, quartas e sextas.
Air France/KLM
Este Verão, a Air France e a KLM vão aumentar a sua capacidade em 19% de e para Portugal. Este aumento é devido, essencialmente, à abertura das novas rotas do Porto para Paris-Charles de Gaulle a 28 de Março e do Porto para a Amesterdão a 15 de Maio. A Air France vai operar três voos semanais com a frota Airbus A320 do Porto para Paris Charles de Gaulle, que aumentam para os 6 voos semanais em época alta. A KLM vai operar sete voos semanais do Porto para Amesterdão com a frota Boeing 737. A Air France vai também aumentar a sua capacidade em 7% de Lisboa para Paris-Charles de Gaulle este Verão, mantendo uma operação de 35 voos semanais entre as duas cidades. A KLM vai manter a sua oferta de Lisboa para Amesterdão com 21 voos semanais. Aliás, a partir de 26 de Maio próximo, a Air France-KLM passa a oferecer aos seus clientes a nova rota de Lisboa para Nova Iorque-JFK, operada pelo seu parceiro Transatlantic Joint Venture, a Delta Airlines (voos em code-share). A oferta incluirá sete voos semanais de Lisboa para Nova Iorque-JFK. Globalmente, o Grupo Air France-KLM, incluindo a sua companhia aérea low-cost Transavia e o seu parceiro Delta Airlines, vai oferecer, este Verão, mais de 500 voos semanais em 25 rotas de e para quatro aeroportos portugueses (Lisboa, Porto, Faro e Funchal).
Air Transat
Este ano, a Air Transat, representada em Portugal pela ATR, vai ter mais duas rotações entre Portugal e o Canadá. Assim, segundo Gilles Martin, director de vendas da companhia aérea, “temos quatro voos por semana de Montreal para Lisboa e três de Toronto para Lisboa. E temos também quatro voos por semana do Porto para Toronto”. Além disso, a operação de Verão IATA da Air Transat vai também ser estendida até à terceira semana de Novembro. A Air Transat oferece assim até 13 voos semanais de Lisboa e Porto neste Verão. Com voos directos para Toronto e Montreal, a Air Transat oferece, igualmente, voos de ligação para o Quebeque, Ottawa, Calgary e Vancouver, possibilitando assim aos portugueses mais opções e flexibilidade para explorar o Canadá. A companhia aérea também conta com um voo para Faro durante o Inverno, sobretudo dedicado “às pessoas que querem evitar a neve no Canadá em geral e querem ficar longas estadias na Europa, mais do que 10 semanas”.
American Airlines
É já no próximo dia 6 de Abril que a American Airlines vai retomar os voos sazonais entre o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa (LIS), e o Aeroporto Internacional de Filadélfia (PHL). Esta é uma operação sazonal da companhia realizada há já 11 anos. O voo será operado com um Boeing 757-200 com configuração de duas classes, que oferece aos passageiros a escolha de 10 lugares em Classe Executiva e 161 lugares em Classe Económica.
Blue Air
No próximo dia 1 de Junho, a Blue Air vai disponibilizar um segundo destino ao mercado português: Turim. O voo vai ser operado duas vezes por semana – quintas e Domingos – com um Boeing 737-500 com 120 lugares. O destino italiano junta-se assim a Bucareste, destino que a companhia aérea romena começou a operar em Junho de 2016, com duas frequências semanais.
Croatia Airlines
A partir de 1 de Maio, a Croatia Airlines, representada em Portugal pelo GSA APG, vai ligar Lisboa a Zagreb. Segundo Rita Cascada, da APG, os voos vão funcionar às segundas, quartas e sextas, numa operação que decorre até 27 de Outubro. Esta é uma operação que já se realizou no Verão IATA de 2016.
Czech Airlines
A companhia aérea vai passar a voar a partir de 10 de Maio quatro vezes por semana entre a capital portuguesa e a capital checa – segunda, quarta, sexta e domingo, mantendo as duas ligações entre o Porto e Praga – terças e sextas, que vão passar a três frequências a partir de Julho, utilizando os aviões Airbus A319.
easyJet
A aposta da easyJet para o Verão IATA concentra-se em Faro. A companhia aérea anunciou o lançamento de duas novas rotas para 2017 a partir da cidade de Faro: Nice e Lille. Ambas as operações têm início a 9 de Junho de 2017 e terão uma frequência de três voos semanais: segundas, quartas e sextas-feiras. A grande novidade da companhia aérea não se destina tanto ao Verão, mas à época seguinte. A partir do último sábado do mês de Outubro, a easyJet faz o seu último voo para Ponta Delgada, nos Açores. No próximo Inverno, vão ser reforçadas outras rotas nos Aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.
Grupo Lufthansa
O Grupo Lufthansa conta com companhias aéreas como a Lufthansa, Brussels Airlines, Germanwings/Eurowings, Swiss, entre outras. Das que operam para o mercado português vão existir novidades. A Germanwings/Eurowings vai operar um voo por semana Porto-Munique, mas também um voo semanal Porto-Viena e Faro-Viena, ambos em code-share com a Austrian Airlines. As companhias do grupo vão ainda reforçar algumas ligações para os aeroportos portugueses, como Frankfurt, Munique, Zurique, Genebra e Bruxelas. No horário de Verão de 2017, as companhias aéreas irão oferecer aos seus clientes precisamente 23 476 voos semanalmente à volta do globo. Neste Verão, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa irão ligar 308 destinos em 103 países através das suas placas giratórias em Frankfurt, Munique, Zurique, Viena e Bruxelas, mas também através de muitas rotas ponto-a-ponto. Estes serviços serão complementados com mais de 18 mil voos em regime de code-share com 30 companhias aéreas parceiras.
Iberia
Santiago Compostela-Funchal. Esta é a nova rota que a Iberia vai lançar este Verão no mercado português. Trata-se de uma operação que terá um voo semanal e irá estar activa entre os meses de Julho e Agosto. Célia Muñoz, directora de vendas da Iberia para o mercado na Europa, África, Ásia e Médio Oriente, refere que se “trata de uma aposta para a época alta e em que a Iberia tem enormes expectativas“, acrescentando que ainda não há planos relativamente a uma extensão da operação”. Questionada sobre as operações da Iberia em Portugal durante o ano de 2016, Celia Muñoz revelou que “foi um bom período, com um aumento de 15% no transporte de passageiros em relação ao ano anterior”.
Luxair
No que diz respeito à Luxair, representada em Portugal pela ATR, a companhia vai manter a rota de Lisboa para o Luxemburgo de segunda a sexta-feira até 30 de Junho. A partir de 03 de Junho até 13 de Setembro o seu voo operará apenas às segundas, quartas e sextas-feiras. Do Porto, os horários e as frequências vão sofrer algumas alterações. À sexta e sábado, o voo parte às 02h45 de 22 de julho a 26 de Agosto, enquanto à quinta-feira o voo parte às 08h10, de 20 de Julho a 14 de Setembro. O voo de segunda a sexta, parte do Porto às 08h10, de 16 de Junho a 29 de Setembro. À quinta-feira, de 6 de Julho a 14 de Setembro, a operação acontece às 09h15. De 26 de Março a 22 de Outubro, o voo de domingo parte às 19h25, enquanto de 19 de Julho a 13 de Setembro, a operação de quarta-feira realiza-se às 19h40. A novidade da Luxair é a nova política de bagagem que altera do sistema de peso para o sistema por peças.
Monarch
Para o Verão de 2017, a Monarch vai operar uma nova rota a partir do Aeroporto Sá Carneiro: Porto-Birmingham. Serão três voos semanais – terças, sextas-feiras e domingos – que vão começar a ser operados a 28 de Abril. Birmingham é a terceira rota do Porto a ser anunciada, sendo que a Invicta é a quarta cidade portuguesa na rede da Monarch, juntando-se a Lisboa, Faro e Funchal. O lançamento desta operação consolida a aposta da companhia aérea britânica em Portugal, após o sucesso do recente anúncio das rotas Porto-Manchester, às quintas, sextas e domingos, e Porto-Londres/Luton. Segundo Hugo Freitas, Loyalty & Retail Product Development Manager, “somos a única companhia que faz Porto-Birminghan e estamos a falar de uma das maiores cidades do Reino Unido, estando quase a ultrapassar Manchester”. Em 2016, o balanço da companhia aérea foi “extremamente positivo”. Sendo que Lisboa, “foi um das rotas, em termos de novas rotas, que melhor performance teve”, em apenas um ano. Para este ano, a companhia aumentou 35% a capacidade de lugares face a 2016, estando assim previsto cerca de 800 mil passageiros para este Verão em voos operados pela Monarch em Portugal.
Ryanair
A Ryanair abriu, no passado dia 26 de Março, a nova rota Faro – Varsóvia – Modlin. A nova rota para Varsóvia, operada durante toda a temporada de Verão com dois voos semanais pela companhia Ryanair, num Boeing 738, vai representar uma oferta total de 23.436 lugares. Além da Rota de Varsóvia-Modlin, a companhia aérea Irlandesa com base em Faro, vai oferecer mais nove novos serviços regulares este Verão, são eles: Aberdeen, Belfast, Cardife, Frankfurt-Main, Hamburgo, Londres-Luton, Marselha, Newquay e Newcastle. De Lisboa, a companhia vai começar a operar para Nápoles, num voo que terá três frequências semanais a partir de Maio, mas também para Bolonha, Glasgow, luxembrugo, Toulouse e Breslávia.
Royal Air Maroc
A cidade do Porto é o novo destino da Royal Air Maroc (RAM): a partir de Julho, a companhia aérea marroquina irá voar três vezes por semana em direcção à Invicta a partir de Casablanca. As novidades, porém, não se ficam por aqui, segundo Adil Korchi, novo general manager para Portugal da RAM. “A partir do dia 26 de Março vamos acrescentar um voo Casablanca-Lisboa aos dez já existentes. Trata-se de um aumento de 18% da oferta para este destino“. Para o futuro, o general manager, que já trabalhou nos mercados espanhol, italiano e egípcio, espera “ter dois voos diários em Lisboa e aumentar as frequências no Porto a curto prazo”.
SATA
No Verão IATA 2017, a SATA vai reforçar a sua oferta em todo o mercado nacional e oferecer duas novas ligações: Ponta Delgada – Barcelona e Ponta Delgada – Praia (Cabo Verde). Os voos têm continuação de e para Boston. Barcelona começou no dia 29 de Março, com duas frequências semanais, às quartas-feiras e sábados, operadas, respectivamente, por aeronaves A320-200 e A310-300, somando uma oferta de 764 lugares por semana. Praia começa no dia 1 de Junho, também com duas frequências semanais, às quartas-feiras e sábados, operadas por aeronaves A320-200, somando uma oferta de 640 lugares por semana. No que diz respeito aos destinos que vão ser reforçados, Paulo Menezes, presidente da companhia aérea, revela que “todos os destinos irão ser reforçados comparativamente à estação homóloga anterior. No caso da SATA Internacional – Azores Airlines, que opera os voos para o exterior da Região Autónoma dos Açores, serão oferecidos mais 1.310 voos e 251.726 lugares do que na estação homóloga anterior, o que corresponde a crescimentos globais de 32% e 34%, respectivamente”. Ou seja, Lisboa vai contar com três frequências diárias em S. Miguel, uma diária na Terceira, 6 a 14 semanais no Faial, três semanais no Pico, às segundas, quartas-feiras e sábados e duas semanais em Santa Maria, às quintas-feiras e domingos. Por sua vez, o Porto tem dez frequências semanais em Ponta Delgada, com pelo menos uma diária, e uma na Terceira, à quarta-feira. Enquanto o Funchal conta com uma frequência diária para São Miguel e a Gran Canaria três frequências semanais, às terças, quintas-feiras e sábados. Na Europa, além da anunciada Barcelona, a SATA Internacional vai ligar Frankfurt com três frequências semanais, às terças, quintas-feiras e domingos; e Londres com uma frequência semanal aos sábados, de 15 de Abril a 7 de Outubro. Na América do Norte, Boston vai contar entre nove a 13 frequências semanais, com pelo menos uma diária; Toronto com oito a nove frequências semanais, com pelo menos uma diária; Providence com uma frequência semanal à sexta-feira, de Junho a Setembro; Oakland com uma frequência semanal com ida à terça e regresso à quarta-feira, de Junho a Setembro. Por último, Montreal terá uma frequência semanal à quinta-feira, de Junho a Setembro. “Também as ligações no interior da Região Autónoma dos Açores operadas pela SATA Air Açores são aumentadas com mais 1.084 voos e mais 67.780 lugares do que no Verão anterior, correspondendo a crescimentos da ordem dos 12%”, completa o responsável. Com esta aposta, a SATA espera crescer o volume de tráfego acima dos 30% no verão IATA 2017.
Sundor
A Sundor, subsidiaria da EL AL, oferece até cinco voos semanais de Lisboa neste Verão. A partir de Abril, a operação terá início com dois voos semanais operando à quinta-feira e ao domingo, sendo que em Maio terá mais um voo à segunda-feira. Em Junho, passa ser possível voar também à quarta-feira e, durante os meses de mais procura, existe um voo diário com excepção da sexta-feira e sábado. Os voos são sempre operados como voo nocturnos permitindo chegar a Tel Aviv de madrugada. Artur Sousa, director-geral da ATR, representante da Sundor em Portugal, realça que “tem havido um acréscimo grande na procura de Portugal em Israel devido a segurança que o nosso destino oferece assim como uma procura elevada de portugueses quer a nível de grupos (principalmente religiosos) quer a nível de lazer. A Sundor aumentou a oferta na rota para Portugal em mais dois voos semanais”. O responsável indica que “se a procura se mantiver já se encontram a estudar a possibilidade de operar a rota durante o ano inteiro”.
TAAG
Para este ano, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai manter as 11 operações semanais para Luanda, das quais sete diárias e quatro nocturnas, às terças, quintas, sextas-feiras e domingos. Do Porto, as operações decorrem às terças, quintas-feiras e sábados, sendo que o DT655 mudou o horário de partida para as 22h00. “Também para este Verão, o horário da operação do Porto foi construído com o objectivo de oferecermos um melhor produto para os destinos alem Luanda, com chegadas matinais ao Porto e partidas à noite de Portugal. Um horário verdadeiramente customizado que serve a nossa rede”, indica Mónica Cristino, directora regional para a Península Ibérica. Desde Luanda, a TAAG conta com novas ligações para Maputo, Joanesburgo, Cape Town, Windhoek e Lusaka, refere. “Os destinos que foram reforçados para operações diárias foram Joanesburgo e Windhoek, além do aumento de frequências no Brasil para cinco semanais; introduzimos a terceira frequência a Maputo agora às quartas, sextas e domingos, tal como Cape Town para onde operamos três vezes por semana: segundas, quartas e sextas-feiras.
TAP
É a partir do Dia de Portugal, que a TAP Portugal vai aumentar o seu portefólio de destinos para os quais voa. Toronto vai ser o quinto aeroporto na América do Norte para onde a companhia aérea vai começar a voar, com cinco frequências por semana. Ainda a 10 de Junho, a TAP vai inaugurar voos para Alicante (diário), Estugarda (bi-diário) e Gran Canaria (diário). A 1 de Julho, a companhia aérea portuguesa volta a operar Bucareste, com seis frequências semanais, e Budapeste, com sete frequências por semana. Ainda na Europa, Colónia entra na rede da TAP a partir de 15 de Julho, com um voo bi-diário. Para África, a TAP vai voar para Abidjan, na Costa do Marfim, a 17 de Julho, com cinco frequências semanais, mas também para Lomé, no Togo, com quatro voos semanais. Alguns destinos operados pela TAP vão ser também reforçados. No Atlântico Norte, Boston vai contar com sete frequências semanais, assim como Miami e Nova Iorque-JFK. Enquanto, Nova Iorque – Newark vai ter nove frequências por semana, sete de Lisboa e duas do Porto. Para Espanha, além dos novos destinos, vai operar 46 voos por semana para Barcelona; 14 para Bilbau; sete para a Corunha; Madrid com 46 de Lisboa e 12 frequências do Porto; Málaga vai ter 13 frequências por semana; Oviedo com sete voos por semana; Sevilha com 14 voos por semana; Valência com 13 voos semanais; e Vigo com sete voos por semana. Para a Alemanha, a companhia aérea vai operar 13 voos por semana para Berlim; sete voos para Dusseldorf; Frankfurt com 26 voos por semana, um aumento de mais seis voos; 14 voos semanais para Hamburgo e 20 voos por semana para Munique. Também Manchester conta agora com duas frequências diárias e Moscovo passa a voo diário. Assim, em Julho deste ano a TAP terá mais 1176 voos comparativamente com o período homólogo de 2016, o que corresponde a mais 272.878 lugares disponíveis.
Transavia
Este ano, a Transavia não vai disponibilizar nenhum novo destino, mas vai reforçar os que está a operar para Portugal. Hervé Hozard, vice-presidente da Transavia, indica que “a rota Porto-Paris Orly vai passar a contar com cinco voos diários, a ligação Porto-Nantes irá ser assegurada através de sete voos semanais – antes eram apenas quatro – e, para o próximo Inverno, iremos prolongar a nossa ligação Nantes-Madeira, que terá dois voos semanais e que já funciona durante o Verão”. Em 2016, a companhia transportou 2,1 milhões de passageiros em todas as rotas portuguesas, um aumento de 30% face ao ano anterior. Para 2017, “vamos disponibilizar 2,8 milhões de lugares, que representa um aumento de 26%”. Actualmente, a Transavia disponibiliza 23 rotas para fora de Portugal, a partir de Lisboa, Porto, Faro e Funchal. “O nosso grande foco é ligar estes quatro aeroportos a todos os nossos aeroportos na Europa”, indica o responsável.
Tunisair
A Tunisair vai disponibilizar 17 mil lugares em voos regulares, um aumento de 20% face a 2016, entre Portugal e a Tunísia, destino que recebeu, no ano passado, nove mil turistas portugueses. a partir do final de Março e até final de Outubro, a companhia aérea vai passar de um voo semanal aos sábados para três voos semanais entre Lisboa e Tunes, partindo assim às 19h25 da capital portuguesa às segundas, quartas-feiras e sábados. Também agora no período da Páscoa, a Tunisair vai operar dois voos especiais entre os dois países, concretamente para Djerba, a 8 e 15 de Abril, com partida de Lisboa às 19h15.
Turkish Airlines
A operação da Turkish Airlines em Portugal vai ser reforçada durante o Verão IATA 2017 com voos diários do Porto, a partir de 29 de Maio, mais dois que no Inverno; e com dois voos diários entre Lisboa e Istambul, já a decorrer desde 27 de Março, mais quatro do que na temporada anterior. Os voos da Turkish Airlines são operados, salvo excepção, com aparelhos Boeing 737-800, com 151 lugares, desde a Invicta; a capital é normalmente servida por aparelhos Airbus A321 (178 lugares) e Boeing 737-900 (168 lugares) ou 737-800 (151 lugares). Este ano, a companhia aérea turca vai também lançar desde o seu hub em Istambul voos para Kharkov, na Ucrânia, a partir de final de Março; Samara, na Rússia, a partir de Abril; Phuket, na Tailândia, previsto para meados de Julho; e Denpasar, ainda sem data prevista. No ano passado, a Turkish Airlines já havia lançado voos para Havana, Caracas, Zanzibar, Seicheles, Hanói, Dubrovnik, Panamá, Bogotá, desde Istambul.
United
2017 é o ano em que a United celebra o 20º aniversário da ligação Lisboa- Nova Iorque/Newark, sendo um ano “importante e excitante para a United em Portugal”. Este ano, regressa novamente a rota Lisboa-Washington/Dulles de 6 de Maio a 28 de Outubro, que vai ser operada diariamente com um Boeing 757-200, com 169 assentos, dos quais 16 lugares da classe United Polaris, 153 em económica, sendo 45 em Economy Plus. O voo reduz para cinco frequências semanais de Setembro a 28 de Outubro. Isto representa um aumento da capacidade de 33%. A United Airlines está a revitalizar a sua rede de rotas com mais destinos, mais voos e conexões mais convenientes para clientes nos mercados doméstico e internacional. Sujeito à aprovação do governo, vamos adicionar uma rota sazonal entre São Francisco e Munique pela primeira vez, e um dos voos diários entre Telavive e Nova Iorque/ Newark será aumentado com o novo Boeing 777-300ER.